Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Mudei-me recentemente para uma casa em que o interruptor da casa de banho está ligado de forma meia estranha.

Na casa de banho tenho um interruptor com 2 botões. Um liga a luz da casa de banho e o outro liga o extractor de ar da mesma casa de banho.

Acontece que o primeiro botão liga a luz da casa de banho e o segundo o extractor de ar. Só que o segundo botão não está ligado da melhor forma, porque se tiver os 2 botões para cima a luz fica ligada mas o extractor desligado. Se tiver os 2 botões para baixo então a luz fica desligada mas o extractor ligado. Ou seja, não estão concordantes um com o o outro.

Junto uma fotografia da ligação do interruptor.

Agora pedia-vos uma ajuda, eu queria colocar os 2 botões concordantes um com o outro. Como devo fazer? Já agora, eu queria também que o primeiro botão fosse o do extractor de ar e o segundo botão fosse o da luz. Alguém me pode dizer como devo ligar os fios por favor?

Muitissimo obrigado.
  2.  # 2

• hangas
    • 20 agosto 2022 editado

# 3

Está ai um neutro (fio azul) cortado.
    Eu aposto que o proprietário anterior colocou ai um shelly para ter um timer no ventilador.

Ao sair retirou o equipamento e religou isso à paposeco. Isso parece também ser um comutador de escada a ser usado como comutador de lustre.

Do que dá para ver eu diria que deveria ser assim:

O fio preto que vem da parede deve ligar ao L1 (por exemplo), e depois o outro shunt com fio preto liga ao L2.
    Depois os castanhos liga ambos no respetivo 1 ou 2 consoante a posição do interruptor.

Edit: Não ligue o azul em lado nenhum e isole isso para que não toque na armadura do interruptor.
  3.  # 4

.
  4.  # 5

Com um busca polos procura qual dos condutores tem tensão. Tem de ter a iluminação e o ventilador desligados.

Esse condutor deverá ficar ligado L1 inferior ou superior.
    Depois faz um shunt entre o LÁ superior e inferior.

Depois liga os restantes condutores no ponto 1, um no lado direito e outro do lado esquerdo.
  5.  # 6

Experimente desta forma
      IMG_20220820_212812.jpg
  6.  # 7

Boa noite Hangas,

Obrigado pela tua resposta. Irei sim isolar o fio azul (obrigado pela recomendação).

Relativamente ao interruptor em si, fiz no Paint um esquema de ligação. Pode-me confirmar se é assim que se referia na sua resposta?

Muito obrigado
      luz2.png
  7.  # 8

Boa noite BigMouse,

Confesso que acabei por não perceber bem o que me quis dizer. Será que consegue fazer o esquema neste meu esquema do interruptor?

Muito obrigado
      luz3.png
  8.  # 9

É o esquema que fez, mas tem de ligar o condutor de chegada de tensão no L1. As restantes saídas devem ligar no mesmo número, um de cada lado

Colocado por: ZeMaria65Boa noite BigMouse,

Confesso que acabei por não perceber bem o que me quis dizer. Será que consegue fazer o esquema neste meu esquema do interruptor?

Muito obrigado
      luz3.png
  9.  # 10

Com um busca polos tem de encontrar qual o condutor que possui tensão, com os equipamentos delicados. Do que vejo deve ser o castanho do lado direito
  10.  # 11

Colocado por: BigmouseÉ o esquema que fez, mas tem de ligar o condutor de chegada de tensão no L1. As restantes saídas devem ligar no mesmo número, um de cada lado

Ou seja, o castanho que tiver tensão vai para o L1? Para onde vai o preto então, visto ter que fazer o shunt do L1 para L2?

Obrigado
  11.  # 12

Vai para a posição 1 do lado direito
  12.  # 13

Colocado por: BigmouseVai para a posição 1 do lado direito

Pode-me confirmar por favor se é o que está aqui neste esquema?

Obrigado
  13.  # 14

Obrigado
      luz4.png
    • hangas
    • 20 agosto 2022 editado

# 15

Sim, confirme qual é a fase permanente com busca polos.
    Mas eu aposto no preto. Isto porque só há um, e há dois castanhos o que me leva a crer que sejam os dos equipamentos (luz e exaustor).

Mas pode ter havido mexidas na caixa de derivação. Eu aposto que houve, pois foi passado um neutro para alimentar o suposto shelly, e quem o fez pode ter reutilizado os fios de acordo com o objectivo.

Quanto ao esquema, é quase isso, mas com ambos os castanho (se for o caso) no 1 ou ambos no 2.
  14.  # 16

Julgo não estar a dizer asneira, mas isso originalmente deveria ter apenas um botão simples pois o exaustor tem que ligar ao mesmo tempo que a luz.

Deve ter sido feita uma alteração para os separar para controlar o exaustor separadamente.
  15.  # 17

Se for o preto não consegue colocar em funcionamento separadamente os equipamentos. Um deles só irá funcionar quanto o outro também estiver.

Neste caso questiono zemaria, consegue ligar e desligar individualmente a Luz ou o ventilador?
  16.  # 18

Colocado por: BigmouseSe for o preto não consegue colocar em funcionamento separadamente os equipamentos. Um deles só irá funcionar quanto o outro também estiver.

Neste caso questiono zemaria, consegue ligar e desligar individualmente a Luz ou o ventilador?

Como está actualmente consigo sim individualmente ligar quer a luz quer o extrator.
  17.  # 19

Caro Hangas e Bigmouse,

Em primeiro lugar quero agradecer as vossas preciosas ajudas.

Após verificar, constata-se que realmente o que tinha tensão era o castanho que estava originalmente do lado direito. Ou seja, fiz com sucesso a ligação que coloco aqui.

Agora sim, está tudo direito! Não faço ideia o que o anterior dono andou para aqui a inventar, mas agora já está a funcionar direito!
    Muito agradeço as vossas ajudas, de coração!!

Bem haja!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
      luz42.png
  18.  # 20

Provavelmente o interruptor anterior que aí estava era daqueles com luz avisadora por isso ter aí o neutro.

0.0216 seg. NEW