Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Comprei um terreno em 2018 e estou a construir, desde o inicio tive problemas porque foi feita uma divisao do terreno, e a area que comprei nao coincidia com o levantamento topografico.
    Apos procurar resolver a situação com o vendedor este mostrou me a planta de localização da divisao do terreno e chegamos a conclusao que eles tinham colocado mal as redes de vedações. Mas o lado do vizinho a Norte tem um declive e esta área nao conta na planta de localização de divisao de terreno nem na área do registo predial. Mas o vizinho a norte diz que aquilo é meu e que sou eu que tenho de limpar o declive muito acentuado, inclusive mostrou me os marcos antigos.
    Tenho a obrigação de limpar não estando aquilo incluido nas areas do registo predial do meu terreno?

    Agradeço a ajuda.
    • AMVP
    • 13 agosto 2022

     # 2

    Isto por aqui ha de tudo, terrenos que dao jeito a alguem e como tal vai de uso capiao, e depois ha estes...
    Claro que nao tem obrigacao de limpar o que nao e seu, mas is so o user tb sabe. A questao e a propriedade desse terreno, isso e que tem de ser esclarecido. O vizinho diz que e desse modo, o vizinho tem provas, documentais ou testemunhais (e melhor que sejam das primeiras, pois as segundas ha sempre mais risco)
  2.  # 3

    Colocado por: AMVPIsto por aqui ha de tudo, terrenos que dao jeito a alguem e como tal vai de uso capiao, e depois ha estes...
    Claro que nao tem obrigacao de limpar o que nao e seu, mas is so o user tb sabe. A questao e a propriedade desse terreno, isso e que tem de ser esclarecido. O vizinho diz que e desse modo, o vizinho tem provas, documentais ou testemunhais (e melhor que sejam das primeiras, pois as segundas ha sempre mais risco)


    Quando comprei o terreno, o antigo proprietário disse que o declive pertencia ao terreno, mas nas areas que está registado(2800m2) o que está na planta de localização de divisão de terrenos, não está incluído o declive. Com o declive vai para os 3300m2.
    A minha dúvida é que o declive nos papeis que eu tenho não me pertence. Mas a palavra do vizinho e do antigo proprietário diz que sim.

    Quando pus o projeto à câmara, tive de retirar o declive do projecto porque o levantamento topografico não correspondia à area do terreno.
    • AMVP
    • 13 agosto 2022

     # 4

    Colocado por: samueldMas a palavra do vizinho e do antigo proprietário diz que sim.

    Não é da zona, pois não?
  3.  # 5

    Colocado por: AMVP
    Não é da zona, pois não?


    Não
  4.  # 6

    Ninguém sabe responder ao certo como funciona nesta situação?
  5.  # 7

    Vamos lá ver umas coisas…
    O Samuel tem um levantamento topográfico do antigo proprietário ou só tem o registo da conservatória e foi você que mediu o terreno?

    Depois…
    O antigo proprietário disse-lhe que o declive é seu.
    Existem marcos a limitar a propriedade de cima.

    A conclusão que tiro…
    A conservatória está errada. Tem de acertar as áreas e limpar o que lhe pertence.

    Caso não houvessem marcos (nem a propriedade do antigo proprietário) poderia ser assumido que um declive de suporte de um terreno a cota superior pertença ao proprietário da cota superior.
    Neste caso, existem marcos… e a palavra do antigo proprietário.

    Abr.
    Boa sorte.

    Uma nota.
    Se esse declive alguma vez ficar instável prepare-se que o seu confrontante pode e deverá requere-lhe que re-estabilize e reponha as condições ou entre em acordo por área perdida…
    Abr…
  6.  # 8

    Colocado por: gil.alvesVamos lá ver umas coisas…
    O Samuel tem um levantamento topográfico do antigo proprietário ou só tem o registo da conservatória e foi você que mediu o terreno?

    Depois…
    O antigo proprietário disse-lhe que o declive é seu.
    Existem marcos a limitar a propriedade de cima.

    A conclusão que tiro…
    A conservatória está errada. Tem de acertar as áreas e limpar o que lhe pertence.

    Caso não houvessem marcos (nem a propriedade do antigo proprietário) poderia ser assumido que um declive de suporte de um terreno a cota superior pertença ao proprietário da cota superior.
    Neste caso, existem marcos… e a palavra do antigo proprietário.

    Abr.
    Boa sorte.

    Uma nota.
    Se esse declive alguma vez ficar instável prepare-se que o seu confrontante pode e deverá requere-lhe que re-estabilize e reponha as condições ou entre em acordo por área perdida…
    Abr…


    O terreno A e B foram divididos, o terreno B é o meu e está registado com 2787m2. O antigo proprietário colocou mal as redes quando foi feita a divisão do terreno e descobri quando fiz o levantamento topografico e as areas nao batiam certo com o registo predial. Foi me fornecido o documento da divisao dos terrenos e a parte do declive(pintei a laranja) não conta na área do registo predial.
    O que me está a dizer é que o antigo dono fez mal a divisão e que eu tenho de acertar as areas no registo predial?
    Anexo imagens a ver se ajuda.
    Obrigado
      IMG_20220816_141219.jpg
      IMG_20220816_140657.jpg
  7.  # 9

    Ajuda sim em parte.
    Atente que no registo original mais antigo não existe "L". - Poderia até ser dado o benefício da dúvida à escala.
    Mas...
    Há marcos.
    O Sr. topógrafo devia deixar de ser comodista e ter assinalado os mesmos na planta mais recente devidamente coordenados.
    Até o proprietário disse que o talude pertencia...
    Agora se deu jeito passar o levantamento por ali para não fazer acerto de áreas é outra coisa...
    Fica consigo de qualquer forma a responsabilidade dessa língua.
    Se quer acertar as áreas é consigo. Agora o que diz a confrontacão a Norte? "Sr. Manuel e terreno de ninguém"?...


    P.S. - Aliás essa divisão mais recente também não bate à esquerda com os limites do Gaiaurb... Just saying...
  8.  # 10

    Colocado por: gil.alvesVamos lá ver umas coisas…
    O Samuel tem um levantamento topográfico do antigo proprietário ou só tem o registo da conservatória e foi você que mediu o terreno?

    Depois…
    O antigo proprietário disse-lhe que o declive é seu.
    Existem marcos a limitar a propriedade de cima.

    A conclusão que tiro…
    A conservatória está errada. Tem de acertar as áreas e limpar o que lhe pertence.

    Caso não houvessem marcos (nem a propriedade do antigo proprietário) poderia ser assumido que um declive de suporte de um terreno a cota superior pertença ao proprietário da cota superior.
    Neste caso, existem marcos… e a palavra do antigo proprietário.

    Abr.
    Boa sorte.

    Uma nota.
    Se esse declive alguma vez ficar instável prepare-se que o seu confrontante pode e deverá requere-lhe que re-estabilize e reponha as condições ou entre em acordo por área perdida…
    Abr…


    O terreno A e B foram divididos, o terreno B é o meu e está registado com 2787m2. O antigo proprietário colocou mal as redes quando foi feita a divisão do terreno e descobri quando fiz o levantamento topografico e as areas nao batiam certo com o registo predial. Foi me fornecido o documento da divisao dos terrenos e a parte do declive(pintei a laranja) não conta na área do registo predial.
    O que me está a dizer é que o antigo dono fez mal a divisão e que eu tenho de acertar as areas no registo predial?
    Anexo imagens a ver se ajuda.
    Obrigado

    Colocado por: gil.alvesAjuda sim em parte.
    Atente que no registo original mais antigo não existe "L". - Poderia até ser dado o benefício da dúvida à escala.
    Mas...
    Há marcos.
    O Sr. topógrafo devia deixar de ser comodista e ter assinalado os mesmos na planta mais recente devidamente coordenados.
    Até o proprietário disse que o talude pertencia...
    Agora se deu jeito passar o levantamento por ali para não fazer acerto de áreas é outra coisa...
    Fica consigo de qualquer forma a responsabilidade dessa língua.
    Se quer acertar as áreas é consigo. Agora o que diz a confrontacão a Norte? "Sr. Manuel e terreno de ninguém"?...


    P.S. - Aliás essa divisão mais recente também não bate à esquerda com os limites do Gaiaurb... Just saying...


    Sim isso eu percebo, quem nao colocou o declive no levantamento topográfico foi o antigo dono quando dividiu os terrenos. A minha dúvida é que apenas comprei os 2787m2 e a gaiurb nao me deixa incluir aquilo no projecto porque nao corresponde à area predial. Pelos vistos vou ter de limpar uma area que nao posso incluir no projecto, e é isso que me deixa na dúvida e "chateado".
  9.  # 11

    Colocado por: samueldSim isso eu percebo, quem nao colocou o declive no levantamento topográfico foi o antigo dono quando dividiu os terrenos. A minha dúvida é que apenas comprei os 2787m2 e a gaiurb nao me deixa incluir aquilo no projecto porque nao corresponde à area predial. Pelos vistos vou ter de limpar uma area que nao posso incluir no projecto, e é isso que me deixa na dúvida e "chateado".
    O que estava para agora não conta nada...
    A gaiarurb aceita o que for dado pelo topógrafo devidamente justificado.
    Se existem marcos só tem é de os assinalar e coordenar.
    O mesmo do lado esquerdo. Porque é que o seu sombreado (cinza) não chega aquele limite (que faz sentido).
    O que comprou na conservatória podia (não estava!) actualizado.
    Agora cabe-lhe a si acertar (e a bronca) porque dependendo da quantidade de metros acertar pode ter de justificar com os proprietários vizinhos, etc...
  10.  # 12

    Colocado por: gil.alvesO que estava para agora não conta nada...
    A gaiarurb aceita o que for dado pelo topógrafo devidamente justificado.
    Se existem marcos só tem é de os assinalar e coordenar.
    O mesmo do lado esquerdo. Porque é que o seu sombreado (cinza) não chega aquele limite (que faz sentido).
    O que comprou na conservatória podia (não estava!) actualizado.
    Agora cabe-lhe a si acertar (e a bronca) porque dependendo da quantidade de metros acertar pode ter de justificar com os proprietários vizinhos, etc...


    O que está na gaiurb é a area correcta do registo predial, pedi para fazer novo levantamento topográfico com as areas certas da divisao de terreno. É o que está na linha a vermelho
  11.  # 13

    O antigo proprietario marcou mal as divisoes no terreno, e tive problemas por causa disso. No papel fez uma coisa, mas delimitou mal as redes porque queria ficar com uma parte do terreno que sltem uma boa ramada de kiwis, ao qual eu nao dou importância
  12.  # 14

    Não será a área correcta mas sim a coincidente!
    Que ao que tudo indica está errada...
    O que é a zona cinza?
    Se o que está a vermelho é a sua parcela (até aos marcos), só tem de a corrigir com o Lev. correcto, actualizar, finanças, conservatória e GaiaUrb.

    Pode dar-lhe umas dores de cabeça...
  13.  # 15

    A vermelho foi a area que os antigos proprietários dividiram do terreno no papel(area que está nas finanças), a cinza foi os marcos que eles marcaram no terreno no qual me baseei para vazer o levantamento topografico. A laranja está a area do declive que dizem me pertencer mas que não está nos papeis.
  14.  # 16

    Colocado por: gil.alvesNão será a área correcta mas sim a coincidente!
    Que ao que tudo indica está errada...
    O que é a zona cinza?
    Se o que está a vermelho é a sua parcela (até aos marcos), só tem de a corrigir com o Lev. correcto, actualizar, finanças, conservatória e GaiaUrb.

    Pode dar-lhe umas dores de cabeça...

    Mas para isso vou ter de pagar para adicionar uma area(declive) que o antigo dono nao incluiu na divisão do terreno
 
0.0192 seg. NEW