Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Sou novo no Fórum mas sou Eng. Civil já faz alguns anos. Inscrevi-me neste fórum para ajudar um pouco pois sinceramente ao ver posts como este deixam-me um pouco triste com a falta de conhecimento/ajuda do pessoal.

Realmente os preços aumentaram muito para a construção de uma habitação (em especial tudo ligado c/ ferro e caixilharias). No entanto não vejo os preços a reajustarem-se a médio prazo e os preços só vão ter tendência a manterem-se ou até a subirem mais sinceramente, tudo depende apenas da sua capacidade financeira.

Construir uma casa, não pode ser olhado como ir a uma mercearia, é certamente o investimento de uma vida e vai ter de saber bem o que quer para não ter problemas no futuro. Desta forma, se não tem um mapa de trabalhos e quantidades sobre o que vai ser aplicado na obra, vai correr o risco de ter muitos dissabores no futuro, para além de não ter o resultado que sonha.

O projeto de arquitetura é o primeiro passo para perceber o que vai estar na obra e este mesmo deve ser articulado consigo.
    Um carro tem geralmente 4 rodas, mas na falta de elementos um construtor pode estar a vender-lhe um fiat panda, outro um opel corsa e outro um tesla, no entanto todos têm 4 rodas...

Na falta de elementos existem artigos que mais influenciam no preço:
    - Tem sistema ETICS? (para o publico vendido como capoto)
    - Cerâmicos venderam-lhe tipo escolha até 15€/m2 (tipo de estratégia geral para este tipo de empreiteiros pequenos)
    - Algum tipo de AQS especial? Algum tipo de Extra que lhe estão a vender?
    - Pavimento é flutuante? Qual o AC?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroeLara
  2.  # 2

Colocado por: PedroeLara

Irei parar quando certas pessoas aqui pararem o seu discurso ridiculo de enganarem membros do forum.
    E voce é quem para pedir para me calar?

Pedir não custa, não sou mais do que ninguem. Como mencionou o meu nome levou resposta, tão simples quanto isso, não gostou da dose de realidade meta na borda do prato, fico-me por aqui.
  3.  # 3

Colocado por: FOFDRAGONBoas
    910€+iva compro...
    Projeto em fase de apreciação.
    Pode dar informação do construtor, têm referências de trabalhos executados?
    Se o desejar envio endereço email.
    Obgdo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zepedro1972

Se não avançar com a construção falo consigo.
    O projeto está na fase da especialidades e já foi aprovada a arquitetura.
    Tenho que salientar que não está incluído valor do terreno, nem do muro.
    Tenho muito boas referências do construtor e já acompanhei várias obras nas mais variadas fases da construção.
    Não foi o mais barato, mas foi o que me deu confiança.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FOFDRAGON
    • DR1982
    • 15 julho 2022 editado

# 4

Colocado por: PedroeLaraseu discurso ridiculo de enganarem membros do forum.
    Também acho, isto fora do forum esta tudo ao preço da chuva. Aqui no forum so se fala em preços altos para inflacionar os preços, porque na realidade constrói-se por 500€+iva mais coisa menos coisa
  4.  # 5

Colocado por: Sasapo

sao empreiteiros que trabalham à maneira deles, nao querem andar com o trabalho de pedir preços para materiais especificos. Eles olham para o projecto e é mais ou menos a puxar par acima.

Ainda para mais para clientes que só querem ter mais um para comparar preço.

Perder horas de trabalho remunerado com turistas.
  5.  # 6

Colocado por: HAL_9000Porque dá trabalho ir procurar fornecedor para isso tudo e fazer as contas. É mais fácil ir ao orçamento anterior e CTL+C CTL+V. Dar só preços até x euros por WC, cozinha até Y euros, mosaicos até z por m2, etc.. Depois se o DO quizer diferente, paga a diferença :).

Eu até percebo porque fazem isso: os orçamentos não são pagos. Se fizerem o orçamento segundo o MQT, tendo de fazer as contas todas, provavelmente não ganham a obra.

Só tive 1 que me respondeu com essas referências todas que fala, e mesmo assim não tinha nada a ver com o descritivo que eu entregava para pedir orçamentos. Portanto copiou essas referências de outro orçamento só para eu ter uma ideia dos valores.

Por isso sou a favor que os orçamentos deviam ser pagos.. TODOS..

Assim, tinham mais qualidade, eram mais específicos, e eram mais rápidos.

Se fossem adjudicados, descontavam o valor cobrado pelo orçamento. Como faz por exemplo o Leroy Merlin.

Umas das pessoas a quem pedi orçamento de uma determinada especialidade, disse que um cliente, se esqueceu de usar o BCC (ou não sabe o que isso é), e no orçamento que lhe pediu, enviou o mesmo mail para mais 30 e tal empresas.
  6.  # 7

E o pior de tudo: os subempreiteiros que se fartam de consultar fornecedores e elaborar orçamentos e obras nem vê-las.

Vamos deteriorar a relação com os nossos parceiros por causa do turista que aparece uma vez e depois desaparece com o orçamento.
  7.  # 8

Colocado por: marteloescoproE o pior de tudo: os subempreiteiros que se fartam de consultar fornecedores e elaborar orçamentos e obras nem vê-las.

Vamos deteriorar a relação com os nossos parceiros por causa do turista que aparece uma vez e depois desaparece com o orçamento.

Então, qual seria a alternativa? Pedir um orçamento e ficar com esse? Pedir um orçamento e esperar para sempre que responda?
    Ou, cobrar por cada orçamento?
  8.  # 9

Por me aperceber dessa atitude de um empreiteiro é que ele perdeu a empreitada.
    Nas reuniões decisivas para escolher entre dois empreiteiros, um conhecia o projeto e até deu alguns conselhos para tornar o orçamento mais barato.
    O outro confessou que mal tinha olhado e tinha dado um orçamento "chapa 5".
    A escolha foi obvia, mesmo indo para o orçamento mais alto entre os dois.
  9.  # 10

Colocado por: Bragas V

Por isso sou a favor que os orçamentos deviam ser pagos.. TODOS..

Assim, tinham mais qualidade, eram mais específicos, e eram mais rápidos.

Se fossem adjudicados, descontavam o valor cobrado pelo orçamento. Como faz por exemplo o Leroy Merlin.

Umas das pessoas a quem pedi orçamento de uma determinada especialidade, disse que um cliente, se esqueceu de usar o BCC (ou não sabe o que isso é), e no orçamento que lhe pediu, enviou o mesmo mail para mais 30 e tal empresas.

Das especialidades é normal. É preciso consultar 30 para tentar ter pelo menos 1 que responda. É a realidade deste país.
  10.  # 11

Isso não se passou comigo..

Mas também admito que não fui as páginas amarelas procurar empresar para pedir orçamentos..

Pedi a empresas da zona, ou conhecidas.. todas responderam..
  11.  # 12

Colocado por: zepedro1972

Se não avançar com a construção falo consigo.
    O projeto está na fase da especialidades e já foi aprovada a arquitetura.
    Tenho que salientar que não está incluído valor do terreno, nem do muro.
    Tenho muito boas referências do construtor e já acompanhei várias obras nas mais variadas fases da construção.
    Não foi o mais barato, mas foi o que me deu confiança.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FOFDRAGON
  12.  # 13

Obgdo
    Considero os fóruns importantes, mas, há que saber filtrar.
    Como leigo o considero referências e confiança mto importantes
  13.  # 14

Colocado por: desofiapedro

Pedir não custa, não sou mais do que ninguem. Como mencionou o meu nome levou resposta, tão simples quanto isso, não gostou da dose de realidade meta na borda do prato, fico-me por aqui.

É melhor ficar mesmo, entretanhe-se a fazer algo util
  14.  # 15

Colocado por: IronManSousaEntão, qual seria a alternativa? Pedir um orçamento e ficar com esse? Pedir um orçamento e esperar para sempre que responda?
    Ou, cobrar por cada orçamento?

Para um negócio funcionar, ambas as partes deverão fazer cedências. Agora se um dono de obra "apenas" pede preço, e o faz repetidamente com cada numero que vê na net, sem fazer o trabalho de casa... põe-se a jeito também. É que em várias zonas, o mercado oferece sobretudo pequenas empresas familiares, em que o dia é para a obra e a noite é para papelada. E tal como muito DO chuta para canto determinado profissional pelo aspecto, pelo trato, pela intuição, o mesmo acontece com quem orçamenta e vê a pinta do cliente. Até diria que acontece muito mais isto que o contrário, pois não há falta de trabalho ou não há capaciadade (de encontrar mão de obra) para assumir mais uma obra naquele momento.

Se o cliente pelo menos tivesse uma ideia do que quer e do que vai precisar, e o resumisse num MQ ou lista algo mais elaborada, tornava menos morosa a ação de orçamentar. É que depois não é de admirar que se fale muito ao €/m² e valores limite, ou materiais doutra obra qualquer, depois vê-se. Afinal tá ali a perder um tempo maluco a calcular (e a fazer o trabalho de casa do dono de obra) para depois adjudicar 15-20% do que orçamenta... melhor empurrar os "detalhes" para depois de se conseguir o cliente. Depois resolve-se.

Se o DO perde tempo(€) 1x e pede 10 orçamentos com essa lista, é bem mais eficiente que os 10 empreiteiros perderem cada um deles esse mesmo tempo(€) a calcular e analisar os projectos. O problema é que o DO acha que poupa alguma coisa com isso, quando na verdade vai é pagar na mesma o tempo que o empreiteiro perdeu a orçamentar a sua obra e as outras 9 não adjudicadas.

Resumo: o orçamento é sempre pago (mesmo que não lhe cobrem)!

Mas se houvesse um pagamento por cada pedido de orçamento, isso poderia ajudar a que os DO fizessem uma shortlist e pensassem 2x antes de disparar para todo o lado. No final, os empreiteiros perderiam menos tempo a trabalhar para o boneco. No final, todos ganhavam, sobretudo o DO. Lembre-se que quem paga é sempre o mesmo.
    Concordam com este comentário: snob, falcon16, IronManSousa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IronManSousa
  15.  # 16

Colocado por: IronManSousaPedir um orçamento e esperar para sempre que responda?

Imagine que quer um carro, vai a uma construtora e pergunta: quanto me custa construir este (projecto de) carro? Está à espera da resposta quanto tempo? O que é sensato para sí esperar? 1 mês, 2, 1 ano?
    Se você tem pressa mas nem perdeu tempo a definir se certa peça é aluminio ou ferro, a constructora vai-lhe responder por outras palavras "tá a ver aquele carro ali parecido ao seu? Aquele custa X, o seu deve ser igual". Depois se afinal queria aluminio azar, ou leva ferro ou leva mais um valente X em cima para ter aluminio.

A diferença com a construção, é que quando você quer um carro, já sabe o preço à priori, mas esse preço levou anos a calcular e muitas decisões foram tomadas sem querer saber da sua opinião. O produto já está feito, o preço calculado, as decisões tomadas.

Além de não ser assim, na construção ainda existe uma alta taxa de probabilidade de que esse esforço todo seja apenas para matar a curiosidade a alguém...

0.0253 seg. NEW