Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vou começar a projetar a minha casa, que conselhos posso ter de quem já construiu ?
    Temas :
    Materiais (vinílico)
    Recuperador de calor a pellets
    Piscina
    Zona de churrasco
    ETc…
  2.  # 2

Já anda aí um tópico sobre isso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

Esses temas, são tão pessoais, tão particulares e tão inerentes ao desenvolvimento da fase de projecto. que são para divagar, falar, discutir, decidir com o arquiteto que desenvolver o projeto consigo...

O que é bom para uns, não é para outros, o que correu bem nuns não é verdade noutros...
    Há uma miríade de opções...
    É daqueles discussões, que, acho que não faz sentido... Leia os outras discussões, aprenda, apreenda e tire as suas ilações.
    Boa sorte com essa empreitada!
  4.  # 4

-nao coloque claraboias.
    -faça janelas pequenas e nos lugares certos.
    -casa com dimensões honestas = menos euros - manutenção-menos energia para aquecer e arrecefer
    -aposte no conforto = aquecimento/arrefecimento
    -nao faça varandas
    -aposte no exterior da casa, a casa também se vive do lado de fora.
  5.  # 5

-nao coloque claraboias.

Alguma razão em particular?

Na minha futura casa terei uma casa de banho com claraboia, pois será a forma de ter luz natural.
    Qual a desvantagem, ou cuidados, em relação às claraboias?
  6.  # 6

Colocado por: TheEmperorAlguma razão em particular?
    São sempre pontos de entrada de humidade e de perdas térmicas. As boas são caras.

Também não sou fã. Mas não havendo alternativa...

Concordo com tudo que o Sirruper disse.

Perder tempo a pensar a casa, a otimizar em projeto. Áreas contidas, divisões essenciais, e no caso de moradia, integrar a casa no exterior.
    Concordam com este comentário: Sirruper
  7.  # 7

E com o tempo aquilo não acumula lixo no vidro? Se assim for também deve acabar por dar mau aspecto e não deve ser fácil de ir lá limpar como se faz com as janelas

edit: eu quero dizer lixo pelo lado de fora...
    • eu
    • 29 julho 2022

# 8

Eu faria uma casa mais pequena, com quartos mais pequenos (acabamos por passar pouco tempo no quarto e quase sempre na cama).

Teria mais cuidado com o sombreamento dos vãos no verão.

Faria uma melhor impermeabilização de um terraço.

Faria logo um furo de água e uma piscina.
    Concordam com este comentário: Sirruper
  8.  # 9

Colocado por: euEu faria uma casa mais pequena, com quartos mais pequenos (acabamos por passar pouco tempo no quarto e quase sempre na cama).

Teria mais cuidado com o sombreamento dos vãos no verão.

Olá, poderia desenvolver sff?
    Agora, depois de feito, quais acha que seriam as dimensões ideais dum quarto de casal? E dum quarto simples por exemplo? Que dimensões construiu? Como articulou os WCs nas zonas dos quartos?

Sobre o sombramento, que meteu? Que gostaria de ter metido?

Quanto mede a casa? E o terreno?

Se não for indescrição claro...
    Acho pertinente o feedback de quem já passou por isso, contado na 1a pessoa.
  9.  # 10

Os meus quartos de 4x3 são mais que suficientes. 12 m2 é a medida certa na minha opinião.

Fazia diferente:
    - mais tempo no projeto (ficamos deslumbrados com o 3d e só queria a coisa a andar depressa para ter aquela casa). Hoje teria tido mais calma e dedicada mais tempo a essa parte da construção.
    - mais cuidado com a impermeabilização das sapatas, mais rigor e se preciso fosse mais dinheiro
    - mais investimento no isolamento, sobretudo para o calor
    - portão de entrada de 4 metros. Fui parvo e deixei com 3,40 m para poupar no ferro. Foi asneira. Serve mas se fosse agora tinha 4 metros.
  10.  # 11

Colocado por: Casa da HortaFazia diferente:

Eu avisei, o Zé avisou... ;)
  11.  # 12

Colocado por: Casa da Horta- mais investimento no isolamento, sobretudo para o calor
    Provavelmente nem precisava de muito mais isolamento, talvez com menos pontes termicas ja tava melhor.
    • DR1982
    • 2 agosto 2022 editado

# 13

Ainda nao construi mas posso dar a minha opinião com base no apartamento, no que gosto e no que mudava:
    - Gosto de janelas de parede toda, nao sao nada eficientes mas trazem outra vida à casa que bao se consegue com as janelas de metro.
    - zona social e privada bem separadas, é complicado ter de ver TV no minimo para nao acordar quem dorme seja noite ou dia.
    - gosto de quartos pequenos, acho mais importante prever um espaço na sala para a tralha das crianças se for o caso.
    -Gosto de não ter muita arrumação, obriga a não acumular tralha.
    -Cozinha nao precisa de 1001 móveis, mais uma vez acho que so serve para acumular tralha que na verdade nao é necessário.
    -A varanda do quarto mesmo sendo apartamento vivia bem sem ela, nao a usamos para nada.
    -tambem estamos contentes de ter optado por poucos móveis, linhas direitas que se limpam facilmente, ou levantados o suficiente para limpar por baixo com facilidade ou completamente apoiados no chão
  12.  # 14

Colocado por: Pedro Barradaso ter muita arrum

Pois avisaram, mas na altura só queria ver a casa pronta para poder ver o resultado final. Foi um erro e por isso aqui deixo a informação para que outros o evitem. No entanto, refira-se que a minha casa foi feita como habitação secundária de fds, com custos controlados. É diferente de quem está a construir o sonho onde vai viver o resto da vida.

Colocado por: DR1982Provavelmente nem precisava de muito mais isolamento, talvez com menos pontes termicas ja tava melhor.

Não argumento mais nessa questão, podem ficar com a bicicleta (o DR não precisa, é verdade...), mas no meu teste altamente cientifico de colocar a mão numa parede que esteve ao sol, o verdadeiro quente vem do vidro. Não do caixilho e não da parede. A pedra da soleira está quente mas a superfície é irrisória quando comparada com o vidro....
  13.  # 15

Colocado por: DR1982Gosto de não ter muita arrumação, obriga a não acumular tralha.
    -Cozinha nao precisa de 1001 móveis, mais uma vez acho que so serve para acumular tralha que na verdade nao é necessário

Estou mais ou menos de acordo com tudo, exceto:

A verdade é que, às vezes, a tralha que a gente acumula vem a mostrar-se muito útil passado algum tempo. E há muitas coisas que sobram que teria muita dificuldade deitar fora. Por exemplo, tralhas que tenho lá guardadas, sobram parafusos, acessórios, bocados de tubo, calhas, fios... Quantas vezes não me evitaram já idas à loja...

Móveis de cozinha.... Imagino que o DR cozinhe pouco e tenha pouca loiça, tachos, acessórios, colheres disto e daquilo, formas de bolos, de pudins, tarteiras, facas para tudo, esmagador de alhos, de batata, tesouras, tábuas, tupperwares, panos, toalhas... :-)
  14.  # 16

Os meus 5 cêntimos após viver na minha casa:
    - não fazia cave (tenho uma cave onde está a area técnica com 40m2)
    - aumentava ligeiramente a cave (para acomodar a área técnica e para arrumação)
    - aumentava lavandaria e dispensa (após colocação dos móveis passou a ser um corredor sem espaço nenhum)

0.0183 seg. NEW