Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Há cerca de 2 anos comprei uma moradia que tinha já lareira (recuperador de calor) feita, penso eu, em pladur na minha sala com cerca de 40 mts2.

    Após 2 invernos de utilização e em que a performance da mesma não me agradou, no primeiro ano gastei mais de 1 tonelada de lenha, apenas aos fins de semana /feriados e nunca tive a sensação de conforto total, apenas um calor residual. Nesse 1 ano, equacionado que o problema seria a qualidade da lenha decidi mudar o fornecedor da mesma e de facto no segundo ano senti uma melhor performance mas ainda não a espectavel uma vez que sentia que de facto era produzido calor, mas que todo ele ficava "preso" dentro da lareira. Após gymas consultas a razão disso parece ser por o recuperador atual não ter saídas de ar e a própria estrutura de plarur não ter respiros de entrada de ar.

    Posto isto, estou a pensar este ano trocar o recuperador de calor e estou também a equacionar a remodelação de toda a estrutura uma vez que a atual está também danificada devido ao calor "preso" dentro da mesma. Nesse sentido, venho a é-se, fórum procurar alguns conselhos a seguir nesta remodelação.

    Obrigado

    Foto lareira

    https://imageshack.com/i/pmDJkSJxj

    https://imageshack.com/i/pnF7euEpj

    Interior

    https://imageshack.com/i/pmnB5DE9j
  2.  # 2

    Tem de colocar um recuperador de calor com ventilador, os respiros da hotte servem para a mesma não sobreaquecer e algum calor por convecção, porque o calor para o ambiente vem do ventilador.
    Concordam com este comentário: sognim
  3.  # 3

    Certo, como disse é o que planeo fazer.
    A minha grande questão é se ao refazer a estrutura fazer uma "igual" em pladur será o melhor ou terá se ser algo em tijolo ou outros materiais. O que acham?
    • RCF
    • 27 julho 2022

     # 4

    Colocado por: agomes17A minha grande questão é se ao refazer a estrutura fazer uma "igual" em pladur será o melhor ou terá se ser algo em tijolo ou outros materiais. O que acham?

    O que mais lhe agradar...
    importante é que tenha saídas de ar
  4.  # 5

    Pode fazer em pladur, utilize o ignífugo e isole com a lã de rocha com alumínio. coloque também duas grelhas para libertação do calor, coloque o tubo rígido se possível.
  5.  # 6

    Boas!

    Tenho uma lareira aberta, bem bonita, com pedra mármore e tudo à volta , mas pretendia encerrá-la só para proteger do frio e do lixo quando não é utilizada. Os fornecedores querem todos instalar recuperadores de calor mas isso exige partir a pedra à volta e eu não quero isso !
    Por acaso saberão aconselhar me sobre possíveis caixilhos em ferro , com vidro? Onde poderei pedir orçamentos?
    Obrigado e boas festas para todos.
 
0.0119 seg. NEW