Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Terminei recentemente a construção de uma moradia e após a instalação do contador de água fiquei a observá-lo durante alguns minutos.
    Para minha surpresa o "ponteiro de sensibilidade" (assinalado na foto), que se move ao mínimo movimento de águas, está constantemente a oscilar. Vai um pouco para a frente, depois um pouco para trás, as vezes com maior velocidade outras com menos.Esta situação é perfeitamente visível, basta estar a olhar para o ponteiro 3 ou 4 segundos para verificar uma oscilação.
    Não fosse tratar-se de um contador com defeito solicitei a substituição, mas o novo tem o mesmo comportamento.

    Nota: o consumo de água parece-me normal e fico com a sensação que o saldo entre andar para a frente e para trás é nulo. Quero testar estando um bom nº de horas sem ninguém em casa, mas ainda não foi possível.

    Alguém tem ideia do que pode causar este comportamento?

    Obrigado
      Contador.JPG
    • SrR
    • 14 julho 2022 editado

     # 2

    Coloque uma valvula anti retorno e fica com essa situação resolvida, como está pode estar a pagar agua que nao consome
    Concordam com este comentário: cordeirojoao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cordeirojoao
    • hangas
    • 14 julho 2022 editado

     # 3

    Colocado por: cordeirojoaoAlguém tem ideia do que pode causar este comportamento?


    Não será mesmo assim? Os contadores são tipicamente de pistons, e esse indicador pode estar associado a um dos pistons e não à "cambota" dos mesmos.. dai o movimento de vai-vem. Mas o ponteiro vermelho deverá andar sempre para a frente e tem uma precisão de 0.1l

    Se encher algo com um 1l de agua deve ver o ponteiro vermelho mexer exatamente 10 unidades.

    https://www.youtube.com/watch?v=h5UMvzf6xOI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cordeirojoao
    • SrR
    • 14 julho 2022

     # 4

    Colocado por: hangas

    Não será mesmo assim? Os contadores são tipicamente de pistons, e esse indicador pode estar associado a um dos pistons e não à "cambota" dos mesmos.. dai o movimento de vai-vem. Mas o ponteiro vermelho deverá andar sempre para a frente e tem uma precisão de 0.1l

    Se encher algo com um 1l de agua deve ver o ponteiro vermelho mexer exatamente 10 unidades.

    https://www.youtube.com/watch?v=h5UMvzf6xOI
    aquilo sao variações de pressão na rede, imagine a rede esta a 6bar, existe consumo a montante do contador e a pressão baixa, depois existe a reposição da pressao de volta a 6bar por ex e a agua volta a entar dentro da habitação, é uma situação muito comum, com uma anti retorno resolve isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas, cordeirojoao
  2.  # 5

    Colocado por: hangas

    Não será mesmo assim? Os contadores são tipicamente de pistons, e esse indicador pode estar associado a um dos pistons e não à "cambota" dos mesmos.. dai o movimento de vai-vem. Mas o ponteiro vermelho deverá andar sempre para a frente e tem uma precisão de 0.1l

    Se encher algo com um 1l de agua deve ver o ponteiro vermelho mexer exatamente 10 unidades.

    https://www.youtube.com/watch?v=h5UMvzf6xOI
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cordeirojoao


    Hoje já aprendi qualquer coisa nova :)
    Obrigado pela explicação

    De qualquer forma o indicador anda para trás e para a frente, e o ponteiro vermelho acompanha-o. Por vezes o indicador mexe pouco e não se reflete no ponteiro vermelho. Outras o indicador anda um pouco mais e vê-se o ponteiro vermelho a andar para a frente e para trás. Chega a andar para trás 2 unidades
  3.  # 6

    Colocado por: SrRaquilo sao variações de pressão na rede, imagine a rede esta a 6bar, existe consumo a montante do contador e a pressão baixa, depois existe a reposição da pressao de volta a 6bar por ex e a agua volta a entar dentro da habitação, é uma situação muito comum, com uma anti retorno resolve isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hangas,cordeirojoao

    O estranho é que isto acontece de forma constante! Supostamente o consumo devia ser mais estável, digo eu!
    Por curiosidade fui ver o contador de 2 ou 3 vizinhos. Os contadores estão "quietinhos", só o meu é que mexe.

    Tenho a tubagem toda dentro da parede ou enterrada, não consigo meter a tal válvula anti-retorno. E penso que depois do contador não será possível.
    • SrR
    • 15 julho 2022

     # 7

    Mete na zona do contador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cordeirojoao
  4.  # 8

    Colocado por: cordeirojoaoPor curiosidade fui ver o contador de 2 ou 3 vizinhos. Os contadores estão "quietinhos", só o meu é que mexe.


    Pois, isso é que é curioso. A explicação de variação de pressão na rede que o SrR referiu faz sentido, mas por algum motivo o seu contador é o único com esse comportamento na mesma rede predial.

    Por acaso tem um termo-acumulador? O que me vem à cabeça é que poderá ser este equipamento a gerar uma pressão superior na sua rede privada. Ou então alguma coisa que gere pressão no interior da sua casa.
  5.  # 9

    Esqueça isso. Isso é o normal.
    Concordam com este comentário: cordeirojoao
  6.  # 10

    Colocado por: hangas

    Pois, isso é que é curioso. A explicação de variação de pressão na rede que o SrR referiu faz sentido, mas por algum motivo o seu contador é o único com esse comportamento na mesma rede predial.

    Por acaso tem um termo-acumulador? O que me vem à cabeça é que poderá ser este equipamento a gerar uma pressão superior na sua rede privada. Ou então alguma coisa que gere pressão no interior da sua casa.

    Não tenho termo-acumulador, mas tenho uma bomba de calor que calor, que para efeito deve resultar no mesmo.Digo eu!
  7.  # 11

    Colocado por: bettencourtEsqueça isso. Isso é o normal.
    Concordam com este comentário:cordeirojoao

    Normal, não será porque nunca tinha visto tal comportamento num contador (na verdade em 2, porque os 2 que tive fazem o mesmo).
    E tenho curiosidade em perceber o que provoca tal comportamento.
    Mas, concordo, se não conta água a mais, não vale a pena andar preocupado!
    • size
    • 18 julho 2022

     # 12

    Colocado por: cordeirojoao
    Normal, não será porque nunca tinha visto tal comportamento num contador (na verdade em 2, porque os 2 que tive fazem o mesmo).
    E tenho curiosidade em perceber o que provoca tal comportamento.


    Já tentou observar a dica que já aqui foi deixada, de ter origem possível no termoacumulador ?
    Tente fechar bem a torneira de entrada de água nesse equipamento, ou outros e observe.
    • SrR
    • 18 julho 2022

     # 13

    Colocado por: SrRColoque uma valvula anti retorno e fica com essa situação resolvida,
    Concordam com este comentário: SMBS
  8.  # 14

    Eu acho que os contadores já têm a valvula anti-retorno instalada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cordeirojoao
    • SrR
    • 18 julho 2022

     # 15

    Eu tenho a certeza que grande parte deles senao todos nao têm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cordeirojoao
  9.  # 16

    Colocado por: luisrdsEu acho que os contadores já têm a valvula anti-retorno instalada


    Colocado por: SrREu tenho a certeza que grande parte deles senao todos nao têm.



    O que muitos têm é um impedimento de contar para trás: não adianta fazer passar a água no sentido inverso que a contagem não vai diminuir.
    • SrR
    • 18 julho 2022

     # 17

    Colocado por: ClioII




    O que muitos têm é um impedimento de contar para trás: não adianta fazer passar a água no sentido inverso que a contagem não vai diminuir.
    exacto, as o problema com estas variações de pressão esta sempre agua entrar e a sair e como conta só para a frente existe o risco de estar a pagar consumo inexistente, por isso volto a repetir e pela última vez, com a porcaria de uma anti retorno resolve a coisa.
  10.  # 18

    Colocado por: ClioII




    O que muitos têm é um impedimento de contar para trás: não adianta fazer passar a água no sentido inverso que a contagem não vai diminuir.

    Claramente o meu não é desses :p
  11.  # 19

    Colocado por: cordeirojoao
    Claramente o meu não é desses :p

    Entretanto fiz o teste e o contador não conta à mais.
    Anda para trás e para a frente, mas o saldo é nulo!
  12.  # 20

    Entretanto tenho novidades neste mistério do contador a andar para trás e para a frente.
    A minha moradia encontra-se numa avenida com algum movimento. Não é exagerado, mas é uma via com alguma dinâmica onde passam algumas vezes autocarros de passageiros (transportes públicos).
    Ao verificar o contador de noite, quando já não existe movimento automóvel, verifiquei que o "ponteiro de sensibilidade" deixa de oscilar. Fica parado como seria de esperar que estivesse sempre!
    Penso que com isto posso concluir que as oscilações se devem à passagem do trânsito. Pelo menos não encontro outra explicação!
 
0.0255 seg. NEW