Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Venho pedir a vossa opinião/sugestão sobre o seguinte produto.

VÁLVULA DE RESPIRO INTERCALÁVEL

Ficha Técnica

A ideia será em vez de colocar as "tradicionais" chaminés para o exterior usar estas válvulas no esgoto do lavatório a jusante do sifão, não pretendo usar o habitual sifão do chão.

Alguém tem feedback desta solução, funciona? não existem cheiros?

Deixem-me as vossas opiniões e caso tenham alguma solução equivalente gostaria de ouvir.

Abraço e obrigado
  2.  # 2

Claro que funciona.

Não precisa de ser no lavatório. Basta uma de diâmetro 90, aplicada lateralmente e acima do tubo de queda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagodiaf
  3.  # 3

Tem que cumprir o que está no projeto.
    Se não concorda com o projeto, tem que pedir ao projetista para executar um projeto de alterações.
    Isso são válvulas de admissão de ar e podem ser aplicadas desde que estejam previstas no projeto.
  4.  # 4

Colocado por: ricardo.rodriguesClaro que funciona.

Não precisa de ser no lavatório. Basta uma de diâmetro 90, aplicada lateralmente e acima do tubo de queda.

Não vou ter tubo de queda, vai ser saídas diretas do WC para caixas no exterior da habitação.
  5.  # 5

Colocado por: PickaxeTem que cumprir o que está no projeto.
    Se não concorda com o projeto, tem que pedir ao projetista para executar um projeto de alterações.
    Isso são válvulas de admissão de ar e podem ser aplicadas desde que estejam previstas no projeto.

O projeto ainda não está em execução, mas queria saber se isto funciona para propor ao projetista a solução. Porque a solução por ele proposta é de fazer uma conduta para o telhado, que quero evitar para não ter ali um ponto de descontinuidade na cobertura.
  6.  # 6

Esqueça, servem apenas para desenrascar
  7.  # 7

Colocado por: tiagodiafPorque a solução por ele proposta é de fazer uma conduta para o telhado

Porque é isso que está regulamentado, tem que ter uma saída para o telhado.
    Isso são assuntos para discutir com o projetista, não é num forum.
  8.  # 8

não estou a ver porque os esgotos num rc a sair diretamente para caixas exteriores ( estas sim penso que devem ser sinfonadas), precisam de respiros a sair no telhado.
  9.  # 9

Colocado por: marco1não estou a ver porque os esgotos num rc a sair diretamente para caixas exteriores ( estas sim penso que devem ser sinfonadas), precisam de respiros a sair no telhado.

O prolongamento da rede até à cobertura é obrigatório por causa da ventilação da rede pública.
    A sifonagem nunca é nas caixas exteriores, o ideal é um sifão em cada aparelho.
  10.  # 10

Colocado por: Pickaxe
    O prolongamento da rede até à cobertura é obrigatório por causa da ventilação da rede pública.
    A sifonagem nunca é nas caixas exteriores, o ideal é um sifão em cada aparelho.
    ~

Vai ter sifão em cada equipamento sim, mas a ventilação da rede publica não depende da ventilação das habitações, a rede publica se bem executada tem os seus próprios sistemas de ventilação, não deve/pode depender da ventilação dos ramais domiciliários.
  11.  # 11

Colocado por: tiagodiafVai ter sifão em cada equipamento sim, mas a ventilação da rede publica não depende da ventilação das habitações, a rede publica se bem executada tem os seus próprios sistemas de ventilação, não deve/pode depender da ventilação dos ramais domiciliários.

Diga isso ao projetista.
  12.  # 12

Posso estar enganado, mas mecanismos de ventilação na rede pública, não são obrigatórios a não ser em zonas de acumulação de AR.
    Tens as caixas de corrente de varrer mas a sua finalidade não é a ventilação.
  13.  # 13

Porque não coloca as válvulas na tubagem que vai às caixas exteriores?

14.  # 14

Porque não existe acolhimento na lei em vigor
  15.  # 15

Colocado por: bettencourtnão existe acolhimento na lei em vigor

O tal regulamento que nem prevê mecanismos para promover eficiência hidrica, e que está para rever quase à 10 anos?

Se o projeto tiver desenhado VAA e o projetista assinado, não me parece que a Câmara vá levantar a lebre (é com o que estou a contar no meu projeto). E os gajos das águas só querem rever o que está no exterior, nas ligações à rua.
  16.  # 16

Depende há camaras que obrigam a inspeção antes de fechar roços e são muito rigorosos!

Pode ventilar a caixa com uma bengala no muro, mas é preferível ter os cheiros no telhado..
  17.  # 17

Colocado por: rjmpiresPorque não coloca as válvulas na tubagem que vai às caixas exteriores?

Fora ou dentro do edifício?
  18.  # 18

Colocado por: tiagodiaf

Fora ou dentro do edifício?

Fora
  19.  # 19

Colocado por: rjmpiresFora

Do lado de fora não faz falta.
    Concordam com este comentário: SrR, Varejote, RUIOLI
  20.  # 20

Colocado por: Pickaxe
    Do lado de fora não faz falta.