Iniciar sessão ou registar-se
    • jpp
    • 4 maio 2008

     # 1

    Boa noite a todos

    Vou em breve construir uma casa de campo no Minho e gostaria de partilhar convosco a ideia que tenho sobre ela e colher as V/ opiniões sobre a planta que está em cima da mesa.

    Face ao declive do terreno, a ideia original que surgiu foi assentar a casa "em estacas", aproveitando umas leiras que o terreno de 2.000 m2 tem.

    Ah. E já agora, parabéns pela organização do fórum e clima saudável que nele se vive.

    Como poderei inserir as plantas no fórum ?

    Cmp.
    JPP
    •  
      FD
    • 5 maio 2008

     # 2

    Olá e bem-vindo!

    Se estão em formato JPG ou similar (imagem) faça como diz aqui: https://forumdacasa.com/discussion/746/como-inserir-imagens-nas-discussoes/

    Se estão em formato PDF ou qualquer outro, utilize o RapidShare: http://www.rapidshare.com/
    • jpp
    • 6 maio 2008

     # 3

    Planta
    Alçados Nascente/Poente
    Alçados Norte/Sul
    • jpp
    • 6 maio 2008

     # 4

    Boa noite a todos, mas uma vez.

    Aqui estão as plantas, conforme prometido.
    Ocorre-vos assim à partida alguma ideia ou comentário ?
    Aguardo com expectativa, até porque ainda vou a tempo de fazer alterações.

    Cump.

    JPP
    •  
      FD
    • 6 maio 2008

     # 5

    Não me parece mal... deve ter uma boa vista, não? Tanta janela e tão grandes...

    Mas já aí vem o Pedro Barradas dizer que não cumpre com o decreto-lei qualquer coisa das acessibilidades, pelo menos assim parece ao meu olho destreinado ao ver aquelas casas de banho.

    Sala e cozinha numa só divisão, é isso? O sotão é para?
    Não são muitas casas de banho? Não é melhor reduzir a 2, sendo a social um pouco maior?
    Aqueles recantos na passagem da cozinha para o corredor é que não me parecem muito bem...
    • jpp
    • 6 maio 2008

     # 6

    Exacto (sala e cozinha numa só divisão) por se tratar de uma casa de campo e não de cidade, que exiga maior privacidade !!

    Quanto ao 1º andar é um mezanine e não sotão, com vista sobre a sala. As casas de banho é que de facto me estão a gerar mais confusão. Vou propor que a social fique no meio dos 2 quartos, fazendo um hall, aproveitando a ideia de uma planta que vi no https://forumdacasa.com/discussion/11/casas-pre-fabricadas/ colocado pelo "capelo" em 30-11-07.
    Mesmo assim fico com 3 casas de banho !! Será necessário ?
    Aqueles recantos também não gosto. Ideias para resolver o assunto ?
    Abraços
  1.  # 7

    ... sim a I.S. não cumpre o DL das acessibilidades... mas é resovivel se juntarem as duas Is. comuns...

    Também me parece q algumas zonas de circulação não cumprem as áreas de manobra requeridas.

    Relativamente ao projecto, não me desagrada o layout em planta, mas faria alguns ajustes... I.S. e casa das máquinas.
    Os alçados, simplesmente não me parecem consensuais com a planta. Também me parece apresentarem-se com demasiada volumetria.. e os vãos apresentam-se com uma composição ainda descontrolada... falta hierarquizar melhor essa fenestração e controlar melhor as zonas opacas e vazadas. Não existe ideia de projecto na solução formal volumétrica....
    • jpp
    • 7 maio 2008

     # 8

    Nova planta
    • jpp
    • 7 maio 2008

     # 9

    Boa noite e obrigado pelos V/ comentários (os do Pedro Barradas mais profundos e a necessitar de uma reflexão aprofundada !!)

    E assim parece melhor ? Este era o projecto original com a cozinha isolada da sala e apenas 2 casas de banho. A ideia agora seria optar por esta solução, ainda que melhorada com alargamento da largura da secção à direita de forma a que a cozinha cresça mais um pouco.

    Já agora, uma nota : no alçado nascente as janelas dos quartos vão até baixo (como as da sala) e a varanda estende-se da sala até ao último quarto num deck em madeira.

    Cump.
    •  
      FD
    • 8 maio 2008

     # 10

    Pessoalmente gosto mais deste. Mas a cozinha não fica demasiado pequena? Não seria melhor esquecer aquela pequena parede?
  2.  # 11

    Eu não gosto muito do telhado da sala-cozinha-mezanino!!

    Mas é igual ao meu!! Sei que é quase impossível fazer de outra maneira!! :):)

    Coisas da Casa
    • jpp
    • 9 maio 2008

     # 12

    Boa noite

    Gostaria de Vos ouvir dizer alguma coisa sobre o facto de parte da casa ficar assente em estacas ?
    Vantagens e inconvenientes.
  3.  # 13

    Quanto às estacas... não tenho nada contra.
    quanto à nova planta. Está melhor menos confusa.
    Faria as seguintes alterações.
    A i.s de serviço, ainda não cumpre o DL 163/2008, é só retirar a bancada e colocar lavatório suspenso e eventualmente reduzir o tamanho da banheira (verificar se é possível inscrever o circulo de 1,50m de diametro)

    Relativamente ao último quarto. Colocaria a porta de entrada do mesmo, no final do corredor, criando uma ante-câmara para a I.S. e perfazendo uma suite. Deste modo também se diminui o comprimento do corredor/circulação.

    Mais uma vez, aconselho a adoptar regras de proproção, funcionalidade e de estéctica para a fenestração (vãos exteriores)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpp
 
0.0108 seg. NEW