Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Possuo um terreno onde o mesmo tem um declive que para nivelar à cota mais cata teria que aterrar ai uns 3 mt em determinada zona como desenhei na imagem em anexo.

    Ora neste momento estou com uma dúvida, entre deixar o espaço a tracejado (onde existe uma pedreira) aberto e utilizar para cave fazendo uma laje para o piso superior ou aterrar o terreno de modo a fazer um piso térreo.

    Fiz a pergunta ao Eng. ele diz que sai mais caro deixar aberto e fazer uma laje maciça, por outro lado tenho a noção que aterrar esta altura do terreno pode me vir a trazer complicações futuras na estrutura além de não sei até que ponto sai mais barato (material para aterro, maquinaria) do que deixar em aberto e fazer a laje maciça.

    Agradeço as vossas opiniões pois estou com sérias dúvidas no que fazer. Cumprimentos.
      terreno1.png
  2.  # 2

    Laje maciça porquê?
    Não entendi
  3.  # 3

    Peça orçamentos para aterro e para cave depois decida.

    Eu prefiro cave mas sai mais caro.
  4.  # 4

    A fundação nunca pode ser assente em terreno aterrado, ou seja terá sempre quefazer fundação desde o terreno firme.
    Se a isso ainda acrescentar o custo do aterro e a desvantagem de não poder usar esse espaço, certamente que sairá mais caro.
    Não necessita de laje maciça.
    Procure outro engenheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Amedeiros
  5.  # 5

    Colocado por: RicardoPortoEu prefiro cave mas sai mais caro.

    Pode não ser cave.
    Pode ser apenas um espaço aberto para guardar os carros
    Concordam com este comentário: amartins
  6.  # 6

    Colocado por: helder121Laje maciça porquê?
    Não entendi


    Perguntei ao Eng. que irá fazer as especialidades o que iria sair mais em conta deixar o espaço (-1) aberto para eventual cave ou arrumar carro, ou se o ideal seria encher a zona da área de implantação até à cota do piso térreo.

    Ora a resposta que obtive é que o aterro saíra mais barato pois fazer uma laje maciça entre o piso -1 (cave) e o piso térreo seria sempre mais caro.


    Colocado por: zedasilvaA fundação nunca pode ser assente em terreno aterrado, ou seja terá sempre quefazer fundação desde o terreno firme.
    Se a isso ainda acrescentar o custo do aterro e a desvantagem de não poder usar esse espaço, certamente que sairá mais caro.
    Não necessita de laje maciça.
    Procure outro engenheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Amedeiros


    A laje maciça seria caso fosse para deixar o piso -1 aberto.

    Perante a altura do aterro que terá 3 mt garantidos comecei obviamente a pensar na segurança que o mesmo me iria dar futuramente a nível estrutural.

    Tendo em conta a informação financeira por parte do Eng. o primeiro esboço da arquitetura notei que as fundações estavam implantadas na zona a aterrar (começa mal pensei) ... a minha questão é caso opte por aterrar... o projeto pode ir para licenciamento deste modo e futuramente o Eng. ao elaborar o projeto de estabilidade implantar as fundações no solo firme ou tem que ir já de acordo com o está na arquitetura? (os projetos de especialidade não vão dar entrada em simultâneo com a arquitetura)
  7.  # 7

    Nao estou a perceber a questão da laje maciça, basicamente acho que ser aterrado ou nao nao altera a estrutura, o firme estara sempre no mesmo sitio... deixar a casa em
    Coma de pilares deve ser o mais barato
  8.  # 8

    Deixando aberto tem de fazer muro na zona do tracejado, mas aterrar tambem tem de fazer muro de suporte em algum lado ou deixa a terra em talude?
    • marq
    • 12 julho 2022

     # 9

    Não têm por ai uma planta de implantação da casa?
    As fundações têm que ir ao firme, aterrar ou não o custo da estrutura mantêm, sendo que não aterre pode aproveitar para cave/ Coberto pro Automóvel/ casarota do cão/ arrumos/ quarto das visitas, etc....
    Porquê que têm que levar laje maciça? Com laje normal de vigotas e abobadilhas vai lá na mesma.
  9.  # 10

    Colocado por: zedasilva
    Pode não ser cave.
    Pode ser apenas um espaço aberto para guardar os carros
    Concordam com este comentário:amartins


    Olá, desenterrando este tópico e esta afirmação, é possível colocar uma imagem ou duas com esta solução? Um alpendre abaixo do RC da moradia?!
    Obrigado
 
0.0155 seg. NEW