Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!
    Sou administradora de um prédio habitacional com 20 fracções.
    Pretendo "ouvir" opiniões sobre a viabilidade de o condomínio instalar painéis solares no telhado.
    É possível fazê-lo para uso do condomínio, ou seja, para pagar os gastos de eletricidade das áreas comuns? E se sobrar alguma energia, revender?
    Em termos de autorização dos proprietários o que é preciso?

    Gastamos cerca de 150€ por mês só em eletricidade. Temos 2 elevadores e acho a fatura alta, pois os gastos são com a iluminação na escada (já colocamos sensores, o que reduziu bastante a fatura), mas queria tentar reduzir ainda mais, visto que o nosso prédio até tem uma óptima exposição solar.

    Obrigada desde já
    • size
    • 19 julho 2022

     # 2

    Sim, é necessário uma deliberação da assembleia de condóminos aprovada pela maioria dos condóminos, devendo essa maioria representar dois terços do valor total do prédio.

    Há que recorrer a simulações a fim de aferir se valerá a pena o investimento.

    Poderá passar por aqui; https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/pt/solucoes-sustentaveis/bairro-solar/quem-pode-ser-produtor-de-um-bairro-solar-e-quais-as-vantagens/faq-18350/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aniloracrib3
  2.  # 3

    Atenção que as opções do bairro solar da EDP implicam que os painéis não são do condomínio, que a energia consumida dos painéis é mais barata, mas não 0, e naturalmente não se pode vender excedentes. É a contrapartida de não ser necessário investimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aniloracrib3
  3.  # 4

    Colocado por: sizeSim, é necessário uma deliberação da assembleia de condóminos aprovada pela maioria dos condóminos, devendo essa maioria representar dois terços do valor total do prédio.

    Há que recorrer a simulações a fim de aferir se valerá a pena o investimento.

    Poderá passar por aqui;https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/pt/solucoes-sustentaveis/bairro-solar/quem-pode-ser-produtor-de-um-bairro-solar-e-quais-as-vantagens/faq-18350/


    Foi no seguimento desta solução que decidi procurar mais informação e opiniões sobre a viabilidade.
    O nosso condomínio tem um bom fundo de reserva. Fizemos obras há cerca de 4 anos, não há dívidas, pelo que apesar de está ser uma boa opção, também não nos permite ter algum, eventual, retorno.
    Será que existem outras opções de mercado que permitam obter retorno?
    A quem nós podemos dirigir, para eventualmente, pedir um estudo de mercado?
  4.  # 5

    Se existe a possibilidade de investimento, parece-me que adquirirem painéis do condomínio é a solução melhor. Para além da redução da fatura mensal existe a possibilidade de vender o excedente, de duas formas 1) Vender diretamente à rede, geralmente a preço indexado que tem estado bem elevado e tão cedo não deve baixar para níveis pré-crise dada a complicação geopolítica; 2) Vender o excedente a condóminos, numa perspetiva de comunidade de energia, em que o condomínio ganha dinheiro e os condóminos conseguem alguma energia mais barata do que a rede. O problema desta 2ª opção é que estas comunidades ainda estão muito no início, e a maior parte das empresas no mercado, como é o caso da EDP, querem é por os painéis que ficam propriedade deles e vender energia ao condomínio e condóminos. A criação de comunidades energéticas com painéis de propriedade do condomínio também é possível, mas nesta fase do campeonato é necessário uma grande quantidade de potência instalada para compensar a uma empresa atuar como entidade gestora (EGAC). No entanto acredito que com o tempo e o desenvolver desta temática permita que se possa fazer também em situações mais pequenas. E nada impede de começar por vender o excedente à rede e quando for viável criar uma comunidade de energia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aniloracrib3
  5.  # 6

    Muito obrigada ruicarlov!
    A quem ou que tipo de empresa podemos recorrer para ver a viabilidade de adquirir os painéis solares?
    Não faço ideia da quantidade de painéis que seriam necessários para, no mínimo, reduzir ou até eliminar a fatura da eletricidade..
  6.  # 7

    Colocado por: aniloracrib3ou até eliminar a fatura da eletricidade..

    Isto nunca irá acontecer a não ser que elimine os elevadores. E num prédio com 2 elevadores se calhar no consumo são 80% destes.
    E num prédio de habitação os maiores movimentos são de manhã cedo e á noite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aniloracrib3
  7.  # 8

    Pois, aqui a análise deve começar por instalar um aparelho medidor de consumo no quadro do condomínio para ver como é o consumo, como um Shelly. Se realmente forem os elevadores os grandes gastadores, e que imagino que funcionem por grandes picos de consumo, os painéis podem não cobrir muito bem o consumo devido a produzirem algo mais constante. Mas sinceramente não faço a mínima ideia de quanto gasta um elevador. No entanto o Netmeetering de 15min pode ajudar.
    Mas conhecer o perfil de consumo é muito importante, sobretudo porque não se trata de uma habitação, onde vários membros poderiam dar exemplos.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aniloracrib3
  8.  # 9

    Como diz o ruicarlov, fundamental é conhecer o perfil de consumos.

    A comparar com o meu prédio (mais pequeno, apenas 1 elevador - também interessa saber a potência dele, o nosso é de 11kW), eu diria que a melhor opção seria seguir a indicação do ruicarlov e instalar os painéis numa óptica de venda de excedente a aproveitar os preços elevados do mercado actual. Mais tarde então, eventualmente comunidades de energia.

    Painéis num prédio residencial não permitem reduzir grandemente a factura energética porque a maior parte da produção solar acontece quando o consumo das partes comuns é praticamente nulo. O elevador fará meia dúzia de viagens quando há muito sol (aí o netmetering ajuda muito sem dúvida), as luzes estão desligadas, há pouco consumo.
    De manhã cedo e ao fim da tarde/noite, não há sol.
    Baterias para essas potências são completamente impensáveis.
    Em casa ainda podemos desviar consumos para as horas de maior produção (máquinas, aquecimento de águas, etc). Nas partes comuns de um prédio não há nada a fazer.

    Para reduzir a factura é fazer o que já fizeram: LED, reduzir a temporização da iluminação, etc. O resto são elevadores, normalmente.

    Primeiro, medidores. Se tiverem acesso ao portal da e-redes, normalmente tem um diagrama de consumo que pode dar uma primeira ideia da distribuição do consumo ao longo do dia. É preciso ter em atenção que é pelos tais períodos de 15min por isso não se vêm picos de consumo isolados como uma viagem curta do elevador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aniloracrib3
  9.  # 10

    A potência que temos contratada é de 20,7 kVA.
    Em 2021, o consumo medido foi de 4988 kWh, o que nos custou aproximadamente € 890,00 já com todas as taxas e taxinhas.

    Vou tentar falar com a EDP e tentar perceber qual a potência de painel que nos será vantajosa, para vender o excedente da energia.

    Será que este tipo de investimento do condomínio, será passível de candidatura ao Funda Ambiental? Ou é só para contribuintes individuais?
  10.  # 11

    Sinceramente não fale com a EDP para isso. EDPs, Galps, aquilo é chapa 7 para vender em muitos casos, com poucas garantias que seja o mais adequado. Primeiro é preciso um medidor (trifásico, já que é essa a instalação) para saber os consumos.

    Quanto ao fundo ambiental, não se sabe ainda se/quando vai voltar a abrir nem em que moldes logo temos de aguardar.
    Concordam com este comentário: mafgod
  11.  # 12

    Para um condomínio esqueça lá isso.. poupa mais se investir elevadores modernos com variador de frequência.

    No meu prédio antigo, com 2 elevadores novos, gastamos nem 70eur por mês

    Será que o seu prédio não tem cisterna e bombas? Ou alguém a carregar carros elétricos na garagem?
  12.  # 13

    Colocado por: ruicarlovSinceramente não fale com a EDP para isso. EDPs, Galps, aquilo é chapa 7 para vender em muitos casos, com poucas garantias que seja o mais adequado. Primeiro é preciso um medidor (trifásico, já que é essa a instalação) para saber os consumos.

    Quanto ao fundo ambiental, não se sabe ainda se/quando vai voltar a abrir nem em que moldes logo temos de aguardar.
    Concordam com este comentário:mafgod


    O objetivo em falar com EDP e afins era só para tentar perceber qual a ptencia do painel que deveriamos contratar... Não para contratar com eles.

    Com um medidor conseguimos apurar os consumos de cada "coisa"?
    Por exemplo, o consumo do elevador 1 e elevaor 2, o consumo das luzes de escada e etc?
  13.  # 14

    Colocado por: RicardoPortoPara um condomínio esqueça lá isso.. poupa mais se investir elevadores modernos com variador de frequência.

    No meu prédio antigo, com 2 elevadores novos, gastamos nem 70eur por mês

    Será que o seu prédio não tem cisterna e bombas? Ou alguém a carregar carros elétricos na garagem?


    Olá Ricardo,
    Pode informar de quantos andares estamos a falar?
    Renovaram os elevadores? Ou foram instaladas recentemente?
    Os nossos elevadores têm cerca de 25 anos...

    O nosso prédio tem um total de 8 andares, sendo que apenas 6 andares são servidos de elevador. A cave e o ultimo andar são arrecadações.
    Eu também acho o consumo excessivo, e suspeito que haja alguem a utilizar indevidamente a energia. No RC temos uma tomada (não sei bem para que foi lá posta) e ja foi apanhado um inquilino a aspirar e a carregar a bateria do carro. Na altura foi chamado à atenção e que eu saiba não voltou a acontecer, mas já se falou em desativar essa tomada.
    Por achar os consumos elevados, é que estou a tentar arranjar formas de diminuir a fatura. Pensei nos paines, mas se modernizar os elevadores também for uma solução viável é algo a considerar
  14.  # 15

    Estes tinha cerca de 35 anos.

    São 5 pisos... Foram modernizados, motores e instalação elétrica nova.
  15.  # 16

    Por curiosidade fui ver as contas cá do prédio (não sou eu quem vai às reuniões de condomínio cá em casa). Também é um prédio de 8 pisos, todos servidos por 2 elevadores. De há 3 anos para cá pagamos cerca de 1400€ de luz por ano e antes disso andava por volta de 1800€. Sei que os elevadores já têm variador de frequência porque foi feita essa melhoria, mas tenho ideia disso ter sido feito há mais de 3 anos e também sei que muitas das lâmpadas têm sido substituídas por leds.
    Será que há forma de reduzir o consumo na bomba de água? Não sei se o maior gasto virá daqui mas é possível...
  16.  # 17

    Colocado por: RicardoPortoEstes tinha cerca de 35 anos.

    São 5 pisos... Foram modernizados, motores e instalação elétrica nova.


    Se não for indiscrição, por quanto ficou esse upgrade?
  17.  # 18

    No meu prédio com 7 pisos de 2 apartamentos mais 3 pisos garagem e arrec com 2 elevadores, gastávamos cerca de 130€ mês. Com as ultimas subidas passou a quase 150€ . Não faço ideia se têm esse variador de Frequência - têm 23 anos.
    Temos já tudo a leds mas temos 2 bombas de agua que funcionam quando chove muito.
    Mas o nosso problema não é o consumo mas a manutenção dos elevadores que cada vez está mais cara e qualquer peça custa uma fortuna. Só para substituir meia dúzia de botões cuja luzinha avariou pediram-me 700€
  18.  # 19

    Colocado por: aniloracrib3
    O objetivo em falar com EDP e afins era só para tentar perceber qual a ptencia do painel que deveriamos contratar... Não para contratar com eles.

    Com um medidor conseguimos apurar os consumos de cada "coisa"?
    Por exemplo, o consumo do elevador 1 e elevaor 2, o consumo das luzes de escada e etc?


    Eu percebi. Mas duvido que eles dêem um bom conselho. Logo o melhor é vermos por nós mesmos qual o consumo do prédio. Um Shelly 3EM, por exemplo, penso que é um medidor trifásico que consegue medir o consumo. Não individualmente quanto gasta o elevador 1 ou 2 (para isso precisava de mais outro medidor), mas consegue ver o consumo ao longo do dia.
  19.  # 20

    Não precisa de ter o shelly ligado ao wifi para ver as leituras?
 
0.0221 seg. NEW