Iniciar sessão ou registar-se
    • bania
    • 15 fevereiro 2023

     # 1

    Agradeço os vossos bitaites! Mas a ajuda que procurava não a tive!:)
  1.  # 2

    Colocado por: baniaa ajuda que procurava

    Explique melhor qual a ajuda que procura, sff.
  2.  # 3

    Colocado por: rjmsilvaEssa casa parece uma sucessão de caixotes encostados.
    Concordam com este comentário:SS1128

    Parece uma casa feita com contentores :)
  3.  # 4

    A lareira está muito periférica...
  4.  # 5

    Colocado por: baniaAgradeço os vossos bitaites! Mas a ajuda que procurava não a tive!:)

    Ajuda sobre a cor e pedra. A casa do mica recebeu elogios pela conjugação dos castanhos, vale a pena ver. https://forumdacasa.com/discussion/62622/48/inicio-de-uma-nova-construcao/#Item_19
    Cinzentos já não se aguentam. Pedra não tenho ideia porque é solução que não aprecio.

    Agora, teve aqui sugestões de pessoas conhecedoras e que me parece estar a desprezar. Aqueles remates todos para impermeabilizar a cobertura é um convite a problemas sérios no futuro. São pequenas alterações que podem ir em telas finais (não atrasam o início da obra), de pequeno custo e poderia dormir mais tranquila. Aliás, nem sei se o construtor não irá sugerir fazer tudo à mesma cota.
  5.  # 6

    Colocado por: baniaVou colocar o projeto final, que acabou de ser aprovado na câmara.


    Olá, então já tem o projecto aprovado...

    Colocado por: baniaGostaria de obter alguma ajuda relativamente à côr e à pedra que iremos colocar, pois tenho a noção que está uma casa simples, não nos podemos esticar mais. A casa já tem uma dimensão considerável, uma vez que somos um agregado de 6 pessoas, tivemos de optar mesmo por algo simples. Mas gostava de dar um toque à estética exterior.
    Estamos inclinados em tons cinza, à mistura com um beje escuro talvez e o portão e porta de entrada côr de madeira. A pedra ainda não sabemos qual colocar.


    ...mas não definiu cores, materiais de revestimento, etc?

    O projecto foi sem isso definido? Como é possível?


    As questões que coloca são muito do foro pessoal, dos gostos, das impressões. Essas coisas deve ver com amostras reais dos materiais. Vá às lojas de materiais de construção, veja, experimente, teste. Faça combinações. Não perca tempo na internet.

    Ainda assim, acho que deveria tentar simplificar a morfologia do projecto. É uma forma cheia de tiques desnecessários, só servem para complicar a vida ao empreiteiro, que pesarão na sua carteira... e sem tirar proveito nenhum disso. Depois há coisas estranhas, para que precisa dum mega alpendre para o portão da garagem? Porque é que um dos quartos (quizás seja escritório) está virado para um espaço coberto? Porquê tantas saliências? Porquê platibancas a diferentes alturas? Parece-me que há demasiados alpendres, que contribuirão para escurecer partes da casa.

    Depois achava que teria mais lógica entrar em casa desde a garagem directamente para o Hall de entrada.
    Como tem entra para a zona do corredor dos quartos, não me parece que seja o ideal.
    Ao mesmo tempo permitia criar um espaço de hall, com tapete (linha verde), cabides, sapateira, etc... sem sentir que essas coisas estão ali no meio da sala.
    Se encurtasse um bocado a lavandaria, poderia aumentar ligeiramente a garagem também.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      01.JPG
  6.  # 7

    Colocado por: PickaxeEu quando vejo uma casa com a garagem dentro da envolvente exterior com isolamento térmico tiro logo a pinta ao arquiteto.
    Isso, o sandwiche, os cantos e cantinhos e platibandas, diz-me que esse arquiteto é muito fraquinho.
    Um arquiteto que saiba o que está a fazer consegue alterar isso, paga novo projeto, mas ainda ganha dinheiro.

    Colocado por: ricardo.rodriguesIsso é certinho. Só na simplificação das coberturas poupa uns milhares, e omitindo os painéis sanduíche, poupa muitas dores de cabeça.
    Isso dos cantos e recortes é simplesmente absurdo, quando se pretende poupar dinheiro ao DO.

    Adoro ver os comentários destes iluminados... sabem tudo, são os maiores, são uma perfeição e os outros nada sabem.
    O que gostava mesmo era de ver um projecto desta gente, só para ver a "qualidade" do profissionalismo lol
    Há projectos de supostos arquitectos que se acham muito capazes, que a única reação que uma pessoa tem é levar as mãos à cabeça, além da muito pouca praticabilidade dos mesmos e encarecimento em obra.
    Concordam com este comentário: Carolina1983
  7.  # 8

    Colocado por: PauloSu

    Adoro ver os comentários destes iluminados... sabem tudo, são os maiores, são uma perfeição e os outros nada sabem.
    O que gostava mesmo era de ver um projecto desta gente, só para ver a "qualidade" do profissionalismo lol
    Há projectos de supostos arquitectos que se acham muito capazes, que a única reação que uma pessoa tem é levar as mãos à cabeça, além da muito pouca praticabilidade dos mesmos e encarecimento em obra.

    Sem querer fazer papel de "advogado do diabo" a questão é que vê-se muito projeto chapa 5 aka a lei do menor esforço. Agora se o projeto tem o preço em concordância, isso são outros quinhentos.

    Depois, porque carga de água é que se continua a prescrever coberturas industriais em edifícios residenciais por exemplo? Acham que é mais barato? Que é melhor? Que é mais estético?

    E depois, quanto é que se gasta a mais no revestimento das platibandas em cima da cobertura que só é visível de avião?

    São estes pormenores que mostram a dedicação do projetista...

    Colocado por: baniaAgradeço os vossos bitaites! Mas a ajuda que procurava não a tive!:)

    Bania, na minha opinião teve a ajuda que necessitava sem ter ideia disso. Só na cobertura poupava muitos milhares de euros por exemplo.
  8.  # 9

    Colocado por: baniaAgradeço os vossos bitaites! Mas a ajuda que procurava não a tive!:)


    Os 3D, foram feitos por quem? Tem um aspecto muito amador...Esse software permite outputs com maior dignidade... Eu sei porque é o que utilizo.

    Que ajuda quer? Eu tb concordo, tem aí um projecto complicado sem mais valias... tudo o que os colegas já referiram, eu tb corroboro.

    Está fraquinho.. e este tópico, é uma novela ;)
    Podia ter um acoisa mais pragmática. menos onerosa, melhor!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  9.  # 10

    Colocado por: Vítor MagalhãesSem querer fazer papel de "advogado do diabo" a questão é que vê-se muito projeto chapa 5 aka a lei do menor esforço. Agora se o projeto tem o preço em concordância, isso são outros quinhentos.

    Depois, porque carga de água é que se continua a prescrever coberturas industriais em edifícios residenciais por exemplo? Acham que é mais barato? Que é melhor? Que é mais estético?

    E depois, quanto é que se gasta a mais no revestimento das platibandas em cima da cobertura que só é visível de avião?

    São estes pormenores que mostram a dedicação do projetista...

    Não vejo mal nenhum no uso de painel sandwich, desde que seja bem aplicado e há muitas formas de fazer a coisa, para não ficar com aspecto "industrial", além do baixo custo.
    É certo que este projecto merecia uma revisão na cobertura, de forma a simplificar o processo construtivo e redução de custos. Mas não há necessidade de vir para aqui com a arrogância de quem pensa saber tudo.
    Estes iluminados são os mesmos que gastam dezenas de milhares de euros em lajes de tecto em betão armado, sem utilidade nenhuma, além do peso exagerado e só servir para gastar dinheiro ao D.O. mas no entanto acham o painel sandwich uma aberração e muito caro.
    Eu consigo fazer uma habitação em que o piso de cima não seja habitável, sem recorrer a lajes de betão armado, com uns acabamentos muito bons em painel sandwich e com isolamento térmico excelente em tecto falso, e sim, com estrutura na zona da laje. Provavelmente com metade do preço de ter laje de betão armado com cobertura tradicional em telha ou cobertura plana.
    São opções... no entanto os "iluminados" acham que sabem tudo e que não há outros métodos de construção igualmente eficientes e eficazes.
    Mas no entanto a vossa preocupação está no custo das platibandas!
  10.  # 11

    Colocado por: PauloSuEu consigo fazer uma habitação em que o piso de cima não seja habitável, sem recorrer a lajes de betão armado, com uns acabamentos muito bons em painel sandwich e com isolamento térmico excelente em tecto falso, e sim, com estrutura na zona da laje.

    não entendi esta parte, o teto leva ou não laje?
  11.  # 12

    Colocado por: PauloSu
    Não vejo mal nenhum no uso de painel sandwich, desde que seja bem aplicado e há muitas formas de fazer a coisa, para não ficar com aspecto "industrial", além do baixo custo.
    É certo que este projecto merecia uma revisão na cobertura, de forma a simplificar o processo construtivo e redução de custos. Mas não há necessidade de vir para aqui com a arrogância de quem pensa saber tudo.
    Estes iluminados são os mesmos que gastam dezenas de milhares de euros em lajes de tecto em betão armado, sem utilidade nenhuma, além do peso exagerado e só servir para gastar dinheiro ao D.O. mas no entanto acham o painel sandwich uma aberração e muito caro.
    Eu consigo fazer uma habitação em que o piso de cima não seja habitável, sem recorrer a lajes de betão armado, com uns acabamentos muito bons em painel sandwich e com isolamento térmico excelente em tecto falso, e sim, com estrutura na zona da laje. Provavelmente com metade do preço de ter laje de betão armado com cobertura tradicional em telha ou cobertura plana.
    São opções... no entanto os "iluminados" acham que sabem tudo e que não há outros métodos de construção igualmente eficientes e eficazes.
    Mas no entanto a vossa preocupação está no custo das platibandas!


    Certo, e depois vai ter de reforçar o isolamento térmico, acústico (**), e possivelmente fazer uma estrutura secundária para suspender o teto falso para que este não ande a flutuar por causa da ventilação necessária ao painel sandwich.
    Ou seja, tem que fazer um trabalho bem feito e no final do dia isso custa tempo e acima de tudo dinheiro.


    (**) Não só por causa do barulho da chuva mas também por causa da dilatação dos materiais e os estalidos característicos.
  12.  # 13

    Colocado por: marco1
    não entendi esta parte, o teto leva ou não laje?

    Pelo que percebi faz as suspensões diretamente à estrutura que suporta o painel sandwich. Se for uma coisa assim para o uso de tirantes ou varão roscado.
    • bania
    • 16 fevereiro 2023

     # 14

    Boa tarde a todos

    Obviamente todos os comentários me deixam a pensar... no entanto, foi como expliquei mais acima, um novo projeto está mesmo fora de questão para nós. Eu vim à procura de opiniões mais para a parte estética da casa, côres, pedra, etc... sou mulher :) deparo-me mais com respostas que têm a ver com a parte técnica e entendo que seja inevitável para vocês, uma vez que estão ligados a essa área. Respeito e agradeço, não estou a menosprezar as vossas opiniões, embora algumas não as perceba, mas vou falar com o construtor sobre situações já faladas aqui e obter o seu parecer.
    Vou tentar esclarecer algumas situações. O módulo que está mais saído, já expliquei que é para encastrar os móveis da cozinha, interiormente gostaria de os ver à face com a parede. Foi elevado para dar um pouco de estética à casa. Não gostamos muito de casas de rés do chão, mas decidimos não ter um primeiro andar com receio de um dia mais tarde quando os filhos saírem, substituirmos algumas divisões. Por exemplo, o quarto muito pequenino do lado esquerdo ficar uma lavandaria, o primeiro quarto junto à churrasqueira, talvez fazer ligação com esta, etc... Sabemos que este quarto por exemplo, não fica tão bem como está e vai ficar um pouco mais sombrio, mas como queríamos muito a casa em L, teve que ser. Todas as divisões da casa vão ser utilizadas. O alpendre frente à garagem foi a nosso pedido, pois não estávamos a gostar da estética da frente da casa, então pedimos essa pala que vem da frente da sala, até à garagem. Assim a entrada também já ficou feita. E como somos um agregado de 6 pessoas, temos 4 filhos e o mais velho já tem 18 anos, até dá jeito para estacionar os carros que não fiquem dentro da garagem. Pensamos assim :)
    A ideia de entrar para dentro de casa da garagem para a sala é boa, mas a nossa lavandaria para já será na garagem e no nosso dia a dia é mais prático ter aquela entrada junto ao corredor dos quartos, os casacos etc, ficarão naquele roupeiro que está no corredor de acesso à cozinha. Somente a entrada das visitas será então pela porta da sala.
    Sei que as imagens 3D não são as melhores, mas são as possíveis! :)
  13.  # 15

    Diga ao seu arquiteto que as paredes entre a garagem e a casa tem que levar isolamento térmico, e com a espessura que tem isso não vai ser possível.
    A ver se ele na próxima já faz como deve ser.
  14.  # 16

    Colocado por: marco1não entendi esta parte, o teto leva ou não laje?

    Leva, estrutura em lsf de fácil montagem/aplicação.

    Colocado por: Vítor MagalhãesCerto, e depois vai ter de reforçar o isolamento térmico, acústico (**), e possivelmente fazer uma estrutura secundária para suspender o teto falso para que este não ande a flutuar por causa da ventilação necessária ao painel sandwich.
    Ou seja, tem que fazer um trabalho bem feito e no final do dia isso custa tempo e acima de tudo dinheiro.

    (**) Não só por causa do barulho da chuva mas também por causa da dilatação dos materiais e os estalidos característicos.

    Bem me parecia que não fazia a menor ideia do que eu estava a falar. Nem faz ideia de como funciona!
    Tecto falso fixo em estrutura lsf e isolamento térmico/acústico (lã rocha/mineral) por cima do lsf, com painel osb.
    Com isto não ouve barulhos nenhuns provenientes da cobertura e apresenta um óptimo isolamento, quer térmico como acústico. Lógico que a técnica construtiva conta com muitos outros pormenores, que nem adianta estar aqui a detalhar.
    Trabalho de fácil execução poupando muito em mão de obra e material.
    No entanto há muitas outras soluções para cada caso, é uma questão de estudar o que melhor se aplica.
  15.  # 17

    Colocado por: PickaxeDiga ao seu arquiteto que as paredes entre a garagem e a casa tem que levar isolamento térmico, e com a espessura que tem isso não vai ser possível.
    A ver se ele na próxima já faz como deve ser.

    Nada impede que a garagem tenha isolamento térmico, até porque o cliente pode ter interesse em ter uma garagem climatizada. Também existe portões de garagem com isolamento térmico.
    Por norma não se aplica por uma questão de economia de material isolante, mas fica ao critério de cada um.
    • bania
    • 16 fevereiro 2023

     # 18

    Colocado por: PauloSu
    Nada impede que a garagem tenha isolamento térmico, até porque o cliente pode ter interesse em ter uma garagem climatizada. Também existe portões de garagem com isolamento térmico.
    Por norma não se aplica por uma questão de economia de material isolante, mas fica ao critério de cada um.

    Sim, vamos ter piso radiante na garagem também.
  16.  # 19

    Colocado por: PauloSuTecto falso fixo em estrutura lsf


    Sem suporte em Varão roscado. Interessante... meta aí umas fotos, das fases de aplicação disso.
  17.  # 20

    Colocado por: PickaxeEu quando vejo uma casa com a garagem dentro da envolvente exterior com isolamento térmico tiro logo a pinta ao arquiteto.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Explique melhor esta frase, por favor?

    O que quer dizer com garagem dentro da envolvente exterior com isolamento térmico?
 
0.0282 seg. NEW