Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Vou ser o mais sincero possível.
    Pouco tinha estado no local à semana e nenhum vizinho se queixa do barulho porque não gostam de usufruir do exterior da casa. Depois de ter reparado nesta questão já começa a haver algum descontentamento dos vizinhos relativamente ao barulho porque a fábrica passou a operar mais horas.

Agora, eu acho que a câmara aprovou porque aquilo só está registado como anexo e não devem fazer a mínima ideia do que fazem ali.

Segunda-feira começo a laje de cobertura, logo não adianta muito comentários sobre o que poderia não ter feito. Já percebi.

Segue a foto do projeto.
      Screenshot_20220717_173824_edit_1009039134990297.jpg
  2.  # 22

E você quer-nos convencer que vai enterrar umas centenas de milhar num sítio sem saber o que lá havia. E que só agora é que os vizinhos acordaram para a vida?
    Concordam com este comentário: sousa80
  3.  # 23

Colocado por: Pedro_SoaresVou ser o mais sincero possível.
    Pouco tinha estado no local à semana e nenhum vizinho se queixa do barulho porque não gostam de usufruir do exterior da casa. Depois de ter reparado nesta questão já começa a haver algum descontentamento dos vizinhos relativamente ao barulho porque a fábrica passou a operar mais horas.

Agora, eu acho que a câmara aprovou porque aquilo só está registado como anexo e não devem fazer a mínima ideia do que fazem ali.

Segunda-feira começo a laje de cobertura, logo não adianta muito comentários sobre o que poderia não ter feito. Já percebi.

Segue a foto do projeto.
      Screenshot_20220717_173824_edit_1009039134990297.jpg

Começar a recolher dados/prova:

- Registos de ruído
    - Registos da qualidade do ar
    - Registos do horário laboral

Um bom - ou uma equipa- advogado (s) e esperar que sejam muitos anos pela frente de contencioso.
    Essa industria pode ter tido uma consulta pública ou até mesmo uma avaliação ambiental- contactar a APA e pedir tudo o que esteja relacionado para consulta.

Claro está que se for feito em equipa com os vizinhos melhor.

Boa Sorte uma vez mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Soares
  4.  # 24

Colocado por: rjmsilvaE você quer-nos convencer que vai enterrar umas centenas de milhar num sítio sem saber o que lá havia. E que só agora é que os vizinhos acordaram para a vida?

O terreno foi doado pela família da minha esposa.
    Só recentemente começaram a trabalhar mais horas e fora dos horários de trabalho 9/18h.
    Os vizinhos acordaram para a vida pelo motivo indicado em cima e porque os questionei se seria normal.
    Sabem que no inverno toda a gente se enfia em casa e não se apercebe do barulho. Mas agora temo que com a proximidade da minha habitação se ouça mesmo dentro de casa.

O barulho parece um exaustor de cozinha.

O único relato anterior que tenho, foi uma vez que a torre avariou e espalhou serrim por muitos metros.
  5.  # 25

O barulho tem a ver com, uma caldeira, um silo e aspiração.
    Já trabalhei numa carpintaria e era assim que funcionava, ligava-se a caldeira por volta das 7h esta não faz barulho apenas aquece água no nosso caso para as prensas. A aspiração essa sim faz barulho mas só ligavamos às 8 hora de começar a trabalhar e depois era o dia todo até fechar, por vezes ouve tipo uns sopradores é normal. Era uma carpintaria de aldeia mas empregava talvez 30 pessoas, numa aldeia prai de 250. Tem um problema não são actualizadas pk as camaras não deixam, tudo é rejeitado pk dizem que tem de ir para uma zona industrial, resumindo tem as mesmas infraestruturas à décadas. Se calhar até estava aí antes das casas construídas à volta, é o caso da que eu conheço. A unica coisa que não tenho ideia é o fumo, na nossa o fumo basicamente não se notava.
    Concordam com este comentário: açor
  6.  # 26

Colocado por: rjmsilvaE você quer-nos convencer que vai enterrar umas centenas de milhar num sítio sem saber o que lá havia. E que só agora é que os vizinhos acordaram para a vida?

Na realidade é isto. Vai construir ao lado de uma fábrica, e agora quer o quê? Que a fechem?
    Eu moro numa zona agricola, para mim é um previlégio, mas, de vez em quando é um cheirete do catano, e vou fazer o quê? Queixa?, as terras e ordenhas já cá estavam quando construi!!!
  7.  # 27

luisrds

e ...as fábricas não podem estar dentro das normas?
    a drenagem das águas pluviais da cobertura seja de fábrica ou de outra coisa qualquer não tem de obedecer as normas?
    queremos ser eternamente terceiro mundistas? ou devemos fazer todos um esforço por melhorar e não estar sempre a por a culpa ao estado do...estado das coisas e abarracamos e depois estamos sempre a dizer que Portugal é um atraso.
  8.  # 28

Colocado por: marco1luisrds

e ...as fábricas não podem estar dentro das normas?
    a drenagem das águas pluviais da cobertura seja de fábrica ou de outra coisa qualquer não tem de obedecer as normas?
    queremos ser eternamente terceiro mundistas? ou devemos fazer todos um esforço por melhorar e não estar sempre a por a culpa ao estado do...estado das coisas e abarracamos e depois estamos sempre a dizer que Portugal é um atraso.

Claro que sim mas, até parece que não sabemos em que país vivemos. Somos dos arredores do 3º mundo, no que toca a quase tudo.
  9.  # 29

Exato, eu só quero que a fábrica esteja dentro das normas. Tudo o que sobre daí, tenho que aguentar.
    No caso das águas, os prejudicados vão ser eles caso não acedam. Vou impermeabilizar o muro que vou construir e depois vai tudo para lá.
    O fumo, simplesmente é proibido como está, quer fosse uma lareira, churrasqueira ou forno industrial.
    O que acho menos provável de haver alteração é a questão da aspiração. Mas vou propor em última instância, colocação de material de isolamento acústico a envolver (o que faz barulho não é a torre, mas sim um motos em baixo da mesma).

Amanhã tenho uma reunião com a proprietária e depois dou feedback.
  10.  # 30

Colocado por: Pereira_89 A unica coisa que não tenho ideia é o fumo, na nossa o fumo basicamente não se notava.

O fumo não virá de alguma estufa de secagem? Isso usa-se em carpintarias? O processo de fumigação não liberta fumos?
  11.  # 31

Colocado por: elfo106

O fumo não virá de alguma estufa de secagem? Isso usa-se em carpintarias? O processo de fumigação não liberta fumos?

Nós tinhamos uma estufa de secagem, mas não de secagem de tratamento apenas de madeira verde e essa não fazia quaquer tipo de fumo.
  12.  # 32

Colocado por: rjmsilvaEste tópico parece aqueles em que alguém faz uma casa no meio dos pinheiros, depois exige que cortem os pinheiros todos à volta da casa.

se o terreno estiver no pdm como zona urbanizavel pela legislação as arvores q não cumprirem os distanciamentos tem q ser cortadas, caso contrario para q serviam os pdm, para ter pinhais em zonas urbanizáveis e casas em reservas ecológicas ???
    Concordam com este comentário: FabCardoso
  13.  # 33

acho q se vai meter numa guerra sem fim, apostaria q se vai meter em trabalhos com tribunais e chatices com o vizinho, mesmo q tenha razão do seu lado, se ja tivesse uma casa ai construída estaria a defender o q e seu, mas assim ...
  14.  # 34

Colocado por: Pedro_SoaresO que acho menos provável de haver alteração é a questão da aspiração. Mas vou propor em última instância, colocação de material de isolamento acústico a envolver (o que faz barulho não é a torre, mas sim um motos em baixo da mesma).

A aspiração já tem um filtro, isto se estiver a funcionar em condições. o barulho é que é o pior, mas se for «só» durante o dia normal de trabalho, ainda vá lá.
  15.  # 35

Colocado por: tviegas

se o terreno estiver no pdm como zona urbanizavel pela legislação as arvores q não cumprirem os distanciamentos tem q ser cortadas, caso contrario para q serviam os pdm, para ter pinhais em zonas urbanizáveis e casas em reservas ecológicas ???
    Concordam com este comentário:FabCardoso

Estava a ver que ninguém referia isto, uma vez meti aqui uma situação identica, crucificaram-me logo a dizer que eu é que fui meter a casa ao pé dos pinheiros. Quer dizer, uma zona urbanizavel, projeto aprovado pela câmara, tudo em conformidade, e as pessoas vão deixar de construir por causa de meia duzia de pinheiros. Tenho uns 3 ou 4 pinheiros encostados mesmo ao muro da habitação que estou a construir, inclusive as ramadas estão a vir por cima da casa, quando acabar a obra é óbvio que não vão ficar ali.
  16.  # 36

Antigamente plantavam-se árvore ao redor das casa por proteção e sobreamento.
    Agora querem modelos urbanos cheios de árvores em cima de carros e pessoas como medida de controlo climático, mas se se viver no meio do monte já não posso ter árvores próximas da casa.
    Desculpem o desabafo
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, hangas, jorgealves
  17.  # 37

Isso deve ser para queimar o serrim. O meu carpinteiro recebeu uma queixa aqui à uns anos porque usou os restos do serrim para cozinhar a comida dos cães e libertava muito fumo/cheiro..

Para se livrarem do serrim devem andar a queima-lo..
  18.  # 38

Colocado por: SS1128Para se livrarem do serrim devem andar a queima-lo..

Não deve ser bem assim, nas serrações e carpintarias que conheci, centenas delas, tinham camióes a ir buscar esses produtos, regularmente. É para isso que serve o silo que vimos no inicio do tópico. O camião entra por baixo, abre as comportas e descarrega.
  19.  # 39

Colocado por: callinasAntigamente plantavam-se árvore ao redor das casa por proteção e sobreamento.
    Agora querem modelos urbanos cheios de árvores em cima de carros e pessoas como medida de controlo climático, mas se se viver no meio do monte já não posso ter árvores próximas da casa.
    Desculpem o desabafo
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,hangas

quem diz q não pode ter arvores perto de casa ? pode ter arvores de fruto , por exemplo, mas tb pode ter pinheiros e eucaliptos, so não reclame se a casa arder em caso de incendio florestal e depois ainda vem culpar a falta de bombeiros, o governo e dizer q ninguém faz nada
  20.  # 40

Falei hoje com a proprietária.
    Águas - disse que vai colocar caleiras, mas tem um problema financeiro com o serralheiro e não sabe como vai resolver (não pagou).
    Fumo - é para queimar restos de cortes de madeira e alguns serrim mais grosso. Disse que não podia fazer nada. Mas lá lhe justifiquei que não estava legal e ela disse irá colocá-la mais alta (depois do calor passar).
    Barulho - Disse que não queria fazer nada. Justifiquei com a parte legal e ainda dei a ideia de uma caixa de insonorização.

A sensação que fiquei foi que não vai fazer nada.
    No final disse que estava a falar amigavelmente. Mas a senhora estava a querer fugir de tudo.
    Disse por fim que legalmente tenho razão, apresentei o código civil, mas que queria fazer as coisas de forma amigável porque iria dar trabalho às duas partes e ela iria gastar dinheiro na mesma.

Foi estranho, a senhora foi simpática mas ao mesmo tempo não acreditei em metade do que disse.

Vou ter trabalhos com isto.

Próximo passo será CM e depois APA.

0.0235 seg. NEW