Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Comprámos uma casa alentejana com necessidade de algumas intervenções, as quais pretendíamos fazer em grande parte com as nossas mãos, não só pelo desafio, mas também para poupar alguns euros. Estamos um pouco indecisos quanto ao estado do telhado em duas divisões e também na forma como intervir nas paredes. Picar até à pedra? Ou retirar o estuque/cal solto e reparar apenas as áreas onde se soltar? Junto algumas fotos para as vossas dicas/ideias/soluções e materiais a aplicar. Junto algumas fotos e agradeço antecipadamente.
      IMG-20220821-WA0005.jpg
      IMG-20220821-WA0044.jpg
      IMG-20220821-WA0041.jpg
  2.  # 2

    Isso é no alto Alentejo. Certo?

    Convinha pedir a consulta de um arquitecto ou engenheiro, com experiência em edifícios antigos.
    Para não fazerem asneiras, dispenderem verbas nos locais e da forma correcta.
    Estabelecer prioridades de intervenção. Ver o estado de conservação e diagnosticar as causas das patologias e recomendar as acções para minimizar ou sanear.
  3.  # 3

    Caro Pedro Barradas ,

    Agradeço a sua resposta.

    Sim, é no Alto Alentejo. Alguma dica para começar a intervenção para melhor descrever junto algumas fotos.

    Obrigado.
      IMG-20220821-WA0007.jpg
      IMG-20220821-WA0040.jpg
      IMG-20220821-WA0004.jpg
  4.  # 4

    Já repararam que a resposta mais comum a este tipo de dúvidas e a praticamente todo o tipo de dúvidas do fórum é "arranjem um arquitecto" "falem com quem sabe" "não inventem" . Para que serve este fórum afinal? é uma espécie de Linkdin? Não entendo...
  5.  # 5

    Colocado por: RickyFernandesNão entendo...

    Ricky, bem sei que anda chateado com a vida e o preço que lhe pediram pelos projectos para a reconstrução da casinha.. MAs caramba...

    Se eu, ou outros ( arquitectos e/ou engenheiros) assim respondem é porque há coisas que um profissional, só poderá responder indo ao local e ver inloco o que há e como está e como fazer...... ou ENTÃO, se lhe APETECER, dar um bitaite...

    EDIT: eu nem sequer consigo ver bem as imagens,. pois o Forum atualmente anda com um problema com os anexos.. so vejo uma carrada de "codigo".

    Tem aí coisas, patologias decorrentes desse tipo de revestimento de pavimento, que não deixa respirar/ evaporar o vapor de agua do solo... Fora claro está, problemas com humidades ascensionais e eventualmente derivado também das zonas de contacto com os predios vizinhos.. e os rebocos com cimento.. e ainda a somar a isso as lajes de tecto em lajes aligeiradas...
    Mais uma vez. as coisas necessitam de ser aferidas no seu devido contexto e desse modo serem prescritas as "receitas".
    Sabe ricky, os projectos, como deve pensar que servem ( para nada, para gastar dinheiro), não devem ser um monte de papeis e de burocracias... Antes pelo contrario, alem das coisas para a camara, as conversas, as opções de project e de pois para a obra é que fazem a diferença. O Bom técnico, interessado....


    Boas obras.
  6.  # 6

    Colocado por: RickyFernandesJá repararam que a resposta mais comum a este tipo de dúvidas e a praticamente todo o tipo de dúvidas do fórum é "arranjem um arquitecto" "falem com quem sabe" "não inventem" . Para que serve este fórum afinal? é uma espécie de Linkdin? Não entendo...


    É maturidade. Tudo precisa de um arquitecto ou de um engenheiro? Não. Mas antes dos presumíveis curiosos deste tópico mandarem abaixo algo que não devem (talvez em cima da própria cabeça com azar) é dinheiro bem gasto chamar alguém que ande em obras há umas décadas para rever o plano.

    Eu sentia-me à vontade em fazer aquela obra sem bitaites exteriores? Absolutamente, mas já fiz muitas obras em casas centenárias. E mesmo assim faço **** que não devia se tivesse juízo e contratasse um perito.

    Neste forum mandam-se opiniões com mais ou menos fundamentação, mas nenhum de nós visitou a casa. Sei lá eu em que estado estão as paredes? Sei lá eu como é a topografia à volta? O cheiro de humidades? Os sinais de caruncho? As obras mal feitas ao longo das décadas? Estas não são profissões virtuais. Não é chapa 4 como as típicas mantas de lã de rocha cruzadas no sotão que aparecem todas as semanas. É melhor que seja tudo revisto por quem sabe.

    (Dito isto pessoalmente livrava-me de todo o cimento tijoleira etc etc etc e tentava retornar essa casa a materiais naturais, por ser essa a graça dela. Mas sei lá se o Ricardo tem a pachorra e a carteira para isso)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, desofiapedro
  7.  # 7

    Colocado por: RickyFernandesJá repararam que a resposta mais comum a este tipo de dúvidas e a praticamente todo o tipo de dúvidas do fórum é "arranjem um arquitecto" "falem com quem sabe" "não inventem" . Não entendo...


    Já… porque é essa a resposta mais correcta a dar.

    O fórum não tem a vertente diy e muitos dos conselhos , informações e debates que por aqui vão passando, em alguns dos casos custariam uns bons euros.
    Existem situações que requerem especialidades e estas custam dinheiro.

    Isto não é nenhum LinkedIn, mas também não é a SCM
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  8.  # 8

    Carisimos,
    Muito bom dia a todos.
    Sou investidor com o RicardoPM nesta casa e creio que até agora não foram dadas mais opiniões por falta de apresentação de uma solução por nossa parte, parece que despejamos aqui um problema para alguém resolver, mas não é o caso, nada se resolve aqui, mas pode ajudar muito.

    Sabemos que a casa tem diversos problemas, aliás são amplamente visiveis nas fotos, mas de nada vale estarmos apenas a constatar factos e a criar uma discussão paralela que nada acrescenta ao pedido de opiniões e ajuda que necessitamos.

    Sabemos também que a intervenção profissional é sempre a mais viável, mas para isso recorriamos apenas a ajuda profissional e nada fariamos aqui, além de perder tempo e fazer-vos perder o vosso. Se aqui estamos é porque há vontade e muita motivação para a execução, não só pela vertente mais economicista, mas como calcularão o desafio de sermos nós e o gosto de saber que a obra nasceu das nossas mãos.

    Portanto passo a explicar:

    Relativamente ao telhado o que pretendiamos era uma opinião sobre a aparência do que está nas fotos, não esperamos uma receita virtual milagrosa, mas sim o olho da experiência que sei que alguns de vós têm nestas temáticas, sabemos de antemão que neste campo terá de ser pedida opinião a um profissional in loco... mas antes de ouvir uma inloco, já sabiamos de algumas, até para nos questionarmos e refletirmos e para comparar com a do profissional no momento da visita (basicamente estarmos melhor informados).

    Quanto às paredes e ao seu revestimento, (parecem ser em pedra e saibro) e temos já uma ideia para iniciar nós essa senda, que seria:

    Retirar toda a cal velha da parede até ao reboco e avaliar o estado do mesmo, caso seja necessário descascar até à pedra e pensámos aplicar:

    Reabilita Cal CS - como chapisco para reforçar a estrutura;
    Reabilita Cal RB - como emboço;
    Reabilita Cal AC - Para o revestimento final para posterior pintura (sabemos que tinta de silicatos é a mais ajustada, mas e a opção de tinta aquosa com primário e tratamento anti fungos e mofo? vale a pena? nada a ver?

    Caso não seja necessário ir até à pedra, utilizar apenas RB e AC.

    Temos também paredes exteriores, essencialmente de anexos que também queremos recuperar e pensámos utilizar reabilita cal RJ (hidrofugada) ou a mesma CS, porque necessita de argamassa mais no âmbito de reconstrutivo/reforço da própria estrutura, já ouvimos qualquer coisa sobre a hidrofugada poder não ser melhor opção. Que vos parece?

    E com isto termino agradecendo uma vez mais os vossos contributos, mas esperando obter outros mais dirigidos e realacionados com este pedido de ajuda e não criar-se uma discussão paralela das problemáticas visiveis ou de quem tem mais razão, o nosso objetivo é obter conhecimento e algumas dicas para ajuda na concretização da obra, porque ela avançará e nascerá, isso é garantido, porque não há medo de errar e há vontade de arregaçar as mangas e trabalhar, com a humildade do desconhecimento mas com a vontade de um leão, parafraseando Fernando Pessoa, "o homem sonha e a obra nasce".

    Esperando obter contributos válidos e construtivos a quem lhe aprouver dá-los de forma graciosa e abnegada, como forma de partilha entre várias pessoas com outros conhecimentos e estratégias para facilitar quem se expõe a si e aos seus bens num forum publico, para não sentirmos que afinal expormo-nos e à nossa casa de nada serviu, apenas para uma conversa paralela que não leva a lado nenhum.

    Obrigado uma vez mais a todos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira
  9.  # 9

    Tinta de Silicatos.
    De testo não consigo comentar mais. muito menos quanto ao estado e manutenção ou não daquela cobertura de madeira com o forro em tijoleira (que adoro e cada vez menos se vê)

    Os comentários ficaram "aguerridos", mas não contra avossa intervenção.. o ricky é que pensa que está na republica das bananas e não valoriza a ajuda profissional que pode ter, isto independentemente de pagar muito ou pouco (o que quer que isso seja) e da maior ou menor burocracia...



    De resto, como jhá foi referido tem ali intervenções realizadas no tempo que potenciaram ainda mais as patologias visíveis.

    NOTA: Atenção ás obras feitas, atenção à existencia ou não de licença de utilização... atenção se o imovel se enotra em zona especial de protecção... etc..
  10.  # 10

    Colocado por: RMMRGPCarisimos,
    Muito bom dia a todos.
    Sou investidor com o RicardoPM nesta casa e creio que até agora não foram dadas mais opiniões por falta de apresentação de uma solução por nossa parte, parece que despejamos aqui um problema para alguém resolver, mas não é o caso, nada se resolve aqui, mas pode ajudar muito.

    Sabemos que a casa tem diversos problemas, aliás são amplamente visiveis nas fotos, mas de nada vale estarmos apenas a constatar factos e a criar uma discussão paralela que nada acrescenta ao pedido de opiniões e ajuda que necessitamos.

    Sabemos também que a intervenção profissional é sempre a mais viável, mas para isso recorriamos apenas a ajuda profissional e nada fariamos aqui, além de perder tempo e fazer-vos perder o vosso. Se aqui estamos é porque há vontade e muita motivação para a execução, não só pela vertente mais economicista, mas como calcularão o desafio de sermos nós e o gosto de saber que a obra nasceu das nossas mãos.

    Portanto passo a explicar:

    Relativamente ao telhado o que pretendiamos era uma opinião sobre a aparência do que está nas fotos, não esperamos uma receita virtual milagrosa, mas sim o olho da experiência que sei que alguns de vós têm nestas temáticas, sabemos de antemão que neste campo terá de ser pedida opinião a um profissional in loco... mas antes de ouvir uma inloco, já sabiamos de algumas, até para nos questionarmos e refletirmos e para comparar com a do profissional no momento da visita (basicamente estarmos melhor informados).

    Quanto às paredes e ao seu revestimento, (parecem ser em pedra e saibro) e temos já uma ideia para iniciar nós essa senda, que seria:

    Retirar toda a cal velha da parede até ao reboco e avaliar o estado do mesmo, caso seja necessário descascar até à pedra e pensámos aplicar:

    Reabilita Cal CS - como chapisco para reforçar a estrutura;
    Reabilita Cal RB - como emboço;
    Reabilita Cal AC - Para o revestimento final para posterior pintura (sabemos que tinta de silicatos é a mais ajustada, mas e a opção de tinta aquosa com primário e tratamento anti fungos e mofo? vale a pena? nada a ver?

    Caso não seja necessário ir até à pedra, utilizar apenas RB e AC.

    Temos também paredes exteriores, essencialmente de anexos que também queremos recuperar e pensámos utilizar reabilita cal RJ (hidrofugada) ou a mesma CS, porque necessita de argamassa mais no âmbito de reconstrutivo/reforço da própria estrutura, já ouvimos qualquer coisa sobre a hidrofugada poder não ser melhor opção. Que vos parece?

    E com isto termino agradecendo uma vez mais os vossos contributos, mas esperando obter outros mais dirigidos e realacionados com este pedido de ajuda e não criar-se uma discussão paralela das problemáticas visiveis ou de quem tem mais razão, o nosso objetivo é obter conhecimento e algumas dicas para ajuda na concretização da obra, porque ela avançará e nascerá, isso é garantido, porque não há medo de errar e há vontade de arregaçar as mangas e trabalhar, com a humildade do desconhecimento mas com a vontade de um leão, parafraseando Fernando Pessoa, "o homem sonha e a obra nasce".

    Esperando obter contributos válidos e construtivos a quem lhe aprouver dá-los de forma graciosa e abnegada, como forma de partilha entre várias pessoas com outros conhecimentos e estratégias para facilitar quem se expõe a si e aos seus bens num forum publico, para não sentirmos que afinal expormo-nos e à nossa casa de nada serviu, apenas para uma conversa paralela que não leva a lado nenhum.

    Obrigado uma vez mais a todos!


    Relativamente à cobertura, parece numa das fotos que os vigamentos estão altamente deformados, e algumas tijoleiras estão partidas, convinha avaliar no local o tipo de deformada que temos... nas fotos não é muito perceptível, pode ser uma não questão, por outro lado, térmicamente essas coberturas são muito frágeis...se for só para habitar no verão, provavelmente deixaria estar como está, caso contrario, investiria parte do capital em beneficiar essa cobertura, e colocar subtelha, isolamento, etc.

    A intervenção com REABILITA nas paredes é comum, e parece-me bastante adequada, lá está, é preciso picar e avaliar se têm ou não de ir atá ao osso.
  11.  # 11

    Colocado por: RickyFernandesPara que serve este fórum afinal?
    precisamente para evitar que se cometam asneiras. neste caso é a orientação correta.. ou prefere que se mande bitaites ao teto sem qualquer análise à casa?

    haja paciência
    • Sasapo
    • 22 agosto 2022 editado

     # 12

    Colocado por: RMMRGPCarisimos,
    Muito bom dia a todos.
    Sou investidor com o RicardoPM nesta casa e creio que até agora não foram dadas mais opiniões por falta de apresentação de uma solução por nossa parte, parece que despejamos aqui um problema para alguém resolver, mas não é o caso, nada se resolve aqui, mas pode ajudar muito.

    Sabemos que a casa tem diversos problemas, aliás são amplamente visiveis nas fotos, mas de nada vale estarmos apenas a constatar factos e a criar uma discussão paralela que nada acrescenta ao pedido de opiniões e ajuda que necessitamos.

    Sabemos também que a intervenção profissional é sempre a mais viável, mas para isso recorriamos apenas a ajuda profissional e nada fariamos aqui, além de perder tempo e fazer-vos perder o vosso. Se aqui estamos é porque há vontade e muita motivação para a execução, não só pela vertente mais economicista, mas como calcularão o desafio de sermos nós e o gosto de saber que a obra nasceu das nossas mãos.

    Portanto passo a explicar:

    Relativamente ao telhado o que pretendiamos era uma opinião sobre a aparência do que está nas fotos, não esperamos uma receita virtual milagrosa, mas sim o olho da experiência que sei que alguns de vós têm nestas temáticas, sabemos de antemão que neste campo terá de ser pedida opinião a um profissional in loco... mas antes de ouvir uma inloco, já sabiamos de algumas, até para nos questionarmos e refletirmos e para comparar com a do profissional no momento da visita (basicamente estarmos melhor informados).

    Quanto às paredes e ao seu revestimento, (parecem ser em pedra e saibro) e temos já uma ideia para iniciar nós essa senda, que seria:

    Retirar toda a cal velha da parede até ao reboco e avaliar o estado do mesmo, caso seja necessário descascar até à pedra e pensámos aplicar:

    Reabilita Cal CS - como chapisco para reforçar a estrutura;
    Reabilita Cal RB - como emboço;
    Reabilita Cal AC - Para o revestimento final para posterior pintura (sabemos que tinta de silicatos é a mais ajustada, mas e a opção de tinta aquosa com primário e tratamento anti fungos e mofo? vale a pena? nada a ver?

    Caso não seja necessário ir até à pedra, utilizar apenas RB e AC.

    Temos também paredes exteriores, essencialmente de anexos que também queremos recuperar e pensámos utilizar reabilita cal RJ (hidrofugada) ou a mesma CS, porque necessita de argamassa mais no âmbito de reconstrutivo/reforço da própria estrutura, já ouvimos qualquer coisa sobre a hidrofugada poder não ser melhor opção. Que vos parece?

    E com isto termino agradecendo uma vez mais os vossos contributos, mas esperando obter outros mais dirigidos e realacionados com este pedido de ajuda e não criar-se uma discussão paralela das problemáticas visiveis ou de quem tem mais razão, o nosso objetivo é obter conhecimento e algumas dicas para ajuda na concretização da obra, porque ela avançará e nascerá, isso é garantido, porque não há medo de errar e há vontade de arregaçar as mangas e trabalhar, com a humildade do desconhecimento mas com a vontade de um leão, parafraseando Fernando Pessoa, "o homem sonha e a obra nasce".

    Esperando obter contributos válidos e construtivos a quem lhe aprouver dá-los de forma graciosa e abnegada, como forma de partilha entre várias pessoas com outros conhecimentos e estratégias para facilitar quem se expõe a si e aos seus bens num forum publico, para não sentirmos que afinal expormo-nos e à nossa casa de nada serviu, apenas para uma conversa paralela que não leva a lado nenhum.

    Obrigado uma vez mais a todos!

    Eu entendo a ideia e a vontade de as pessoas pedirem opiniões num fórum, no entanto parece-me que o que quer fazer nessa bela casa carece de algo mais do que uns bitaites de uns estranhos num fórum. Como é que vai saber se o que lhe estão a dizer tem algum fundamento ou não? Aqui acho que o melhor conselho que lhe podem dar é mesmo procurar entendidos no assunto, e digo entendidos no assunto porque existem muitos entendidos em construção corrente, mas quando se vai para algo como o que tem, é necessário conhecimento específico.
    Boa sorte para essa bela casa que aí tem.
  12.  # 13

    Colocado por: RMMRGPSabemos que a casa tem diversos problemas,
    nesse caso o melhor mesmo, é contratar alguem que possa fazaer a análise devida à casa. e que lhe dê uma listya de problemas e soluções.

    depois disso podemos dar bitaites sobre essas soluções. eu gosto imenso deste tipo de trabalho e dá me sempre arrepios quando vejo coisas mal feitas por que nao se fez um estudo apropriado ou se optaram por soluções que não são apropriadas.
 
0.0207 seg. NEW