Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pretendo adquirir um cabo eléctrico XV3G2.5.

    No entanto encontro esta designação XV/VV. Não estou a entender o cabo não deveria ser ou XV ou VV (de acordo com o seus revestimentos)? Ou este tem 4 revestimentos?

    Obrigado.
    • PR10
    • 22 julho 2022 editado

     # 2

    Diferenças entre VV e XV.

    o cabo XV não oferece uma maior proteção mecânica mas a diferença não é apreciável relativamente aos outros fatores escolhidos relativamente ao VV para a mesma secção útil e tensão máxima estipulada.

    A razão prende-se que um cabo XV só é vendido em tensões estipuladas na ordem dos 1000V, logo para garantir uma proteção na ordem desses valores, o isolamento é um pouco mais espesso, além de ser um pouco menos flexível (entre outras características, tais como > corrente máxima admissível). Tem outra vantagem que muitas pessoas se esquecem, a temperatura máxima de funcionamento. É maior quando usamos o XV. Obtemos aqui uma vantagem que faz variar a capacidade de transportar energia. Um cabo revestido a PEX pode ser submetido a correntes maiores, que irão aquece-lo a níveis que são incomportáveis para o PVC. Logo podemos transportar mais energia, para secções equivalentes.

    3G= 3 condutores
    2.5= secção

    Escolha o cabo XV
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Bruno.Alves
 
0.0074 seg. NEW