Estou a ponderar pintar as telhas da casa de branco com a ideia de refletir um bocado do calor que parece ficar acumulado no sótão, mas como nunca vi telhas pintadas em Portugal, questiono-me se será legal pintar?
Para isso ficar em condições, vai ser um dinheirão ( se não quiser ficar com isso tipo vaca malhada passados 2 anos) para a pouca ou nenhuma eficiência dessa operação. Não consegue aplicar um isolamento em condições? por debaixo das telhas/ desvão, sobre o tecto dos compartimentos de habitação,
Sinceramente... não recomendo... pelas razoes que descrevo, mas principalmente pela termica, mesmo que que seja algo eficiente face a radiação solar.. então e o resto, as perdas térmicas.... as trocas termicas, em particular durante a condição de inverno e período nocturno.
De certeza que.. não é barato... alem da tinta todos os trabalhos de preparação do suporte.. deve ficar bem mais caro que uma la mineral de 100mm, estendida sobre a laje de esteira.
Mas quem quiser "comer gelados com a testa", que esteja à vontade.
Nem estava a considerar tintas "especializadas" para isso, era só mesmo mudar a cor com uma tinta exterior barata, seria mesmo alternativa a cobrir o interior com lã de rocha. Nas bermudas pintam os telhados de branco com cal para refletir os UV de modo a esterilizar a água que fica lá depositada.
.... há gelados para ricos e gelados para pobre... ;)
Nas bermudas, que eu saiba, não faz frio, nem existem amplitudes térmicas enormes entre o dia e a noite, como em Portugal... ou seja com o branco naquelas chapas de zinco simples, sempre consegue diminuir a temperatura superficial...
Tenho um arrumo coberto com telha lusa, que eu pintei com tinta branca "pele elástica" da S*ka e está a aguentar-se muito bem, já lá vão meia dúzia de anos.