Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Encontro-me a fazer uma remodelações no terreno de uma moradia que é dos meus avós e estamos a transformar o antigo tanque que tínhamos numa piscina (para todos os efeitos já era utilizado como tal). Eu tenho vindo a documentar estes trabalhos que tenho vindo a desenvolver e queria saber se a estratégia que temos pensada é algo correta ou se podem partilhar alguns conhecimentos mais concretos connosco para realizarmos esta obra.
    Numa 1ª fase fizemos a limpeza a seco do tanque, como podem ver nestas fotos.

    Agora iremos proceder a uma limpeza com máquina lavadora de alta pressão para tratar-mos das paredes do tanque que tmb podem ver nas imagens. Com uma pá ao rasparmos verificámos que a porcaria saí bem e deixa a parede limpinha como já não se via há décadas, por isso com a limpeza de alta pressão pode ficar bem limpinho.

    Depois planeamos deixar secar e aplicar uma tela líquida AXTON (15L no mínimo) . Acham-na indicada para este tipo de operação?

    Temos também algumas questões em relação à bomba e filtragem da água. Nós temos andado a ver bombas de água específicas para piscina e gostaríamos de saber o que aconselham, mas sobretudo depois a nível do filtro à parte, sendo que é um tanque que apanha folhagem e também acumula bastante porcaria no fundo, como é que se poderia proceder a implementação do sistema de filtragem, já que é nessa parte que não temos tanto conhecimento na matéria (carpintaria e construção é connosco mas piscinas é a primeira que fazemos).

    Desde já agradecemos a todos pela ajuda e pelas respostas.
    • marq
    • 18 julho 2022

     # 2

    Atenção que o AXTON (15L no mínimo) é TINTA, e não uma tela liquida (pvc)!!!!
    • SrR
    • 18 julho 2022

     # 3

    Quanto à bomba vai a uma loja de especialidade com um boneco do tanque, o tamanho e eles indicam qual a bomba apropriada, numero de skimers, injectores e tomada de aspiração assim como a melhor localização dos mesmos
  2.  # 4

    Não pinte de azul, fica horrivel. ainda por cima esse seu tanque é dos circulares.
    Se tiver fissuras terá de reparar antes com argamassas apropriadas para reparação de tanques de agua potavel.
    qual é a capacidade de agua desse tanque?
    aplique uma tinta de borracha clorada, esta TITAN, parece-me bem melhor, veja aqui a ficha técnica.
    https://www.titanlux.es/pt/productos/producto/titan-piscinas-semi-brilhante

    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Tintas-e-drogaria/Tintas-de-exterior/Tintas-para-piscinas/WPR_REF_86671310

    :SUPERFÍCIES NÃO PREPARADAS:
    Piscinas novas de betão: Depois de construídas não pintar no mínimo, antes de 2 meses. Tratar a superfície com uma
    mistura de 1 parte de ácido clorídrico e 3 – 4 partes de água. Em seguida, lavar abundantemente com água doce à pressão.
    Deixar secar a fundo no mínimo 48 horas e aplicar uma camada diluída com uns 10% de Diluente Titan Piscinas; uma vez
    seca, aplicar uma ou duas camadas sem diluir de Titan Piscinas.
    Piscinas antigas não pintadas: Lavar com uma mistura de 1 kg de fosfato trissódico com 10 litros de água ou com uma
    solução de detergente em pó diluído em 5% de água, para eliminar fungos e gorduras esfregar com uma escova; enxaguar
    abundantemente com água doce à pressão e proceder como em piscinas novas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joanasvsousa
  3.  # 5

    também existe na CIn e na Dyrup
    CIN 61-700 TINTA PARA PISCINAS SWP
    https://loja.ltintas.pt/upload/01-06-2020_16_41_07Cinonic-SWP-61700.pdf

    DYRUP 8022 - PPG piscinas
    https://loja.ltintas.pt/upload/12-05-2020_14_46_17FT-8022-piscinas.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joanasvsousa
  4.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasNão pinte de azul, fica horrivel


    Que cor sugeres, Pedro?
  5.  # 7

    Creme, verde claro. Para mim, azul só mesmo se for muito clarinho e combinar com a envolvente.
    Concordam com este comentário: joanasvsousa
  6.  # 8

    Uma cor bege fica nuito bem, a meu ver.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, joanasvsousa
  7.  # 9

    Pus a minha cinza escuro, a água fica azul à mesma, um azul mais ténue.
    Eu também não gosto muito de azul.
    Concordam com este comentário: joanasvsousa
  8.  # 10

    Boas pessoal, muito obrigado a todos pelas respostas e indicações para estudar o avanço deste projecto.

    Colocado por: Pedro BarradasNão pinte de azul, fica horrivel. ainda por cima esse seu tanque é dos circulares.

    De facto e como o Bondi e o Caravelle tmb disseram, creme ou verde ficava mais enquadrado na paisagem. Não sabia que haviam essas opções de cores, já tentei procurar por verde por exemplo mas da TITAN ou da CIN e DYRUP não encontro, só branco e azul. Só for para aplicar uma cor por cima dessas camadas.
    Se tiver fissuras terá de reparar antes com argamassas apropriadas para reparação de tanques de agua potavel.
    qual é a capacidade de agua desse tanque?

    Ele não tem fissuras felizmente, e tem uma capacidade de 50.000L

    Só uma pequena questão: Após o fosfato trissódico, devemos igualmente esperar 2 meses antes de tratar a superfície e aplicar supostamente a TITAN Piscinas?

    Obrigado mais uma vez a todos! =)
  9.  # 11

    Colocado por: joanasvsousaApós o fosfato trissódico,


    Não percebi!

    A tinta branca aí ficaria muito bem, mas suja se mais. .
    Pode transformar a cor branco em creme/ areia, através da adição de corante apropriado. Pode também pedir para afinar a cor, desde que seja compatível com a base branco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joanasvsousa
  10.  # 12

    Colocado por: Pedro Barradas

    Não percebi! >


    Estou a respeitar o procedimento que descreveu como "Piscinas antigas não pintadas", onde descreve que após o fosfato trissódico e a lavagem abundante com água doce, deve-se proceder como em piscinas novas.

    Colocado por: Pedro Barradas Lavar com uma mistura de 1 kg de fosfato trissódico com 10 litros de água (...) enxaguar
    abundantemente com água doce à pressão e proceder como em piscinas novas.


    E nas piscinas novas diz:
    Colocado por: Pedro Barradas Depois de construídas não pintar no mínimo, antes de 2 meses.


    Então depois de aplicar essa solução do fosfato para matar as gorduras e fungos temos de igualmente esperar 2 meses para podermos prosseguir com o ácido clorídrico e por fim a tinta?
    • SrR
    • 21 julho 2022

     # 13

    Nao vai aplicar a tubagem para a bomba? Vai ter que abrir uns buracos no tanque primeiro
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 14

    Colocado por: joanasvsousatemos de igualmente esperar 2 meses para podermos prosseguir com o ácido clorídrico e por fim a tinta?

    Tanques novos, quer dizer que o betão e argamassas ainda estão a curar (perder agua, migrar sais...), portanto tem de esperar pelo menos 2 meses. nada tem a haver com o seu caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joanasvsousa
  12.  # 15

    Colocado por: SrRNao vai aplicar a tubagem para a bomba? Vai ter que abrir uns buracos no tanque primeiro

    Acho que não vão ser precisos mais buracos, "acho". Nós temos 2 buracos, o primeiro localizado numa parte superior era utilizado para a passagem da água que vinha da cisterna ou do furo quando queríamos encher o tanque, e o segundo buraco localizado quase à rés do chão era utilizado para a passagem da água para procedermos à rega da horta.
    Eu quando estiver lá novamente a atacar nele posso recolher mais fotos.
    • SrR
    • 22 julho 2022

     # 16

    Nao me parece k seja suficiente esses 2 buracos para instalar um sistema se filtração em condições nesse tanque, embora possa ser possível fazer uma especie de tanque infinito com a drenagem em todo perímetro.
  13.  # 17

    Um tanque desses em recirculação, veveria ter diversos injectores espalhadados pelo perimetro. A boca de sucção, poderá efectivamente ser uma, mas acho curto, qual é o diametro da tubagem, 2'', 3''?
 
0.0202 seg. NEW