Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: N Miguel Oliveira
    Que, neste momento, face ao que se tem visto, muitos nem respondem aos orçamentos pois seria estar a perder tempo enquanto há trabalho. As condições deste jogo estão a ser definidas por um dos lados. Quando a coisa inverter (oferta/procura), a faca e o queixo passam para as mãos dos outros, se passarem. Alguém que vá assim negociar, das duas uma: ou leva um super preço para ser excluído por caro, ou nem recebe resposta (podiam simplesmente dizer-lhe que não tem disponibilidade que era mais correcto)... Qual é a dúvida?

Dúvida? Não há nenhuma.. só não concordo.. de todo..
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  2.  # 22

Colocado por: Bragas VDúvida? Não há nenhuma.. só não concordo.. de todo..

Nem eu, mas também não é sensato acreditar que se vai "com paus e pedras" e se espere receber "abraços e beijinhos"...
    Cada um tem um papel a cumprir ao negociar. De ponto adianta ignorar que nesta fase uns estão com melhor posição para negociar que outros. Nem sempre foi assim, nem continuará a sê-lo eternamente, convém é saber que poder se tem.
  3.  # 23

Colocado por: Bragas V

Dúvida? Não há nenhuma.. só não concordo.. de todo..

Então na sua experiência o mercado da construção em 2022 está equilibrado da mesma maneira que em 2018? Ou 2014? Ou 2011?

Eu encomendo obras há tempo que chegue para ter visto os outros tempos das vacas gordas em que todo o construtor de meia tijela tinha dois Mercedes na garagem, depois o tempo em que metade foi à falência em 3 meses e a outra metade mendigava por qualquer trabalho que lhes pudessem arranjar e agora a uma situação em que muitos não se dão ao trabalho de orçamentar se não acharem que me conseguem cobrar um extra gordo em relação ao ano passado. Em 2017 tinha 10 orçamentos depois de 10 telefonemas a frio, em 2022 tenho 5 e 3 são 100% mais altos que os outros 2 para o mesmo caderno.

É consigo não concordar que os construtores mandam, mas partilhe, o que é que o faz dizer isso? Tudo o que vejo me diz exactamente o contrário - quem tem uma empresa com boa estrutura cobra o que quer.

(Dito isto não me revejo minimamente na postura deste tópico. Um sector justo, qualificado e estável era o melhor para toda a gente)
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  4.  # 24

Neste momentoja é uma sorte conseguir orçamentos, eu conheço alguns “biscateiros” que até dao orçamentos rápidos, a maior parte até é por mensagem de whats app :)
    Não são orçamentos tipo lista telefónica, é preciso é o DO saber adaptar se
  5.  # 25

Concordo com o seu ultimo parágrafo.. (zemvpferreira)

Em relação ao resto, não foi a realidade que encontrei..

Encontrei pessoas sérias, obtive respostas de todas elas, e todas demonstraram interesse em fechar negócio (independentemente da disponibilidade temporal).

Considerando todas as especialidades envolvidas, e eu tendo pedido uma média de 3/4 orçamentos por especialidade, só não obtive resposta de 1..

Se fosse numa altura de pouco trabalho, teria mais respostas?

Um negócio envolve sempre duas partes, e só em situação de monopólio há uma das partes que tem a faca e o queijo na mão.
    Concordam com este comentário: CMartin
  6.  # 26

Colocado por: Bragas VConcordo com o seu ultimo parágrafo.. (zemvpferreira)

Em relação ao resto, não foi a realidade que encontrei..

Encontrei pessoas sérias, obtive respostas de todas elas, e todas demonstraram interesse em fechar negócio (independentemente da disponibilidade temporal).

Considerando todas as especialidades envolvidas, e eu tendo pedido uma média de 3/4 orçamentos por especialidade, só não obtive resposta de 1..

Se fosse numa altura de pouco trabalho, teria mais respostas?

Um negócio envolve sempre duas partes, e só em situação de monopólio há uma das partes que tem a faca e o queijo na mão.

Fico contente que tenha tido uma boa experiência. Quantas obras fez na última década, assim por alto? Sem querer ser indiscreto. Eu faço umas 5 por ano e umas correm melhor que outras, mas observo uma troca de poder do dono de obra para o empreiteiro contínua desde 2015-2016.
  7.  # 27

Obrigada Nuno. Vou dar-vos outra opinião, um pouco na linha do que disse o Nuno. Na construção há sapiência em referenciar o cliente. Tal como o cliente faz com os profissionais. E um cliente mal intencionado tem o mesmo valor que um construtor mal intencionado.
  8.  # 28

Colocado por: Bragas VEncontrei pessoas sérias, obtive respostas de todas elas, e todas demonstraram interesse em fechar negócio (independentemente da disponibilidade temporal).

É tão simples como isto, quando ambas as partes têm o objectivo em comum, e seriedade, tudo se compõe e se consegue, em boa fé.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  9.  # 29

O mercado da construcao está como o País. Nunca foi um sector bem gerido, e sempre andou ao ritmo das ondas.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, jfsmoreira
  10.  # 30

a volatilidade dos preços tb não ajuda.

por um lado existe muita procura e as empresas andam ocupadas. por outro lado de que serve estar a dar orçamento para uma obra para começar daqui a um ano, quando não se sabe o preço a que estarão os materiais.
    Concordam com este comentário: CMartin
  11.  # 31

Colocado por: zemvpferreira

Fico contente que tenha tido uma boa experiência. Quantas obras fez na última década, assim por alto? Sem querer ser indiscreto. Eu faço umas 5 por ano e umas correm melhor que outras, mas observo uma troca de poder do dono de obra para o empreiteiro contínua desde 2015-2016.

Desculpe.. não percebi que isto era um fórum para profissionais..

Mas eu quero la saber quantas obras fez..

Estou a falar obviamente da minha experiência como dono de obra, que é a que me interessa, assim como a 99% das pessoas que contribuem para este fórum e especificamente este post..
  12.  # 32

Colocado por: Bragas V

Desculpe.. não percebi que isto era um fórum para profissionais..

Mas eu quero la saber quantas obras fez..

Estou a falar obviamente da minha experiência como dono de obra, que é a que me interessa, assim como a 99% das pessoas que contribuem para este fórum e especificamente este post..

Na verdade tem vários outros profissionais a contribuir para este tópico e estava curioso em saber se você também era um. Naturalmente, quem está envolvido de forma permanente no meio tem uma visão transversal e contínua do que se passa no meio. Porquê ter uma opinião sobre o estado de uma arte que tentou uma vez ao todo? É como eu dizer que a missa foi muito bem dita este domingo. Sei lá eu, se nunca fui antes.

A construção Portuguesa não está em bom estado. Se calhar a última vez que esteve foi depois do Marquês de Pombal, mas nem disso tenho a certeza. Se há pessoas sérias a trabalhar? Claro, mas menos do que eu gostava. Se há uma grande vantagem (e maus comportamentos associados) para quem está na oferta? Este ano mais do que alguma vez vi. Basta visitar o tópico da Proposta Predilecta.

Espero que o fim desta história seja mais e melhor concorrência, mais e melhores obras, mais e melhores técnicos e donos de obra. Era melhor do que ver toda a gente a partir a cara outra vez.
  13.  # 33

Colocado por: SirruperO mercado da construcao está como o País. Nunca foi um sector bem gerido, e sempre andou ao ritmo das ondas.

Verdade. Mas também é certo que é um sector bastante abrangente, complexo e com muitíssimos intervenientes, e muitas das vezes "gerido" por alguém que nunca fez parte do sector ou sem experiência no meio. É cheio de autodidatas, onde qualquer um sente que tem capacidade de administrar o que quer que seja, seja ele técnico, promotor, dono de obra ou empreiteiro. Em muitos outros países os agentes imobiliários têm outro peso e a construção é feita em grande escala por grandes grupos. Raros são os que se aventuram por sua conta e risco... a contruir de raíz ou remodelar. Compra-se feito, sem chatices ou aventuras, e nem sempre mais caro pois há uma economia de escala ao construir, tudo mais estandardizado, menos decisões deixadas para o proprietário final. Isso leva a que os participantes na construção sejam sobretudo profissionais do sector, com menos azelhas ou abutres.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira, jorgealves, jfsmoreira
  14.  # 34

Colocado por: CMartinDonos de obra e clientes, há que terem respeito um pelo outro, e perceberem que têm ambos um objectivo em comum.
    Enquanto não for assim, e virmos tópicos com títulos como este, como que a desejar o mal aos profissionais que trabalham honesta e arduamente, muitos deles, como se isso fosse uma mais valia para os donos de obra (não será, será sempre mau presságio para ambos os lados) o mundo vai mal.
    Vamos elevar o nível, ser exigente sim, mas darmos aos outros, aos profissionais, o mesmo respeito que queremos que nos dêem, com o nosso nível de exigência, e o nosso respeito pelo seu trabalho (nem que seja ao elaborarem um orçamento...).
    Que nunca ninguém chore, que isso é sempre algo triste de se ter que assistir.
    Bem hajam os profissionais, bem hajam os clientes. Respeitem-se como gente séria que, espera-se, serem. Assim, todos poderão sorrir de consciência tranquila e dever cumprido. Não se deseja mal a outrém, quanto muito, por não entender os contextos e realidades desse outrém e do seu mundo.
    Deveriam considerar mudar o nome do tópico, para algo digno. Respeitem o mundo da construção, ele tem muito de magnífico, e sabemos disso, afinal, vemo-lo todos os dias, até em arquitecturas de pasmar. Foi preciso um construtor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:desofiapedro,N Miguel Oliveira

Esta é a minha máxima e vai continuar sempre a ser.

PS: sou cliente.
    Concordam com este comentário: Carvai
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin

0.0172 seg. NEW