Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Recentemente adquiri uma casa na qual consta erradamente que um dos andares da casa está classificado como área bruta dependente erradamente o que afetou fortemente a avaliação da casa, gostaria de saber se é possível sem grandes gastos e demoras fazer a alteração para área bruta privativa sendo que esse mesmo andar tem janelas e inclusive acesso pelo interior da casa.

    Obrigado a todos
  2.  # 2

    quem é que lhe garante que foi erradamente?
    possivelmente esse andar não está no projeto aprovado como área habitável, poderá ser um aproveitamento de sotão á margem do projeto aprovado
    tem de consultar o projeto aprovado e ver efetivamente esses valores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gracilar123
  3.  # 3

    quem é que lhe garante que foi erradamente?

    A definição de área bruta dependente usada, define que aquela área não pode área bruta dependente por estar fechada e conter janelas, ou seja pela definição não poderá ser considerada arrumos.
    • size
    • 9 agosto 2022 editado

     # 4

    Colocado por: gracilar123
    A definição de área bruta dependente usada, define que aquela área não pode área bruta dependente por estar fechada e conter janelas, ou seja pela definição não poderá ser considerada arrumos.


    Por estar fechada e possuir janelas não implica que não possa ser classificada área bruta dependente.
    Área bruta dependente é uma área acessória, mesmo inserida na estrutura do mesmo imóvel, cuja utilização não está directamente ligada ao objectivo primordial do edifício.
    Não estará dividida em quartos, sala, cozinha, etc. ....certo ?
    Concordam com este comentário: gracilar123
  4.  # 5

    Certo, não tem qualquer divisão na planta existente, no entanto irá ter no futuro.
    • size
    • 9 agosto 2022

     # 6

    Colocado por: gracilar123Certo, não tem qualquer divisão na planta existente, no entanto irá ter no futuro.


    Se isso for viável, terá que o ser através de um projecto de alteração e, depois, sim, poderá passar a ser uma área privativa. Penso eu...
  5.  # 7

    gracilar

    compreenda uma coisa, esse andar até pode ter todas as condições de habitabilidade, RESTA é saber se está assim de origem ou no projeto original aprovado e legal. Até podia estar banhado a ouro mas não estar legal e portanto não entrou na definição de área bruta privativa
    confirme essa questão como já lhe disse.
  6.  # 8

    Percebo o que me diz, caso queira então fazer essa alteração passar de área bruta dependente para área bruta privativa, que documentação terei de apresentar e junto de que entidades consegue-me dizer?
  7.  # 9

    partindo do principio que isso será um sotão que consta no projeto inicial como área de arrumos
    pode não ser possivel legalizar como área habitável
    de qualquer forma teria que meter na camara um projeto de alterações.
  8.  # 10

    Colocado por: gracilar123Percebo o que me diz, caso queira então fazer essa alteração passar de área bruta dependente para área bruta privativa, que documentação terei de apresentar e junto de que entidades consegue-me dizer?

    É a única pessoa que eu conheço que quer aumentar o valor patrimonial da casa para pagar mais IMI.
    Concordam com este comentário: Bztracens
  9.  # 11

    depende
    pode querer vender e em termos de avaliação esse potencial sotão não é compatibilizado devidamente para o credito habitação.
  10.  # 12

    Colocado por: marco1depende
    pode querer vender e em termos de avaliação esse potencial sotão não é compatibilizado devidamente para o credito habitação.

    Para efeitos de avaliação bancária, a classificação das áreas na caderneta predial não tem interesse, são os avaliadores que fazem as suas medições.
  11.  # 13

    Marco1 trata-se do andar de rés do chão que supostamente é garagem apesar de nunca ter sido utilizado como tal, tem os mesmos m2 que o andar de cima que é área bruta privativa.
  12.  # 14

    Para efeitos de avaliação bancária, a classificação das áreas na caderneta predial não tem interesse, são os avaliadores que fazem as suas medições.


    Errado, é precisamente para me valorizar a casa perante a avaliação bancária. A avaliação bancária guiou-se pela caderneta predial e por isso levei uma chumbada na avaliação da casa pois o rés-do-chão não está como área bruta privativa
  13.  # 15

    A ideia passar por aumentar o valor patrimonial da casa para facilidade de acesso ao crédito.
  14.  # 16

    Colocado por: gracilar123Errado, é precisamente para me valorizar a casa perante a avaliação bancária. A avaliação bancária guiou-se pela caderneta predial e por isso levei uma chumbada na avaliação da casa pois o rés-do-chão não está como área bruta privativa

    O avaliador do banco considerou o R/C como garagem, não por você alterar a caderneta predial que o avaliador do banco altera a avaliação.
    Qual é a idade da casa?
    Existe projeto aprovado na câmara municipal?
  15.  # 17

    Colocado por: gracilar123A ideia passar por aumentar o valor patrimonial da casa para facilidade de acesso ao crédito.

    Pois, mas vai ter pouca sorte.
  16.  # 18

    A avaliação por parte do banco poderá vir condicionada, pelo facto de necessitar de alterar as áreas. A casa não tem qualquer projeto aprovado e não necessita de licença de utilização por ser um imóvel bastante antigo.
  17.  # 19

    Pickaxe

    o que vem escrito na caderneta predial é decorrente do que está efetivamente aprovado e da licença de utilização
    ora vá lá pedir ao avaliador que avalie algo que por exemplo na realidade tem 200 m2 mas são estão aprovados 120m2
    ou ainda que parte da casa tem está na licença de utilização como arrumos embora na realidade possa ser um quarto e por ai...
    portanto neste caso a gracilar tem mais é que meter um projeto se for possivel e passar essa garagem para área habitável.
  18.  # 20

    Era isso que queria saber marco1 se realmente é necessário apresentar projeto.
 
0.0168 seg. NEW