Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho de substituir algumas lajetas da minha entrada e já tenho o material necessário, tanto as lajetas como o cimento cola.

    Surgiu-me entretanto uma dúvida, se deveria fazer o enchimento das juntas com o mesmo material ou se devo utilizar cimento para esse fim. Há dois motivos para a minha questão, preço do material, pois ainda são muitas juntas a reparar e tenho receio que ao secar o cimento cola retraia e fissure.

    Para a mistura do cimento qual a relação de cimento e areia que devo utilizar?

    O cimento cola que comprei é este:
      IMG_20220803_192849.jpg
      IMG_20220803_192819.jpg
  2.  # 2

    Acho que vai ter dissabores com esse cimento cola. O Xisto/ardósia é um material muito sensível às variações de temperatura durante o dia e sofre dilatações e contrações significativas, o adesivo tem que ser compatível com esta falta de estabilidade dimensional. A weber julgo que recomenda o flex XXL para esse efeito.
  3.  # 3

    Colocado por: Vítor MagalhãesAcho que vai ter dissabores com esse cimento cola. O Xisto/ardósia é um material muito sensível às variações de temperatura durante o dia e sofre dilatações e contrações significativas, o adesivo tem que ser compatível com esta falta de estabilidade dimensional. A weber julgo que recomenda o flex XXL para esse efeito.


    Percebi, isso posso verificar e trocar. Quanto às juntas, devem ser feitas com cimento? Relação cimento/areia?
  4.  # 4

    Faz a mistura de cimento e areia, sem água. Depois varre pelos sítios para preencher as juntas, um orvalho de água e está feito.
    •  
      taunus
    • 4 agosto 2022 editado

     # 5

    Colocado por: luisrdsFaz a mistura de cimento e areia, sem água. Depois varre pelos sítios para preencher as juntas, um orvalho de água e está feito.


    Bom dia,

    Mais uma ajuda aqui por favor.

    Pelo preço e para não andar com areia e cimento, para as juntas vou comprar argamassa já preparada. Qual a indicada?

    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Construcao/Argamassas/Regularizacao-nivelamento-pavimentos/WPR_REF_15866844

    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Construcao/Argamassas/Rebocos-revestimentos/WPR_REF_82959278

    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Construcao/Argamassas/Rebocos-revestimentos/WPR_REF_82924116

    Outros?

    Desculpem mas só da Secil existem não sei quantas argamassas e francamente não sei qual escolher.
  5.  # 6

    Desculpem, é importante a vossa ajuda pois amanhã de manhã vou fazer este trabalho e hoje ao fim da tarde vou comprar o material. Existem dezenas de referências e já nem consigo interpretar as designações. Só quero um saco de argamassa :(

    Além das que coloquei anteriormente também encontrei estas:

    https://casapeixoto.pt/construcao/cimentos/argamassas-prontas/19289-argamassa-p-junta-pedra-bege-escuro-25kg

    https://casapeixoto.pt/construcao/cimentos/argamassas-prontas/19312-argamassa-regularizacao-pavimento-arp-1625kg
  6.  # 7

    taunus, colocar argamassa pronta a servir de juntas em pedra natural é um risco pela mesma razão da escolha do cimento cola ter de ser criteriosa. Eu falava com a Weber.
  7.  # 8

    Colocado por: Vítor Magalhãestaunus, colocar argamassa pronta a servir de juntas em pedra natural é um risco pela mesma razão da escolha do cimento cola ter de ser criteriosa. Eu falava com a Weber.


    Argamassa de selagem WEBERTEC GROUT, foi esta a recomendação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
    •  
      taunus
    • 9 agosto 2022 editado

     # 9

    Regresso aqui para deixar o ponto da situação. Apesar de ainda não ter concluído o trabalho, só posso fazê-lo ao fds, estou satisfeito com o trabalho já feito. As pedras ficaram coladas de forma bem sólida e as juntas também ficaram bem. A Weber Grout é muito boa para estes trabalhos pois pode ser trabalhada de forma líquida, o que é bom para as juntas, solidifica bastante rápido e tem uma retracção muito pequena ou mesmo inexistente. Vamos ver agora o seu comportamento ao longo do tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 10

    Alguém sabe dizer-me o equivalente da Secil a Weberfloor Dur?
    Obrigado
  9.  # 11

    Colocado por: taunusequivalente da Secil a Weberfloor Dur?

    Não há. o SECILTEK - PLAN FORCE, tem prestações muito inferiores ao Webefloor Dur.
    Basta comparar os dados das fichas técnicas.
  10.  # 12

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não há. o SECILTEK - PLAN FORCE, tem prestações muito inferiores ao Webefloor Dur.
    Basta comparar os dados das fichas técnicas.


    Pois, nem são comparáveis em termos de preço. 3€ e tal contra 40€ e tal
  11.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não há. o SECILTEK - PLAN FORCE, tem prestações muito inferiores ao Webefloor Dur.
    Basta comparar os dados das fichas técnicas.


    Relativamente a esta questão Pedro, pode sugerir-me outra argamassa além da Weberfloor Dur para preencher algumas zonas de piso exterior e deixar despido. É que quase 50€ pela Weber é muita "massa". Será que o SECILTEK PLAN LEVEL 315 faz o efeito?
  12.  # 14

    não sei.
  13.  # 15

    Colocado por: taunus

    Relativamente a esta questão Pedro, pode sugerir-me outra argamassa além da Weberfloor Dur para preencher algumas zonas de piso exterior e deixar despido. É que quase 50€ pela Weber é muita "massa". Será que o SECILTEK PLAN LEVEL 315 faz o efeito?


    Porque não uma betonilha tradicional de cimento + água + areia?
  14.  # 16

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Porque não uma betonilha tradicional de cimento + água + areia?


    Não sei, tenho receio que não aguente a pressão do carro a passar, pois a camada pode ter em alguns sítios apenas 1cm de espessura.

    Qual é a betonilha tradicional já preparada da Secil?
  15.  # 17

    Eu referia-me a betonilha tradicional feita em casa (traço no chão ou betoneira), contudo, para 1 cm de espessura depende muito da base, se não for em cimento ou equivalente e bem consolidado, praticamente não consegue meter nada com essa espessura que aguente sem partir.
  16.  # 18

    Colocado por: Vítor MagalhãesEu referia-me a betonilha tradicional feita em casa (traço no chão ou betoneira), contudo, para 1 cm de espessura depende muito da base, se não for em cimento ou equivalente e bem consolidado, praticamente não consegue meter nada com essa espessura que aguente sem partir.


    A base está bem consolidada, é cimento... E que relação cimento/areia recomenda?
  17.  # 19

    taunus, pretende uniformizar toda a rampa/passagem do automóvel ou remendar?
    Relação areia/cimento "normal" é 3:1 (3 partes de areia e 1 de cimento) para ficar mais resistente pode ir aos 2:1), dependendo do enchimento pode usar outro agregado (brita normalmente).
  18.  # 20

    Colocado por: Vítor Magalhãestaunus, pretende uniformizar toda a rampa/passagem do automóvel ou remendar?
    Relação areia/cimento "normal" é 3:1 (3 partes de areia e 1 de cimento) para ficar mais resistente pode ir aos 2:1), dependendo do enchimento pode usar outro agregado (brita normalmente).


    Remendar... não vai precisar de brita pois o enchimento é pouco...
 
0.0221 seg. NEW