Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas ,preciso da vossa ajuda.Tenho uma moradia r/chão e primeiro e sótão com vigas de cimento e telha preta de cimento em qualquer isolamento. Agora o resultado,casa fria no inverno e quente no verão.Pretendo melhorar este estado ainda que se calhar por os euros escassearem.O que tenho em mente isolar as paredes exteriores com capoto e isolar o telhado ,o que me sugerem. Cumprimentos
  2.  # 2

    Atente também em melhorar o isolamento de portas e janelas e...se puder, aguarde pela nova «campanha» do Fundo Ambiental que virá mais mês, menos mês.
  3.  # 3

    Tem sido periódicas estas campanhas? Gostaria de aplicar em breve uns painéis fotovoltaicos. Abraços
  4.  # 4

    Colocado por: Sansoni7Atente também em melhorar o isolamento de portas e janelas e...se puder, aguarde pela nova «campanha» do Fundo Ambiental que virá mais mês, menos mês.
    As portas e janelas já estão em PVC com vidros duplos. o que desejava saber era que material utilizar e a que preço ficaria mais ou menos sendo que as paredes será uns 130 m2 e o telhado 80 m2 mais ou menos obrigado
  5.  # 5

    Vou seguir esta conversa porque a minha casa também tem telha preta. Já coloquei janelas novas e capoto. Agora só falta mesmo isolar o sotão/telhado (disseram que colocar tetos falsos ajudaria mas não se nota nada) porque ainda se mantém bastante calor (verão) ou frio (inverno).
    Qual o melhor material para o sotão/telhado?
    • nvale
    • 12 agosto 2022 editado

     # 6

    "Barato" e rápido, lã mineral estendida cruzada na placa.
  6.  # 7

    obraQuim, o sótão é habitável ou não?
    Caso seja habitável o isolamento deve ser colocado no telhado, caso não seja, coloque o isolamento na laje.
    Como referiu o nvale o isolamento 3B (bonito, bom e barato) será a lã mineral, 80, 100mm de espessura em rolo estendidas sobre a laje. Na eventualidade do sótão ser habitado então o isolamento depende muito do tipo de acabamento que tenha o telhado e como pretende que fique no final, caso a parte estética não seja problema eu optaria pela fixação de XPS às vigotas (colagem com adesivo especifico).
    Concordam com este comentário: nvale
    Estas pessoas agradeceram este comentário: obraQuim
  7.  # 8

    Colocado por: Vítor MagalhãesobraQuim, o sótão é habitável ou não?
    Caso seja habitável o isolamento deve ser colocado no telhado, caso não seja, coloque o isolamento na laje.
    Como referiu o nvale o isolamento 3B (bonito, bom e barato) será a lã mineral, 80, 100mm de espessura em rolo estendidas sobre a laje. Na eventualidade do sótão ser habitado então o isolamento depende muito do tipo de acabamento que tenha o telhado e como pretende que fique no final, caso a parte estética não seja problema eu optaria pela fixação de XPS às vigotas (colagem com adesivo especifico).
    Concordam com este comentário:nvale
    O sótão não é habitado mas tenho lá muita coisa e lixo também. Pergunto qual a diferença entre as duas sugestões que em tirar o calor/frio no primeiro andar e em termos de custo. Ninguém ainda comentou a minha outra interrogação acerca de colocar capoto nas paredes exteriores.Cumprimentos
  8.  # 9

    Que adesivo é esse?

    Colocado por: Vítor Magalhães(colagem com adesivo especifico)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: obraQuim
  9.  # 10

    Colocado por: BigmouseQue adesivo é esse?


    Um mástique compatível com XPS e EPS.
    Este por exemplo: https://quilosa.com/pt-pt/fastpro/60-segundos/
  10.  # 11

    Colocado por: obraQuim
    Fotos telhado
      telhado3.jpg
      telhado2.jpg
  11.  # 12

    Creio que com estas fotos seja mais facil darem-me esclarecimentos de que preciso Aguardo e agradeço a vossa ajuda Cumprimentos
  12.  # 13

    Colocado por: obraQuimCreio que com estas fotos seja mais facil darem-me esclarecimentos de que preciso Aguardo e agradeço a vossa ajuda Cumprimentos


    Pelo barato, se cobrir a laje do sotão com lã de rocha já ajuda a manter a temperatura da casa no Inverno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: obraQuim
  13.  # 14

    Colocado por: Sansoni7

    Pelo barato, se cobrir a laje do sotão com lã de rocha já ajuda a manter a temperatura da casa no Inverno.
    Obrigado.Isto ajuda pouco um leigo como é o meu caso.Gostaria de ter comparação entre a lã mineral colocada no piso e o XPS nas vigas diferença no preço e no isolamento e se optar pela lã o que teria de aplicar mais por poder uso esporádico para movimentar alguns arrumos Cumprimentos
  14.  # 15

    Se seguir aminha sugestão será impraticavel arrastar arrumos sobre a lã...a não ser que a cubra com algo, por exeemplo, aglomerado de madeira.
    Caminhar sobre a lã de rocha, uma vez por outra, pode.
    Ahhh...também sou leigo...mas tenho este tipo de cobertura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: obraQuim
  15.  # 16

    Obrigado como tem esse tipo de isolamento pode indicar qual o beneficio sentido no piso debaixo isto é diferença sentida menos calor e menos frio compensa ou assim assim.Cumprimentos
  16.  # 17

    Colocado por: obraQuimObrigado como tem esse tipo de isolamento pode indicar qual o beneficio sentido no piso debaixo isto é diferença sentida menos calor e menos frio compensa ou assim assim.Cumprimentos


    A casa tem aquecimento central e nota-se que conserva melhor a temperatura no Inverno
    No Verão, porque dissipa o calor com mais dificuldade devido á lã de rocha, torna-se também mais quente....em demasia para o meu gosto.
  17.  # 18

    O sótão não é habitado mas tenho lá muita coisa e lixo também. Pergunto qual a diferença entre as duas sugestões que em tirar o calor/frio no primeiro andar e em termos de custo. Ninguém ainda comentou a minha outra interrogação acerca de colocar capoto nas paredes exteriores.Cumprimentos
  18.  # 19

    Colocado por: obraQuimNinguém ainda comentou a minha outra interrogação acerca de colocar capoto nas paredes exteriores.

    Acho bem. se irá tirar paretido da melhora tiérmica associada, face o cusot/ beneficio associado, se pode pagar e o edifício permite esse tipo de intervenção, qual é a dúvida?


    Voce se meter o isolamento logo sobre a laje de tecto das zonas habitacionais, vai sentir log um amelhoria substancial. e face o custo / beneficio desse tipo de itnervenção é daqueles coisas que vale sempre apena.
    Concordam com este comentário: Sansoni7
    Estas pessoas agradeceram este comentário: obraQuim
  19.  # 20

    Colocado por: Pedro Barradas
    Acho bem. se irá tirar paretido da melhora tiérmica associada, face o cusot/ beneficio associado, se pode pagar e o edifício permite esse tipo de intervenção, qual é a dúvida?


    Voce se meter o isolamento logo sobre a laje de tecto das zonas habitacionais, vai sentir log um amelhoria substancial. e face o custo / beneficio desse tipo de itnervenção é daqueles coisas que vale sempre apena.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:obraQuim
    Obrigdo pela ajuda.No entanto é pouco para quem nada percebe do assunto como é o meu caso.
 
0.0203 seg. NEW