Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: ricardo.rodrigues
    E isso são vencimentos para que zona do país?


    Lisboa
  2.  # 2

    Colocado por: FLxr

    O engenheiro civil anda a receber tão mal...
    Um coordenador de segurança leva 300 euros ao mês para acompanhar uma obra. São 300 euros porque faz duas visitas num mês, 150 euros cada visita.
    E não tem de se preocupar com métodos construtivos, pareceres técnicos, análises técnicas, apresentação de soluções ao dono de obra, etc etc.
    É triste ver como está o mercado.

    Aqui nos tópicos ao lado dizem que não há mão se obra e que por isso o pessoal da construção recebe bem, pelos vistos os engenheiros são os pobres das obras.
  3.  # 3

    Colocado por: engobrasfeitasTrabalho na área, e tenho de contratar todos os intervenientes para todos os meus projetos atualmente os valores que praticamos são:

    diretor de obra - 1800-4000€ mensais, consoante a experiência e a envergadura da obra
    diretor de fiscalização - 1500-2300€, idem
    coordenador de segurança - 1100-1800€, idem

    todos estes valores são mensais, com uma afetação a 100% a partir dai pode extrapolar para a realidade que for implementar neste seu projeto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ricardo.rodrigues


    Você deve trabalhar em empreitadas de grande dimensão, da ordem dos milhões de euros.

    A realidade deste fórum e que está aqui em discussão é de simples moradias que não têm esses técnicos a 100 %, ou pelo menos não estou a ver como querem construir pelos 1.000 €/m2 que aqui falam com esses custos indiretos brutais
  4.  # 4

    Colocado por: engobrasfeitasdiretor de obra - 1800-4000€ mensais, consoante a experiência e a envergadura da obra
    diretor de fiscalização - 1500-2300€, idem
    coordenador de segurança - 1100-1800€, idem


    Se isto fosse uma realidade era impossível para o comum dos mortais construir uma casa.
  5.  # 5

    Colocado por: luisrdsSe isto fosse uma realidade era impossível para o comum dos mortais construir uma casa.


    Aquilo são vencimentos de trabalho a 100%, não é o valor de uma visita semanal à obra.
  6.  # 6

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Aquilo são vencimentos de trabalho a 100%, não é o valor de uma visita semanal à obra.



    ou de nenhuma visita :)) alguns recebem 250 paus para assinar a fiscalização e nem sabem onde é a obra
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
    • FLxr
    • 20 julho 2022

     # 7

    Colocado por: Sasapo
    Aqui nos tópicos ao lado dizem que não há mão se obra e que por isso o pessoal da construção recebe bem, pelos vistos os engenheiros são os pobres das obras.


    Um Engenheiro não faz parte da mão de obra.

    Por outro lado, uma obra precisa por exemplo de 20 pedreiros. E só tem 1 ou 2 engenheiros na direção. Agora faça a sua extrapolação.
  7.  # 8

    20 pedreiros se for um prédio de vários andares.

    Uma moradia faz-se com 3 homens em permanência (chefe de equipa, pedreiro e servente) mais as especialidades que vão em determinados períodos da obra (canalizador, eletricista, ar condicionado, carpinteiro, serralheiro, pintor, etc)
  8.  # 9

    Colocado por: engobrasfeitas

    Lisboa
    para onde posso enviar currículo para diretor de obra,fiscalização e gestão de obra, projetos de especialidades na especialidade de estruturas, betão armado,madeira, estruturas metálicas ,Lsf, e ainda dou uns tokes em pré fabricados😄😄
  9.  # 10

    Colocado por: marteloescopro20 pedreiros se for um prédio de vários andares.

    Uma moradia faz-se com 3 homens em permanência (chefe de equipa, pedreiro e servente) mais as especialidades que vão em determinados períodos da obra (canalizador, eletricista, ar condicionado, carpinteiro, serralheiro, pintor, etc)


    Hehe... conheço algumas feitas só com pedreiro e servente. Qual fiscal, qual engenheiro, qual quê!
  10.  # 11

    O meu pai bem me avisou há 20 anos para tirar Engenharia Civil!!

    Com esses salários já tinha 2 prédios arrendados e uma ilha!
  11.  # 12

    Colocado por: Pereira82O meu pai bem me avisou há 20 anos para tirar Engenharia Civil!!

    Com esses salários já tinha 2 prédios arrendados e uma ilha!


    Acha que esses salários são assim tão elevados? Presumo que sejam valores brutos, o custo para a empresa.

    Um engenheiro auferir um salário de 2.000 €/mês limpos não é nada de especial.
  12.  # 13

    E gostava de saber quantos ganham 2000/mes limpos....enfim uma classe ao abandono.
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  13.  # 14

    Colocado por: marteloescoproUm engenheiro auferir um salário de 2.000 €/mês limpos não é nada de especial.

    Especial so mesmo encontrar engenheiros civis a auferir esse valor.
  14.  # 15

    Colocado por: Sasapo
    Especial so mesmo encontrar engenheiros civis a auferir esse valor.


    Se o pessoal é tão mal pago, como é que a mão de obra na construção civil em geral está tão cara?
  15.  # 16

    Colocado por: pribeiro

    Se o pessoal é tão mal pago, como é que a mão de obra na construção civil em geral está tão cara?



    Carga fiscal.
  16.  # 17

    Colocado por: ClioII


    Carga fiscal.


    Mas o IRS, TSU e IRC não sofreram grandes aumentos :)
  17.  # 18

    Colocado por: marteloescopro

    Acha que esses salários são assim tão elevados? Presumo que sejam valores brutos, o custo para a empresa.

    Um engenheiro auferir um salário de 2.000 €/mês limpos não é nada de especial.


    Eheh. isto da escrita às vezes dá nisto.

    Presumiste que eram brutos. Eu presumi que eram líquidos, daí o meu comentário.

    A ser brutos, pronto... é que para ganhar 2k líquidos não é assim "fácil.


    Mas numa coisa todos concordamos, sem presumir diferenças, a carga fiscal neste país é ...nem sei, faltou-me o adjectivo..

    Menos carga fiscal para empresas e empregados, tudo era melhor :)
  18.  # 19

    Um casado com um filho, dois titulares, para receber liquidos 2K, sem contar com subsídios de alimentação nem usar qualquer forma de contornar alguma pressão fiscal terá de ter um rendimento bruto mensal de 3.3k, e custa à empresa 4K mês.

    Este é um dos problemas dos baixos ordenados, entre o que se custa e o que se recebe.....
    Concordam com este comentário: pribeiro
  19.  # 20

    Vejo que se perdeu algures no meio das publicações o intuito da colega que pediu ajuda.... Os valores que remeti anteriormente, dizem respeito a valores praticados na zona de Lisboa, para técnicos afetos a 100%, e os valores em questão dizem respeito a custos brutos estipulados nos diversos contratos que são elaborados.

    Estes são os valores pagos às empresas.... os ordenados líquidos auferidos pelos técnicos são mais baixos, a ideia era apenas dar uma ordem de grandeza da realidade dos valores praticados.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
 
0.0243 seg. NEW