Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: PickaxeExperimente ir às finanças pagar o IMT com um cheque normal a ver se eles aceitam.

completamento de acordo,mas eu não sou as finanças

mas se eu não exigir um cheque visado ao comprador no momento escritura não há nada que impeça o vendedor de passar um cheque normal

digo eu,mas posso estar completamente enganado e esta era daquelas que eu adoraria estar mesmo errado
  2.  # 22

Colocado por: PickaxeExperimente ir às finanças pagar o IMT com um cheque normal a ver se eles aceitam.

Porquê, Já paguei nas finanças com cheque normal, ainda no tempo dos contos de rei.
  3.  # 23

Colocado por: luisrdsPorquê,

Tem que lhes perguntar a eles, a mim não aceitam.
    Acha que iam arriscar a fazer-se uma transação imobiliária sem o pagamento do IMT?
  4.  # 24

Um cheque bancário tem garantia de pagamento, um cheque normal é apenas uma ordem de pagamento que pode ter provisão ou não.

Ainda há pouco tempo vi um cheque visado de uma escritura a ser devolvido e era verdadeiro, o vendedor não ficou com o dinheiro na conta e recebeu o cheque visado devolvido em casa.

Houve um "problema" qualquer, mandaram depositar de novo o cheque após confusão, o cheque foi pago porque porque estava visado pelos gerentes a garantir provisao.

Também não sei ao certo porque foi devolvido.

Um cheque bancário não era devolvido de certeza.

Por isso é mais seguro cheque bancário do que visado.

Agora imaginem com um cheque normal.
    • snob
    • 18 julho 2022 editado

# 25

Colocado por: VarejoteNão aceite cheque normal.
    Senão ainda bate na trave.
    Informa o comprador que quer cheque bancário no seu nome, ponto.
    Concordam com este comentário:joaopiresx,snob
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joaopiresx

Independemente do CPCV, é isto, ponto.
    Se o comprador estiver de boa fé aceita, para ele tb é uma segurança de que pagou o imóvel. Na escritura vai ser descriminado a forma de pagamento, julgo que até é feita referência ao cheque bancário em questão.
    • snob
    • 18 julho 2022

# 26

Colocado por: VarejoteAinda há pouco tempo vi um cheque visado de uma escritura a ser devolvido e era verdadeiro, o vendedor não ficou com o dinheiro na conta e recebeu o cheque visado devolvido em casa.

Por acaso passei por uma situação dessas. O cheque tinha um erro no nome do comprador (no caso, estava invertida a ordem de dois nomes do meio), foi o suficiente para ter de ser emitido novo cheque.
    Por acaso correu bem, a escritura prolongou-se o tempo necessário de irem ao banco buscar o cheque retificado. E correu bem porque ainda estavam os gerentes no banco e emitiram logo um cheque novo retificado.
  5.  # 27

Não aceitar um cheque que não seja visado ainda se compreende, mas estar com problemas por o cheque ser visado é que nunca tinha visto!
    • size
    • 18 julho 2022

# 28

Colocado por: joaopiresxbom dia todos

estou em vias de vender um imóvel e o comprador quer pagar em cheque visado

pelo que li o cheque visado só tem uma validade de 8 dias em que garante o pagamento

a minha duvida é se o cheque já vem emitido com uma data ou se é o comprador que preenche a data.

obrigado

Depende da honestidade do comprador...e descuido do vendedor, mesmo que se trate de cheque visado.
    O cheque pode ser revogado pelo sacador (comprador) se no prazo de 8 dias, após a data de emissão, não for apresentado a pagamento.
  6.  # 29

Colocado por: sizeDepende da honestidade do comprador...e descuido do vendedor, mesmo que se trate de cheque visado.
    O cheque pode ser revogado pelo sacador (comprador) se no prazo de 8 dias, após a data de emissão, não for apresentado a pagamento.

exatamente

Grato.
  7.  # 30

Ninguém faz uma escritura e vai andar mais de 8 dias com ele no bolso, o normal é acabar a escritura e ir ao banco, se já estiver fechado depositar no dia seguinte.
    Concordam com este comentário: snob
  8.  # 31

Já vai na 2ª pagina e sempre a bater no mesmo, isto é um não assunto. Estão piores que os advogados, sempre a descobrir um pintelho!

Cheque visado é = a dinheiro, qual é a dúvida mesmo?
  9.  # 32

update

o dinheiro já está na conta,correu tudo direitinho

obrigado a todos pela ajuda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: primavera
  10.  # 33

Colocado por: joaopiresxentretanto encontrei isto

"Relativamente ao custo de emissão dos dois cheques (visado ou bancário ), este varia consoante as instituições de crédito, sendo que em todas elas o acréscimo do imposto de selo de 4%."

ora o valor em questão da venda são 300 mil €

será possivel que o banco cobre 12 mil euros para emitir qualquer um destes cheques ( visado ou bancário )?

O imposto de selo é sobre a comissão da emissão do cheque, o qual anda na casa dos 20/30€

0.0196 seg. NEW