Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Estou a ponderar construir uma piscina, com uns 7x3 e cerca de 1,60m na parte mais funda.
    Já obtive alguns preços de construção, quer em betão quer em fibra. Neste momento tenho mais dúvidas em relação às despesas mensais/ anuais que uma piscina acarreta.
    Já me disseram que a nível de imi não faz muita diferença, pode aumentar uns 30€.
    A nível de eletricidade e custos de manutenção alguém pode dar a sua opinião?

    Obrigado
  2.  # 2

    Depende dos sistemas que instalar
  3.  # 3

    Pode ser mais específico?
  4.  # 4

    Vai gastar 50 paus por mês em coisas várias.
  5.  # 5

    Mesmo no inverno?
  6.  # 6

    Talvez? Se a diferença lhe faz diferença, devia reconsiderar se tem dinheiro para luxos como uma piscina de 20 metros quadrados.
  7.  # 7

    Obrigado pela resposta.
    Só por eu querer ter uma noção das despesas associadas a uma piscina, não quer dizer que não as possa suportar. Nem que fossem 5 euros. Eu quando gasto 5€ gosto de saber onde os gasto. Mas obrigado
  8.  # 8

    Paulo,

    Conforme foi referido depende do tipo de piscina, equipamentos/sistemas instalados.

    No meu caso, devido ao tipo de piscina (transbordo/infinity), sistemas (Sal) e exposição solar (muito elevada), as perdas de água por evaporação + limpeza dos filtros são significativas, mas tenho vizinhos em que este valor é substancialmente mais baixo.

    Uma vez mais, no meu caso, os custos com a manutenção em si, mais do que os produtos, é igualmente relevante.

    Estimo 250 euros/mês de Abril a Outubro e 50 nos restantes meses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulosousa89
  9.  # 9

    Colocado por: brbs0Paulo,

    Conforme foi referido depende do tipo de piscina, equipamentos/sistemas instalados.

    No meu caso, devido ao tipo de piscina (transbordo/infinity), sistemas (Sal) e exposição solar (muito elevada), as perdas de água por evaporação + limpeza dos filtros são significativas, mas tenho vizinhos em que este valor é substancialmente mais baixo.

    Uma vez mais, no meu caso, os custos com a manutenção em si, mais do que os produtos, é igualmente relevante.

    Estimo 250 euros/mês de Abril a Outubro e 50 nos restantes meses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paulosousa89


    Obrigado pela sua ajuda :)
  10.  # 10

    Fiquei curioso com tamanhos custos de manutenção, alguém pode detalhar os mesmos?
    Curiosidade…
  11.  # 11

    120 euros/mês para 1 visita semanal para esfregar fundos/paredes e aspirar a piscina.
    35 euros em redutor PH
    75 Água
    20 electricidade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
    • hangas
    • 8 agosto 2022 editado

     # 12

    Portanto mudando algumas variáveis…

    Se fizer o próprio a limpeza (há quem goste/não se importe)
    Se tiver água de furo
    Se já tiver painéis PV

    o custo resume-se a consumiveis de PH e limpeza.
  12.  # 13

    Eu coloquei uma piscina de 6x3 em fibra, com tratamento a sal, na parte mais funda tinha 1.80, pelo que a quantidade de agua nao será muito diferente.
    Gastava nos meses de julho e agosto cerca de 1 metro cubico por semana, piscina ao sol no algarve.
    Quanto a eletrecidade, posso dizer que era insignificante. Nao tinha gas em casa, portanto era tudo eletrico, moradia em banda com cerca de 160 metros quadrados e gastava cerca de 80 euros por mes no total.
    Como a agua de rede era boa, o regulador de PH so levava de 2 em 2 anos.
    O sal tambem nao e caro e colocava 1 vez ao ano, porque como preguicoso que sou, nao ia controlando, limpava eu a piscina e nunca a tapei, pelo que obviamente tinha mais trabalho a limpar (o que consome agua) e evaporava mais
    Pelo que se me perguntarem diria que uma piscina dessas, em manutencao custará uns 30/40 euros por mes, falo da minha experiencia pessoal e mantive-a sempre a trabalhar no inverno, a diferenca passa pelo numero de horas, que no inverno é muito menor, logo menos despesa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  13.  # 14

    Colocado por: zemvpferreiraTalvez? Se a diferença lhe faz diferença, devia reconsiderar se tem dinheiro para luxos como uma piscina de 20 metros quadrados.
    Que resposta mais descabida...Eu, felizmente e graças a trabalho meu e da esposa, temos condições para muitas piscinas, no entanto, acho pertinente e importante saber os custos associados a manutenção duma piscina. E quem melhor para aconselhar senão quem já os tem.
    Concordam com este comentário: AndreS, desofiapedro, NPRP, AiOGajo, Benur120
  14.  # 15

    Colocado por: BelhinhoQue resposta mais descabida...Eu, felizmente e graças a trabalho meu e da esposa, temos condições para muitas piscinas, no entanto, acho pertinente e importante saber os custos associados a manutenção duma piscina. E quem melhor para aconselhar senão quem já os tem.


    Mas eu conheço o cavalheiro, a zona onde ele mora, a temperatura média, o equipamento que vai instalar ou a vontade dele de esfregar paredes? Se a piscina é coberta ou não? Se é escura, clara ou infinity? 50 paus é o que a maioria da malta vai gastar todos os meses, mais ou menos 50%. Vale mesmo a pena ir mais a fundo do que isso? Não são 5 euros por mês mas também não são 500.

    Se o Paulo tivesse especificado melhor o seu sistema talvez tivesse feito uma estimativa melhor. Mas para uma primeira abordagem está despachado.

    Já agora meu caro, além de me dar na cabeça esqueceu-se de contribuir para o tópico. Quanto estima que o Paulo vá gastar por mês?
    •  
      AndreS
    • 8 agosto 2022 editado

     # 16

    Colocado por: diouf_matosEu coloquei uma piscina de 6x3 em fibra, com tratamento a sal, na parte mais funda tinha 1.80, pelo que a quantidade de agua nao será muito diferente.
    Gastava nos meses de julho e agosto cerca de 1 metro cubico por semana, piscina ao sol no algarve.
    Quanto a eletrecidade, posso dizer que era insignificante. Nao tinha gas em casa, portanto era tudo eletrico, moradia em banda com cerca de 160 metros quadrados e gastava cerca de 80 euros por mes no total.
    Como a agua de rede era boa, o regulador de PH so levava de 2 em 2 anos.
    O sal tambem nao e caro e colocava 1 vez ao ano, porque como preguicoso que sou, nao ia controlando, limpava eu a piscina e nunca a tapei, pelo que obviamente tinha mais trabalho a limpar (o que consome agua) e evaporava mais
    Pelo que se me perguntarem diria que uma piscina dessas, em manutencao custará uns 30/40 euros por mes, falo da minha experiencia pessoal e mantive-a sempre a trabalhar no inverno, a diferenca passa pelo numero de horas, que no inverno é muito menor, logo menos despesa.


    Julgo que esta seria a resposta mais parecida com a minha.

    Os custos de manutenção não são relevantes (electricidade, água, sal e um ou outro acessório que se estraga).
    O mais ingrato para mim foi a limpeza. Exigia demasiado tempo dedicado.
    Daí que comprei um robot de limpeza.

    Ainda equaciono colocar uma tela de cobertura, para evitar evaporação, feita por mim, pois as que encontro no mercado, são muito caras.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  15.  # 17

    Colocado por: zemvpferreira

    Mas eu conheço o cavalheiro, a zona onde ele mora, a temperatura média, o equipamento que vai instalar ou a vontade dele de esfregar paredes? Se a piscina é coberta ou não? Se é escura, clara ou infinity? 50 paus é o que a maioria da malta vai gastar todos os meses, mais ou menos 50%. Vale mesmo a pena ir mais a fundo do que isso? Não são 5 euros por mês mas também não são 500.

    Se o Paulo tivesse especificado melhor o seu sistema talvez tivesse feito uma estimativa melhor. Mas para uma primeira abordagem está despachado.

    Já agora meu caro, além de me dar na cabeça esqueceu-se de contribuir para o tópico. Quanto estima que o Paulo vá gastar por mês?
    Está a ver como afinal pode contribuir com dados relevantes para a discussão? Eu não sei quanto vai gastar por mês porque também não tenho essa experiência, daí o interesse no tópico. Apenas achei a sua resposta anterior...descabida.
    Encerro esta discussão para não poluir o tópico.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  16.  # 18

    Colocado por: brbs0120 euros/mês para 1 visita semanal para esfregar fundos/paredes e aspirar a piscina.
    35 euros em redutor PH
    75 Água
    20 electricidade
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hangas


    75€ água?

    A eletricidade vai depender se tem Painéis FV pode até ser custo 0
  17.  # 19

    Agradeço desde já a todos pelas respostas. Sei que o que partilhei foi muito vago, mas com as vossas respostas já deu para ter uma noção das coisas. Gosto sempre de ouvir a opinião dos outros.
    Sobre o assunto, a limpeza não me importo de fazer. E temos furo de água. Sobre os painéis FV é algo que tenho de me informar melhor (parece que quem aderiu pela EDP não está muito contente, mas sobre isso já devem haver outros tópicos).
    As telas de cobertura acredito que sejam caras, mas podem ser boas amigas no que diz respeito a limpeza, e a poupar água, apesar de termos furo, por isso é algo que vou ponderar.
    Agradeço a todos a colaboração, e se quiserem continuem a partilhar ideias, pois acredito que há mais pessoas interessadas no tema "será que é assim tão caro manter uma piscina?", e se há quem possa falar por experiência própria, ótimo.
    Obrigado
    Concordam com este comentário: Benur120
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diouf_matos, Benur120
    • alam_
    • 9 agosto 2022 editado

     # 20

    Tenho piscina 6x3 e de Maio a outubro gasto em média 80kWh de Eletricidade (motor 700w x 4h/dia) , é aspirada de 10 em 10 dias (não tem custos, só o trabalho de colocar o tubo e aspirador dentro da piscina quando está a filtrar) e cerca de 5-10€/mês para repor água.
    Um balde cloro dá para 1 ano. 40€.

    No inverno os custos são menos de metade..só ligo 2 horas o filtro e não é necessário repor água.
    Tenho a água cristalina todo o ano.

    Tem de haver o cuidado de controlar sempre o nível de cloro para não deixar alterar o PH.. o desleixo ou uma má manutenção é que levam a maiores custos.

    Edit: ao usar água de furo pode vir a ter maiores custos se for necessário acertar os parâmetros da água
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP, ricardofcorreia, Paulosousa89, Benur120
 
0.0209 seg. NEW