Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Os vizinhos do último andar do 'meu' prédio queixam-se à anos de tetos com fungos, presumivelmente devido a infiltrações na laje, pelo que antes ainda da pandemia foi decidido em reunião de condóminos angariar dinheiro para obras no telhado. Na altura foi proposta a substituição integral do telhado, pois é composto por telha cerâmica, da qual já não se arranja igual, em cima duma estrutura de barrotes de madeira e nalgumas zonas há falhas na cobertura, devido a falta ou quebra de telhas.
    No entanto com o aumento anual dos orçamentos para a obra começo a ponderar a necessidade de mudar todo o telhado; não seria mais eficaz e económico proceder à impermeabilização da laje em vez disso ? De que serve um telhado novo se a laje, que deve ter fissuras para permitir a passagem de humidade para os tetos abaixo, continuar assim ? E seria prático (possível é sempre) proceder à impermeabilização sem desmontar o telhado ?
    • size
    • 18 julho 2022 editado

     # 2

    Existindo um telhado, esse é que tem que ser eficaz contra as infiltrações para o interior do prédio. Nunca a lage do vão do telhado.
  2.  # 3

    Pois mas como é que num telhado composto por centenas de peças vagamente encaixadas se consegue garantir a estanqueidade ? Parece-me evidente que isso, mais junções com chaminés e ângulos entre faces vai garantir a existência de algumas infiltrações.
    • size
    • 18 julho 2022

     # 4

    Colocado por: bscvfxPois mas como é que num telhado composto por centenas de peças vagamente encaixadas se consegue garantir a estanqueidade ? Parece-me evidente que isso, mais junções com chaminés e ângulos entre faces vai garantir a existência de algumas infiltrações.


    Não é nada evidente. Os telhados dos prédios não são eternos. Há que substituí-los quando necessário e oportuno.

    Técnica e legalmente não poderia trocar a cobertura do prédio, telhado pela lage inferior, sem, antecipadamente, licenciar isso na câmara municipal com o necessário projeto.
    Pensar deixar o telhado a acabar de apodrecer e a derrocar-se sobre a lage , é impraticável.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
    • size
    • 18 julho 2022 editado

     # 5

    .
    • bscvfx
    • 18 julho 2022 editado

     # 6

    Há que substituí-los quando necessário e oportuno.

    Pois essa é precisamente a minha questão; é necessário ? Porque oportuno não é, pois a maioria dos condóminos vai-se opor a mais uma coleta para isso. No entanto julgo que haveria já fundos suficientes para impermeabilizar a laje.
    Isso não resolveria o problema das infiltrações ? Porquê ?
    E para ficar claro, como já escrevi, existem falhas de cobertura do telhado por falta/quebra de peças mas daí a inferir que o telhado está podre vai uma grande distância.
    Para ficar ainda mais claro, a ideia não é tirar o telhado e ficar só a laje.
    • size
    • 19 julho 2022 editado

     # 7

    Quantos anos tem o telhado ?
    Já chamou empreiteiros para verificarem a possibilidade de consertar o telhado, no sentido de dar mais algum tempo para angariar os fundos necessários para a obra eficaz ?

    Será mesmo, que não existem telhas que possam resolver o problema, provisoriamente ?

    Os condóminos, proprietários do prédio, têm que ter consciência que recai sobre eles a obrigação legal de terem que manter o prédio em boas condições de salubridade, sob pena de o prédio ser alvo de uma vistoria camarária, com as devidas consequências.
  3.  # 8

    O telhado é o original, pelo que terá ~36 anos. Já houve reparações nas calheiras e outras coisas pequenas mas todos os empreiteiros contactados pela empresa gestora do condomínio querem trocar o telhado todo, evidentemente.
    Quanto a telhas de substituição só se eu as fôr procurar, pois a gestora não está para isso e os outros condóminos não estão para se chatear, preferindo atirar dinheiro ao problema ou ignorá-lo.
    Continuo a não ter uma resposta sobre o motivo pelo qual uma impermeabilização não resolveria isto, melhor do que andar à cata de telhas. Se há humidades nos tetos por baixo da laje causada pelas águas da chuva ela tem de passar pela laje, logo se a laje fôr impermeabilizada não resolve o problema porquê ?
    Desde que o telhado se mantenha num bom estado geral a câmara não é chamada ao assunto e outros prédios junto ao 'meu' foram construídos sem telhado, como é que resolvem problemas de infiltrações se não fôr pela impermeabilização ?
  4.  # 9

    Colocado por: bscvfxDesde que o telhado se mantenha num bom estado geral


    Então se já faltam telhas, devem estar barrotes à vista, como é que o telhado se vai manter em «bom estado geral»?
  5.  # 10

    Para ter informação em primeira mão fui fotografar o telhado. Para evitar que me bloqueiem a conta por publicação excessiva de fotos peço que os interessados vejam a minha outra publicação relacionada com o problema, onde coloquei várias fotos tiradas hoje.
 
0.0156 seg. NEW