Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Contratei um arquiteto para fazer o projeto para a construção de uma moradia em Mafra em Novembro/2021 e o valor que me foi passado foi 5.250 € do projeto e especialidades.

    No início deste ano, ele me enviou uma guia para pagamento da câmara de Mafra de cerca de 208 € para apresentação e apreciação do projeto.

    Além de pagar a guia, fiz o pagamento de 2.000 € ao gabinete de arquitetura, que foi a fatura que me enviaram para o primeiro pagamento.

    Há uma semana, me ligou a dizer que houve um aumento pela câmara de Mafra das taxas relativas às especialidades e algumas ficaram 50 euros mais caras, outras 75 euros mais caras e que no total são 750 € a mais e agora o projeto terá que ser aumentado para 6.000 €.

    Sou completamente leigo, então estive a pesquisar sobre as taxas (https://www.cm-mafra.pt/pages/550?folders_list_28_folder_id=144)
    mas não vi nenhum valor por especialidade.

    Liguei à câmara para perceber se esse aumento é justificável, mas a única coisa que disseram é que as taxas estão disponíveis no site e são públicas.

    Questiono se a primeira taxa de 208 € deveria ser realmente paga por mim e se o arquiteto não está a querer me enganar.

    Alguém sabe dizer se há alguma lógica no aumento de 750 € relativo à taxas para um projeto de construção pela câmara de Mafra de 2021 para 2022?

    Peço desculpas a falta de conhecimento no assunto e agradeço desde já.
  2.  # 2

    Colocado por: VerthandiNo início deste ano, ele me enviou uma guia para pagamento da câmara de Mafra de cerca de 208 € para apresentação e apreciação do projeto.

    É normal.



    Colocado por: Verthandialgumas ficaram 50 euros mais caras, outras 75 euros mais caras e que no total são 750 € a mais e agora o projeto terá que ser aumentado para 6.000 €.

    Não devem ser taxas, mas sim os engenheiros com quem ele trabalha q aumentaram os preços, tudo o q são taxas para instruir os processos recebe o respectivo recibo da câmara.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Verthandi
  3.  # 3

    Não devem ser taxas, mas sim os engenheiros com quem ele trabalha q aumentaram os preços, tudo o q são taxas para instruir os processos recebe o respectivo recibo da câmara.


    Obrigado pelo esclarecimento.

    Se calhar ele se referiu a isso como taxas para ser mais simples de entender e de facto se trata do aumento dos valores dos engenheiros.
  4.  # 4

    Colocado por: Verthandir e de facto se trata do aumento dos valores dos engenheiros.

    E que culpa tem você disso!? não contratou um valor global?
  5.  # 5

    Colocado por: VerthandiQuestiono se a primeira taxa de 208 € deveria ser realmente paga por mim e se o arquiteto não está a querer me enganar.
    sendo taxas camarárias sim são (deviam ser) pagas por si.

    estas confusões são uma das razões que deixo bem claro nas minhas propostas de orçamento que as taxas camarárias não estão incluídas e são da responsabilidade exclusiva do cliente.
    Concordam com este comentário: Peper87, Pedro Barradas, ricardo.rodrigues
  6.  # 6

    Colocado por: VerthandiAlém de pagar a guia, fiz o pagamento de 2.000 € ao gabinete de arquitetura,

    Pois, e o resto é para pagar todas as especialidades... Será que vai sair mais um projeto não compatibilizado, em que nem o DO, nem o Arq. tem oportunidade de perguntar/optimizar as soluções de engenharia (a começar pela estabilidade, que teria o potencial de poupar milhares de euros).

    Já mandou fazer algum estudo simples ao solo, ou o eng. "também não pediu"?
  7.  # 7

    Colocado por: ricardo.rodrigues
    Pois, e o resto é para pagar todas as especialidades... Será que vai sair mais um projeto não compatibilizado, em que nem o DO, nem o Arq. tem oportunidade de perguntar/optimizar as soluções de engenharia (a começar pela estabilidade, que teria o potencial de poupar milhares de euros).

    Já mandou fazer algum estudo simples ao solo, ou o eng. "também não pediu"?


    O DO é que tem de saber/pedir estudos ao solo entre outros? Anda a pagar aos técnicos para quê?

    Os DO's só têm alguma formação quando vêm primeiro ao fórum da casa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Colocado por: Varejote

    O DO é que tem de saber/pedir estudos ao solo entre outros? Anda a pagar aos técnicos para quê?

    Os DO's só têm alguma formação quando vêm primeiro ao fórum da casa.

    O meu engenheiro recomendou-me fazer um estudo ao solo para evitar dissabores. Os DO não têm de saber o que fazer, os técnicos contratados têm de informar os DO dos procedimentos e cautelas a tomar para que tudo vá correndo entre linhas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ricardo.rodrigues, zedasilva, Bragas V
  9.  # 9

    Colocado por: VarejoteAnda a pagar aos técnicos para quê?
    anda a pagar aos técnicos para fazer o que está acordado na proposta de honorários.. tudo que vai para além disso é o que é.
  10.  # 10

    Colocado por: Varejote
    O DO é que tem de saber/pedir estudos ao solo entre outros?


    Claro que tem que ser o eng. a pedir.

    Aqui, o que estava a querer salientar, é que com estes honorários, provavelmente o DO nem vai ter nenhuma conversa com nenhum dos eng. das especialidades, porque o dinheiro não paga o tempo disso (e muito menos, de o eng. estar a perguntar "coisas" ao DO, para poder adequar e fazer um projeto diferenciado).
  11.  # 11

    Colocado por: André PimentaO meu engenheiro recomendou-me fazer um estudo ao solo para evitar dissabores.


    Exatamente. o meu também...

    Explicou e pediu, nem que fosse um simples PDL. E deslocou-se ao terreno (ao sábado) para avaliar o solo in loco (como fiz PDL, contratei simultâneo uma retro para fazer uns buracos, e não se fazer o teste na camada de solo vegetal).
  12.  # 12

    Colocado por: antonylemosperguntar/optimizar as soluções de engenharia


    Em Odivelas, obrigam a ter tudo o que está abaixo. Desconsiderando o que assinalei a itálico, e que pode ser feito pelo Arquiteto, quanto "tempo" pode aplicar a equipa de engenharia para produzir isto tudo por apenas 3.000€??
    (risquei alguns itens, [que aposto] que não constam da proposta de prestação de serviços)

    Documentos/Projetos de Especialidades
    04.PRE_CERT_ENRG.pdf Pré-Certificado Energético
    04.PRJ_ACUS.dwfx Peças desenhadas projeto de condicionamento acústico
    04.PRJ_ACUS.pdf Peças escritas projeto de condicionamento acústico.
    04.PRJ_AG.dwfx Peças desenhadas projeto de rede predial de água
    04.PRJ_AG.pdf Peças escritas projeto de rede predial de água
    04.PRJ_ELECT.pdf Ficha eletrotécnica (potência igual ou inferior a 10.35 kVA) [Mais mini-projeto distribuição de energia elétrica para carregamento de viaturas elétricas]
    04.PRJ_ESG.dwfx Peças desenhadas projeto de redes prediais de águas pluviais e residuais
    04.PRJ_ESG.pdf Peças escritas projeto de redes prediais de águas pluviais e residuais
    04.PRJ_ESTAB.dwfx Peças desenhadas projeto de estabilidade que inclua o projeto de escavação e contenção periférica
    04.PRJ_ESTAB.pdf Peças escritas projeto de estabilidade que inclua o projeto de escavação e contenção periférica
    04.PRJ_ESTAL.pdf Projeto/Planta de Estaleiro
    04.PRJ_EXT.dwfx "Peças desenhadas do projeto de arranjos exteriores.
    04.PRJ_EXT.pdf "Peças escritas do projeto de arranjos exteriores.

    04.PRJ_GAS.dwfx Peças desenhas projeto de instalação de gás
    04.PRJ_GAS_1.pdf Peças escritas projeto de instalação de gás
    04.PRJ_GAS_2.pdf Certificação por entidade credenciada do projeto de instalação de gás
    04.PRJ_SCIE.pdf Ficha de segurança contra incêndios (modelo 202001 ANEPC)
    04.PRJ_TELEC.dwfx Peças desenhadas projeto de instalações de telecomunicações (ITED)
    04.PRJ_TELEC.pdf Peças escritas projeto de instalações de telecomunicações (ITED)
    04.PRJ_TERM.dwfx Peças desenhadas projeto de comportamento/conforto térmico (REH – Habitação)
    04.PRJ_TERM.pdf Peças escrfitas projeto de comportamento/conforto térmico (REH – Habitação)
    04.PRJ_VENT.dwfx Peças desenhadas projeto AVAC, com componentes de sistemas de ventilação, sistemas de climatização e sistemas de preparação de águas quentes
    04.PRJ_VENT.pdf Peças escritas projeto AVAC, com componentes de sistemas de ventilação, sistemas de climatização e sistemas de preparação de águas quentes

    Documentos Emissão de Licença de Obra
    06.PL_PSS.pdf Plano de Segurança e Saúde
    06.PL_RCD.pdf Plano de Prevenção e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição
  13.  # 13

    Torres Vedras idem. Inclui o riscado.
  14.  # 14

    Colocado por: ricardo.rodriguesEm Odivelas, obrigam a ter tudo o que está abaixo. Desconsiderando o que assinalei a itálico, e que pode ser feito pelo Arquiteto, quanto "tempo" pode aplicar a equipa de engenharia para produzir isto tudo por apenas 3.000€??


    Elenca tudo o que é normal em qq lado.
    O RCD, e a planta de estaleiro, quase nunca é exigido.
    A planta de estaleiro, deverá ser parte integrante do PSS.

    Já recebi propostas para elaborar isso tudo.. Bem mais baixas do que os 3000€.
    3000 €, parece me dentro do razoável. Sem incluir o projecto de avac/ ventilação.
  15.  # 15

    Planta de estaleiro é um dos elementos que constituem o Desenvolvimento do PSS
    O desenvolvimento do PSS é da responsabilidade do empreiteiro logo nunca deve ser cobrado ao DO
  16.  # 16

    Acho interessante o ponto de vista de que só se for caro é que é bem feito. Existem como em todas as profissões quem receba mais ou menos pelo seu trabalho. E igualmente bem feito. O que tem os honorários mais baixos não pode ser por ter investido maism na organização do seu trabalho? Que possa ter várias pessoas consigo a trabalhar e a otimizar tempo e recursos? Que com um simples telefonema ou videoconferência consiga poupar tempo a si e ao dono da obra?
    Eu pedi vários orçamentos e quis entregar o trabalho de arquitetura e especialidades em gabinetes diferentes. O que implica ambos terem que coordenar o seu trabalho.
    Não entreguei ao mais barato mas também não consegui entregar a quem pedia mais do dobro do valor.
    Acerca dos elementos que têm que ser apresentados pelo empreiteiro também é o dono da obra que os paga. Pelo menos no meu ponto de vista , fazem parte integrante do orçamento da obra.
  17.  # 17

    Colocado por: zedasilvaPlanta de estaleiro é um dos elementos que constituem o Desenvolvimento do PSS
    O desenvolvimento do PSS é da responsabilidade do empreiteiro logo nunca deve ser cobrado ao DO


    Pedem a planta de estaleiro... Para saberem se cobram ou não OVP... e quanto.
  18.  # 18

    Colocado por: Pedro Barradas

    Pedem a planta de estaleiro... Para saberem se cobram ou não OVP... e quanto.

    Mas o projetista é que decide qual é a ocupação que o empreiteiro pretende?
    OVP é da responsabilidade do empreiteiro. Se ele precisar apresenta o projeto e paga a licença
  19.  # 19

    Colocado por: carlota74
    Acerca dos elementos que têm que ser apresentados pelo empreiteiro também é o dono da obra que os paga. Pelo menos no meu ponto de vista , fazem parte integrante do orçamento da obra.

    Claro que é,por isso é que há empresas a cobrar 850€/M2 e outras a cobrar valores superiores
  20.  # 20

    Já agora, para os empreiteiros do fórum.
    Quanto vos custa o Desenvolvimento do PSS e assegurar as condições de HST para uma obra comum que dure 12 meses.
    Só o básico, já não falo em terem que apresentar todos os meses o relatório de HST ao Dono de obra
 
0.0188 seg. NEW