Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes,

    Nas traseiras do prédio existe uma garagem com variás boxs lá dentro.
    Eu sou proprietario de uma dessas boxs.
    Recentemente tive um problema no portão pelo que vou ter que o subtituir.
    Mantendo dentro do possivel a cor do portão antigo, gostaria de saber se posso mudar o portão sem perguntar nada ao condominio.
    ou preciso de ter autorizaçao para muda o portão da minha box?

    Desde ja o meu muito obrigado
  2.  # 2

    Pode mudar, não necessita de autorização.
  3.  # 3

    Se os seus vizinhos considerarem que irá haver uma alteração estética significativa (Artº 1422º CC) poderão criar problemas. Porque não contacta o administrador informalmente para saber qual a posição dele?

    Artigo 1422.° - Limitações ao exercício dos direitos
    1- Os condóminos, nas relações entre si, estão sujeitos, de um modo geral, quanto às fracções que exclusivamente lhes pertencem e quanto às partes comuns, às limitações impostas aos proprietários e aos comproprietários de coisas imóveis.

    2- É especialmente vedado aos condóminos:
    a) Prejudicar, quer com obras novas, quer por falta de reparação, a segurança, a linha arquitectónica ou o arranjo estético do edifício;
    ...
  4.  # 4

    Falei informalmente com o administrador e o mesmo disse me que nao haveria problema por ele.
    Só me queria salvaguardar caso quisessem implicar.
    Concordam com este comentário: BoraBora
  5.  # 5

    O administrador não manda. Representa y administra o prédio. A lei do condomínio não pode sobrepor-se à lei geral.
  6.  # 6

    Então, se o portão até já tem alguns anos, e não encontra igual?
    • rpvaz
    • 27 julho 2022 editado

     # 7

    o portao ja tem mais de 30 anos, ninguem o arranja e nao há a venda pelo que vou ter que substituir.
  7.  # 8

    Colocado por: rpvazo portao ja tem mais de 30 anos, ninguem o arranja e nao há a venda pelo que vou ter que substituir.

    com 30 anos...Não será deste género?
  8.  # 9

    Colocado por: rpvazBoas tardes,

    Nas traseiras do prédio existe uma garagem com variás boxs lá dentro.
    Eu sou proprietario de uma dessas boxs.
    Recentemente tive um problema no portão pelo que vou ter que o subtituir.
    Mantendo dentro do possivel a cor do portão antigo, gostaria de saber se posso mudar o portão sem perguntar nada ao condominio.
    ou preciso de ter autorizaçao para muda o portão da minha box?

    Desde ja o meu muito obrigado


    Meu estimado, os conceitos «linha arquitectónica ou o arranjo estético do edifício» só se aplicam ao exterior do edifício. Com as devidas alterações, vide aqui: https://apropriedadehorizontal.blogspot.com/2022/03/alterar-porta-da-fraccao-autonoma.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 10

    Colocado por: happy hippys conceitos «linha arquitectónica ou o arranjo estético do edifício» só se aplicam ao exterior do edifício.

    e quando há repercussões para as zonas comuns do predio? portas de patim, etc...
  10.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradas
    com 30 anos...Não será deste género?


    é exatamente igual a esse.
  11.  # 12

    Colocado por: happy hippy

    Meu estimado, os conceitos «linha arquitectónica ou o arranjo estético do edifício» só se aplicam ao exterior do edifício. Com as devidas alterações, vide aqui:https://apropriedadehorizontal.blogspot.com/2022/03/alterar-porta-da-fraccao-autonoma.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas


    estive a ler esse artigo.
    no artigo diz "quanto às limitações relativas à estética do edifício, é evidente que apenas se aplicam aos elementos da fracção autónoma visíveis do exterior" assume se entao que se for no interor do predio nao ha qualquer tipo de problema
 
0.0110 seg. NEW