Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Vou, finalmente, avançar com a instalação de ar condicionado na minha moradia.

    Tenho pré-instalação para o sistema multi-split (uma máquina exterior para o piso superior e uma máquina exterior para o piso de baixo).

    Tenho as seguintes áreas:

    R/C:

    Sala - 27,80m2 (+ abertura para o vão das escadas que dão acesso ao piso superior)

    Cozinha - 18,60m2


    1º Piso:

    Suite - 21,73m2

    Quarto 1 - 16,86m2

    Quarto 2 - 14,94m2


    Neste momento tenho orçamento da Gree

    R/C - GREE MULTI-SPLIT 2X1 GAMA PULAR R32 C/ WIFI (9000+18000 BTUS)
    UE + UI1/UI2– Modelos FM 18 R32 + FM PULAR 9 + FM PULAR 18

    1.o Piso - GREE MULTI-SPLIT 3X1 GAMA PULAR R32 C/ WIFI (9000+9000+12000 BTUS)
    UE + UI1/UI2/UI3 – Modelos FM 24 R32 + FM PULAR 9 + FM PULAR 9 + FM PULAR 12

    Total: 3.150€

    Acham um bom valor? Em termos de capacidade para as áreas em questão, os BTUs estão adequados?

    Já agora, alguém tem estes modelos instalados? Estão satisfeitos?

    Aguardo o vosso feedback. Muito obrigado!!
  2.  # 2

    Tendo em conta a minha sala, como está na planta que anexo, acham que é necessário um AC de 18000 btus? Ou será que um de 12000 faz bem o “serviço”.

    Concelho do Montijo, por isso, as temperaturas mínimas, no inverno não são extremas.

    Obrigado a quem puder ajudar
      42E9FF1A-5A7C-4C44-BD24-A48C7001EE84.jpeg
  3.  # 3

    Quando coloquei em minha casa a indicação que me deram é que para situações normais o cálculo é de +/- 600BTUS por m2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NunoCruz
  4.  # 4

    Para uma sala semelhante numa casa de conhecidos, um de 12.000 não cumpre... Mas é na Guarda, e é precisamente no inverno que se sente falta de uma máquina mais capaz...
  5.  # 5

    Colocado por: TelhadoQuando coloquei em minha casa a indicação que me deram é que para situações normais o cálculo é de +/- 600BTUS por m2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NunoCruz


    Nesse caso, dá à volta de 16000btu, mas como tem abertura para o corredor e para o vão das escadas, talvez seja mesmo necessário um de 18000btus
  6.  # 6

    Colocado por: jorgemlflorencioPara uma sala semelhante numa casa de conhecidos, um de 12.000 não cumpre... Mas é na Guarda, e é precisamente no inverno que se sente falta de uma máquina mais capaz...


    Pois, as mínimas na Guarda são bem inferiores do que aqui. Aqui andam à volta do -1 no extremo do inverno.
  7.  # 7

    Colocado por: TelhadoQuando coloquei em minha casa a indicação que me deram é que para situações normais o cálculo é de +/- 600BTUS por m2


    Nem pense nisso!. Isso é um exagero!
  8.  # 8

    Colocado por: NunoCruzNesse caso, dá à volta de 16000btu, mas como tem abertura para o corredor e para o vão das escadas, talvez seja mesmo necessário um de 18000btus


    Qual é a idade do prédio?
    A lareira está aberta? Ou está fechada com recuperador?

    Isso com 14000btu, deve chegar...
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NunoCruz
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradas

    Qual é a idade do prédio?
    A lareira está aberta? Ou está fechada com recuperador?

    Isso com 14000btu, deve chegar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NunoCruz


    A casa foi construída em 2011.

    É “recuperador” fechado, tem uma bomba/depósito de água por cima do recuperador que serve para o PRH.
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradas

    Nem pense nisso!. Isso é um exagero!


    Eu não percebo nada disso mas quem me indicou na altura foi o projectista e o instalador disse o mesmo.
    Julgo que o pé direito também conta neste caso tenho 3.2m.
    Mas pode realmente ser a mais mas funciona muito bem mesmo.
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradas

    Qual é a idade do prédio?
    A lareira está aberta? Ou está fechada com recuperador?

    Isso com 14000btu, deve chegar...
    Concordam com este comentário:jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NunoCruz


    Mas neste caso teria de ir para outras marcas. A Gree só tem 12000 btus e 18000 btus.

    Além dos equipamentos mencionados acima, a empresa que me deu esse orçamento pede 780€ + IVA para a montagem das máquinas e 110€ + IVA para limpeza das tubagens com azoto.

    Estes valores estão dentro dos “padrões” normais?

    Obrigado
  12.  # 12

    Peça mais orçamentos
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

    Colocado por: TelhadoEu não percebo nada disso mas quem me indicou na altura foi o projectista e o instalador disse o mesmo.
    Julgo que o pé direito também conta neste caso tenho 3.2m.

    Claro que influencia, deve ser calculado sobre um volume, não propriamente pelos m2. O tipo de construção influencia também muito. E se está ou não devidamente isolada e as perdas/ ganhos termicos dos envidraçados.
    Concordam com este comentário: Telhado
  14.  # 14

    Conhecem fornecedores e instaladores de AC na zona do Montijo, para que possa pedir mais orçamentos? Obrigado!!
 
0.0123 seg. NEW