Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá amigos,

    vou construir uma casa de raiz e já sei bem definido o que quero. O arquitecto já fez um desenho que aprovei e, como tenho pressa, recomendou-me ao invés de um licenciamento normal, fazer um PIP e depois já iniciar a obra com uma comunicação prévia.
    Alguém já fez isto? Tem opiniões e conselhos a dar? Acham muito arriscado?
    A câmara é de Santiago do Cacém. Dizem ser muito demorado para licenciarem, sou novo na zona, não tenho conhecimento. Se alguém da zona souber mais.

    Agradeço se me puderem aconselhar.
    Muito obrigado
  2.  # 2

    O terreno está num loteamento aprovado?
    Se vai submeter um PIP já com a arquitectura e tem 200% certeza de que tudo está a cumprir com o RGEU e todos os termos de responsabilidade direitinhos, a comunicação prévia pode ser o caminho.

    Agora se houver alguma ponta por onde peguem pode atrasar.
    Qual é a CM já agora?


    Pequeno àparte... Se tem pressa, compre feito e depois vá remodelando...
    Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: deskmacpro
  3.  # 3

    Colocado por: deskmacproQual é a CM já agora?



    Colocado por: deskmacproA câmara é de Santiago do Cacém.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: deskmacpro
  4.  # 4

    Sim, o PIP vai já com a arquitetura bastante detalhada. O loteamento é da própria Câmara de Santiago do Cacém.


    Colocado por: gil.alvesO terreno está num loteamento aprovado?
    Se vai submeter um PIP já com a arquitectura e tem 200% certeza de que tudo está a cumprir com o RGEU e todos os termos de responsabilidade direitinhos, a comunicação prévia pode ser o caminho.

    Agora se houver alguma ponta por onde peguem pode atrasar.
    Qual é a CM já agora?


    Pequeno àparte... Se tem pressa, compre feito e depois vá remodelando...
    Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:deskmacpro
  5.  # 5

    O único conselho que posso dar de boa fé é que faça tudo possível e imaginável por deixar de ter pressa. Excesso de pressa, falta de orçamento e pensamento esperançoso são os três cavaleiros do apocalipse da construção. Se as licenças podem demorar, um construtor sem incentivos certos muito mais pode prendê-lo na lama. Sem falar em possíveis problemas que apareçam durante a obra. Tentar cortar cantos para ganhar tempo leva no mínimo a uma ansiedade desnecessária e no máximo a uma **** de uma casa no fim do processo.

    Arranje maneira de poder esperar o tempo normal. Empurre as coisas conforme possa, mas não demasiado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: deskmacpro
  6.  # 6

    os licenciamentos de construção nova costumam demorar em média quanto tempo? tenho um amigo que está há 2 anos no processo! Estou preocupado que leve tanto tempo.
    No caso dele é no Porto, uma reabilitação.
    É normal a câmara devolver muitas vezes o projeto e pedir alterações?
  7.  # 7

    De todo, alguém na equipa técnica fez porcaria nesse processo. Mesmo em Lisboa onde as coisas estão terríveis um processo normal demora 8 meses já com uma volta de pequenas alterações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: deskmacpro
  8.  # 8

    Colocado por: deskmacproos licenciamentos de construção nova costumam demorar em média quanto tempo?
    a pergunta para um milhão de euros. tanto podem demorar algumas semanas como largos meses ... há para todos os gostos
  9.  # 9

    Colocado por: deskmacproÉ normal a câmara devolver muitas vezes o projeto e pedir alterações?
    depende.
  10.  # 10

    Quando o processo não está claro, nem bem instruído , é normal pedirem elementos.

    Agora não sei que quer dizer com devolver o processo
  11.  # 11

    Colocado por: callinasuando o processo não está claro, nem bem instruído , é normal pedirem elementos.
    às vezes até bem instruído pedem quanto mais com problemas
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  12.  # 12

    obrigado amigos! ainda estou a pensar no que fazer. Toda a gente em Santiago do Cacém diz que os licenciamentos nunca saem antes de 2 anos! 2 anos!
 
0.0152 seg. NEW