Iniciar sessão ou registar-se
    • DM23
    • 26 julho 2022

# 1

Boa tarde a todos!

Terminei uma reabilitação onde foi colocada tubagem nova para as telecomunicações. Deixamos caixa no muro da rua com 2 tubos de 63 a sair para a rua junto ao solo. O eletricista diz que é responsabilidade da vodafone chegar com a fibra a estes tubos. Está um poste com o sinal na extrema com o vizinho a 20m da caixa e outro a 10m na outra extrema. A vodafone foi para instalar o serviço e foi embora. Diz que tenho de ligar estes tubos ao poste fazendo um rasgo pelo exterior nos 20cm de terra que a camara deixou entre o asfalto e o muro. Eles dizem que só passam o cabo. Pelo interior não dá porque já está pavimentado.
    É mesmo assim? Ou estão a ver se cola? Ou é o técnico que não está para trabalhar?
    Obrigado!
    • Faja
    • 26 julho 2022

# 2

Colocado por: DM23Boa tarde a todos!

Terminei uma reabilitação onde foi colocada tubagem nova para as telecomunicações. Deixamos caixa no muro da rua com 2 tubos de 63 a sair para a rua junto ao solo. O eletricista diz que é responsabilidade da vodafone chegar com a fibra a estes tubos. Está um poste com o sinal na extrema com o vizinho a 20m da caixa e outro a 10m na outra extrema. A vodafone foi para instalar o serviço e foi embora. Diz que tenho de ligar estes tubos ao poste fazendo um rasgo pelo exterior nos 20cm de terra que a camara deixou entre o asfalto e o muro. Eles dizem que só passam o cabo. Pelo interior não dá porque já está pavimentado.
    É mesmo assim? Ou estão a ver se cola? Ou é o técnico que não está para trabalhar?
    Obrigado!

O poste com sinal e meo ou edp?
    Isso e um problema... voce tem de cumprir o ited mas ninguem lhe explica que tem realmente de se ligar a infraestrutura existende!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DM23
  1.  # 3

Faça o que eles dizem caso contrário não vai ter o problema resolvido
  2.  # 4

Colocado por: DM23É mesmo assim? Ou estão a ver se cola? Ou é o técnico que não está para trabalhar?
    a vodafone nao vai fazer rasgos na via pública. apenas ligam os cabos ou passam pelo ar
    Concordam com este comentário: bettencourt
    • DM23
    • 26 julho 2022

# 5

Um deles é meo e o outro é edp. O problema é que estão a 10 e 20m de distância. Nao podiam colocar 1 tubo de aço no meu terreno para descer o cabo como se vê em tanto lado?
    • Faja
    • 26 julho 2022

# 6

Colocado por: DM23Um deles é meo e o outro é edp. O problema é que estão a 10 e 20m de distância. Nao podiam colocar 1 tubo de aço no meu terreno para descer o cabo como se vê em tanto lado?

Talvez ate seja possivel, mas cada caso e um caso.
    Voce provavelmente ate passou algum tubo para o poste edp para a baixada eletrica nao? Mas nao meteu para as telecomunicacoes, deveria.
    A vodafone faz valas para a construcao da "rede", para o cliente final e dificil.
    Repare que o que eles ao gastar a construir a "sua vala" ainda nao rentabilizaram ao final da sua fidelizacao, e nessa altura voce pode mudar para outra operadora qualquer!
    Se e facil, recomendo que o faca ao sabado de manha, 2 sabados faz isso, compre umas caixas de minis e convide os amigos!
    • DM23
    • 26 julho 2022

# 7

Passei a tubagem para a baixada eletrica mas nao me disseram para passar para as telecomunicações. Disseram que era no muro só. O rasgo é facil. Em 2 horas abro, passo o tubo e tapo. Só queria ter a certeza que esse trabalho não é deles.
  3.  # 8

Então se é fácil…
  4.  # 9

Colocado por: DM23Passei a tubagem para a baixada eletrica mas nao me disseram para passar para as telecomunicações. Disseram que era no muro só. O rasgo é facil. Em 2 horas abro, passo o tubo e tapo. Só queria ter a certeza que esse trabalho não é deles.

O problema é que nós (donos das casas) não podemos colocar tubagem na via pública, mas se não o fizermos depois temos este tipo de problemas!
    O meu eletricista alertou-me logo para isso, e eu passei um tubo de 50 da caixa ited exterior (não sei o nome da dita) até à base do poste de telemocumicações mais próximo. Se ele não me tem dito nada, também ficava a apanhar bonés, feliz ou infelizmente demoraram quase 2 anos até fazer o arruamento... .
    • Faja
    • 26 julho 2022

# 10

Colocado por: rjmpires
    O problema é que nós (donos das casas) não podemos colocar tubagem na via pública, mas se não o fizermos depois temos este tipo de problemas!
    O meu eletricista alertou-me logo para isso, e eu passei um tubo de 50 da caixa ited exterior (não sei o nome da dita) até à base do poste de telemocumicações mais próximo. Se ele não me tem dito nada, também ficava a apanhar bonés, feliz ou infelizmente demoraram quase 2 anos até fazer o arruamento... .

Pode colocar ate a extremidade do seu terreno, no privado, ou pode contratar uma empresa legalmente habilitada para faze-lo. No caso da eletricidade resolvem sempre o problema nao resolvem? Nas telecomunicacoes e igual... atualmente da forma como estao as telecomunicacoes, utilizando os postes EDP, aconselho sempre as pessoas a ligar aos 2 postes se possivel, Meo e EDP.
    Agora penssar que o deagracado que vai fazer a instalacao, ganhar 45€ e ainda andar a abrir vala... isso nao da...
  5.  # 11

Colocado por: Faja
    Pode colocar ate a extremidade do seu terreno, no privado, ou pode contratar uma empresa legalmente habilitada para faze-lo. No caso da eletricidade resolvem sempre o problema nao resolvem? Nas telecomunicacoes e igual... atualmente da forma como estao as telecomunicacoes, utilizando os postes EDP, aconselho sempre as pessoas a ligar aos 2 postes se possivel, Meo e EDP.
    Agora penssar que o deagracado que vai fazer a instalacao, ganhar 45€ e ainda andar a abrir vala... isso nao da...

Se leu o post inicial, a empresa que quer vender o seu serviço, nem propôs ao possível futuro cliente o pagamento para a ligação ao poste respectivo.
    Agora se a vodafone paga mal e porcamente a terceiros para fazer as suas instalações, isso já é outro assunto.
    • Faja
    • 26 julho 2022

# 12

Colocado por: rjmpires
    Se leu o post inicial, a empresa que quer vender o seu serviço, nem propôs ao possível futuro cliente o pagamento para a ligação ao poste respectivo.
    Agora se a vodafone paga mal e porcamente a terceiros para fazer as suas instalações, isso já é outro assunto.

Nao propos muito provavelmente porque nao adivinha, eles querem e vender...
    Eu explico, quando e feita a rede e feito um estudo chamado "survey" que indica como cada uma das habitacoes e servida atualmente pelos servicos de telecomunicacoes.
    Como a propria pessoa indica fez obras e instalou tubagem nova, muito provavelmente anteriormente o servico chegava por entrada "aerea" e agora sera subterraneo, o cliente nao "preparou" devidente a nova infraestrutura.
    Sabe quanto custa o metro de vala? Acha que a vodafone vai deslocar uma equipa de civil para faze-lo apenas para 1 cliente? Claro k o instalador nao faz a instalacao, na giria chama-se "vai ja po teto"
  6.  # 13

Colocado por: FajaSabe quanto custa o metro de vala? Acha que a vodafone vai deslocar uma equipa de civil para faze-lo apenas para 1 cliente? Claro k o instalador nao faz a instalacao, na giria chama-se "vai ja po teto"

Se quiserem vender.. têm de informar.
    O resto são peaners
  7.  # 14

Em teoria as operadoras deviam fazer esse serviço. Mas na prática só com queixas na ANACOM é que vão fazer.

Daquilo que tenho visto, quando se pede o serviço da meo, normalmente fazem a ligação.

Depois em relação aos postes temos duas variantes. Os postes normalmente de madeira são propriedade da meo. Os outros, Vodafone, nos,..., Para não terem de criar uma nova infraestrutura física, de entraram em acordo com e eredes e pagam uma renda para utilização do postes de distribuição de energia.

Numa reabilitação ou nova instalação, para evitar todos estes problemas, deixa um tubo da CVM até a cada limite de propriedade, se tiver postes junta do limite deixa um junto ao poste de madeira e outros junto ao de electricidade (na prática não devia ser feita a transição aérea subterrânea no mesmo).

Se ainda quiserem podem instalar um poste de madeira, que será seu, e onde todos os operadores fazer a transição. O poste a utilizar deve cumprir as mesmas normas que o utilizados pelos operadores.

Normalmente nos projectos de ited (pensados com pés e cabeça) tem essas coisas previstas
  8.  # 15

Colocado por: BigmouseEm teoria as operadoras deviam fazer esse serviço. Mas na prática só com queixas na ANACOM é que vão fazer.

Daquilo que tenho visto, quando se pede o serviço da meo, normalmente fazem a ligação.

Depois em relação aos postes temos duas variantes. Os postes normalmente de madeira são propriedade da meo. Os outros, Vodafone, nos,..., Para não terem de criar uma nova infraestrutura física, de entraram em acordo com e eredes e pagam uma renda para utilização do postes de distribuição de energia.

Numa reabilitação ou nova instalação, para evitar todos estes problemas, deixa um tubo da CVM até a cada limite de propriedade, se tiver postes junta do limite deixa um junto ao poste de madeira e outros junto ao de electricidade (na prática não devia ser feita a transição aérea subterrânea no mesmo).

Se ainda quiserem podem instalar um poste de madeira, que será seu, e onde todos os operadores fazer a transição. O poste a utilizar deve cumprir as mesmas normas que o utilizados pelos operadores.

Normalmente nos projectos de ited (pensados com pés e cabeça) tem essas coisas previstas
    Eu queixo-me do preço das operadoras, mas nesta questão específica tive sorte. O Instalador do ITED deixou-me a caixa junto ao muro no chão. Por mera coincididencia na semana seguinte andaram a instalar nova rede de fibra e os instaladores colocaram um poste mesmo encostado a minha caixa ( eu não tinha feito qualquer pedido de internet). Na semana passada o instalador veio colocar internet a mim e ao vizinho da frente ( do outro lado da estrada). No meu caso foi só ligar o fio a caixa. No caso do vizinho colocaram um novo poste junto a caixa ( a equipa do poste era distinta do instalador e veio uns dias antes. Não faço ideia se o vizinho teve de pagar o poste).
  9.  # 16

Era bom, como exemplo, termos essa informação do vizinho. Que operadora é que foi instalada.

Colocado por: HAL_9000Eu queixo-me do preço das operadoras, mas nesta questão específica tive sorte. O Instalador do ITED deixou-me a caixa junto ao muro no chão. Por mera coincididencia na semana seguinte andaram a instalar nova rede de fibra e os instaladores colocaram um poste mesmo encostado a minha caixa ( eu não tinha feito qualquer pedido de internet). Na semana passada o instalador veio colocar internet a mim e ao vizinho da frente ( do outro lado da estrada). No meu caso foi só ligar o fio a caixa. No caso do vizinho colocaram um novo poste junto a caixa ( a equipa do poste era distinta do instalador e veio uns dias antes. Não faço ideia se o vizinho teve de pagar o poste).
  10.  # 17

Há milhares, ou milhões, de casas, onde a Meo fez ligação de internet, fibra ou o que seja, sem sequer ter caixas na rua ou tubagem.
  11.  # 18

Hoje em dia não são permitidas entras aéreas diretamente nas instalações.

A entrada dos operadores deve obrigatoriamente realizada através da CVM ou da CAME.

Edit: em instalações novas (>2009)
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  12.  # 19

Colocado por: Bigmouse. Que operadora é que foi instalada
    A MEO. O vizinho até tem 2 postes encostados ao muro dele. O poste original que estava na extrema errada do muro e o novo poste junto à caixa do ITED. Não percebi foi porque que o vizinho não colocou a caixa junto ao poste existente.

Não tenho confiança com este vizinho em particular, caso contrário colocaria a informação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bigmouse

0.0223 seg. NEW