Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos no fórum,

Vou remodelar um apartamento (cerca de 120m2) e vou colocar tecto falso em todas as divisões, por onde vai passar tudo o que é canalização, tubos e cabos.

Pretendo colocar no tecto falso 2 mantas de lã de rocha com papel kraft cruzadas, cada uma com 6cm 70kg/m3.

Inicialmente pensei em ter a lã de rocha assente no tecto falso e por cima dela ficaria toda a tubagem/canalização. Em conversa com o empreiteiro foi-me sugerida colocar a lã de rocha presa ao tecto real e toda a tubagem/canalização por baixo.

Sinceramente não sei qual é a melhor opção, vejo vantagens e desvantagens nas duas abordagens.

Procurei no fórum mas não consegui encontrar nada que me ajudasse a responder a esta questão em particular, por isso venho perante vós pedir aconselhamento.

Se for preciso mais detalhes não hesitem.
  2.  # 2

vai aplicar o isolamento, por questoes acusticas (para estar a pensar usar PN70), presumo. Se sim, aplique directamente na laje de tecto. poruqe duas mantas isso é complicar.

Se o caso é para isolamento termico, já seria de poutra forma, mas também só interessa se for ultimo piso do predio.
  3.  # 3

Pedro obrigado pela sua resposta.

A ideia é aplicar tanto por isolamento térmico como acústico. O apartamento é um 7º andar num edifício com 14.

Se entendi bem, para isolamento térmico seria melhor de outra forma. Pode elaborar por favor?
  4.  # 4

Colocado por: Zackariase entendi bem, para isolamento térmico seria melhor de outra forma.

Não precisa fazer nada. quanto a isso, confina com outros fogos/ areas climatizadas.

quer aplicar o isolamento acustico, porque? de que se queixa? aereos, de percussão? ambos..
    Esqueça a vertente termica.
  5.  # 5

Onde resido presentemente tenho imensos problemas com barulhos vindo dos vizinhos de cima e quero mesmo mitigar isso na nova casa.

A vertente térmica também é bastante importante, até porque estou a equacionar instalar PRH.

Segundo percebi então o melhor é aplicar directamente na laje to tecto e usar uma camada em vez de duas cruzadas. Sendo assim será melhor usar uma camada mais espessa e densa (por exemplo 12cm 140kg/m3)?

Outra questão: é melhor aplicar manta ou painel de lã de rocha?
  6.  # 6

aplique uma manta com diversas densidades, por exemplo a Sonodan plus 40, a forrar o tecto real.
    https://www.danosa.com/pt-pt/produto/sonodan-plus-autoadhesivo/?pdf&download
    Depois sobre o tecto falso, aplique uma manta de baixa densidade, 30 ou 40kg/m3, com uns 60mm de espessura.

Boa sorte.
  7.  # 7

Colocado por: Pedro Barradasaplique uma manta com diversas densidades, por exemplo a Sonodan plus 40, a forrar o tecto real.
    Depois sobre o tecto falso, aplique uma manta de baixa densidade, 30 ou 40kg/m3, com uns 60mm de espessura.

Boa sorte.

Pedro, tu que percebes da poda, há alguma dessas telas, preferencialmente autoadesiva que dê para rebocar direto de forma a diminuir a espessura necessária em reabilitação/melhoramento de paredes a separar fogos
  8.  # 8

ITICS com la de rocha....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  9.  # 9

Colocado por: Pedro BarradasDepois sobre o tecto falso,

Se tiver altura suficiente, aplique também pivots "acústicos" a meio dos varões de aço.
  10.  # 10

Colocado por: Pedro Barradasaplique uma manta com diversas densidades, por exemplo a Sonodan plus 40, a forrar o tecto real.

Boa sorte.

Obrigado pela sugestão, vou investigar melhor.

Colocado por: ricardo.rodrigues

Se tiver altura suficiente, aplique também pivots "acústicos" a meio dos varões de aço.

Nunca ouvi falar, podia mostrar algum exemplo?
  11.  # 11

Colocado por: Zackariasalgum exemplo?

Suspensão anti-vibrações acústicas tipo Perfisa P25

0.0144 seg. NEW