Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos,
    Tenho uma casa antiga em atrás-os-montes com mais de 50 anos, acontece que o telhado nunca teve manutenções ao longo da sua vida! Há uns anos para cá sensivelmente a meio está uma zona "empenada", julgo seja parte da estrutura de madeira. A probabilidade de ceder é enorme! A minha duvida é a seguinte, a casa tem 8m largura por 23m cumprimento, tenho de trocar o telhado todo ou posso fazer uma manutenção e mantenho o actual telhado? Pelas areas trocar um telhado desta envergadura a brincadeira não deve ficar nada barata... mas se não fizer nada o pior pode acontecer!
    Gostava de ouvir opinião de pessoas entendidas!
    Obrigado
  2.  # 2

    Sem ir ao local ver (ou pelo menos ver umas fotos) é impossível dizer-lhe seja o que seja. 50 anos não é assim tanto e a maioria das estruturas podem ser arranjadas sem serem substituídas.

    O melhor que tem a fazer é levar lá alguém com experiência mas sem interesse comercial a ver e a dar-lhe uma opinião. Arquitecto, engenheiro, mestre de obras, tanto faz. Pague meio dia de trabalho a um profissional para lhe dar uma opinião bem fundamentada. Gasta 200 euros mas possivelmente poupa 20 000.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Vítor Magalhães
  3.  # 3

    Nessas coisas antigas leve aí um carpinteiro da idade do telhado para cima para lhe dar uma solução econômica.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Vítor Magalhães
    • r.v
    • 21 agosto 2022

     # 4

    Ainda a semana lavei um com 52 anos, e esta impecável tanto a nível de madeira e telha.
    O DA CASA DO MEU PAI TEM 47 ANOS E VAI DURAR MUITOS ANOS,MAS É EM TELHA DE CIMENTO.
  4.  # 5

    Colocado por: Menezestenho de trocar o telhado todo ou posso fazer uma manutenção e mantenho o actual telhado?
    pode apenas substituir as partes danificadas.
  5.  # 6

    https://www.dropbox.com/s/07o2oxbq089wtqx/IMG_20220819_112626.jpg?dl=0
    https://www.dropbox.com/s/3qli90zuk7u8eay/Screenshot_20220530_160120_com.android.gallery3d.jpg?dl=0

    Boa tarde a todos

    Nao consigo colocar direto as fotografías, fica o link de 2 fotos. Casa nascente/poente.
    O telhado a poente é o que está em pior estado a nível de estrutura de madeira empenada.
    As telhas aparentemente estão em bom estado, sujas qb, não vejo danos nas telhas, talvez uma ou outra mais levantada. A casa não tem placa, há um acesso por dentro da casa ao "sótão" mas é impossível circular porque a meio da casa existe uma parede em pedra e é muito baixo e não existe forma de andar em cima porque o tecto das divisões são em madeira/ripas.
  6.  # 7

    Vai ter de substituir uns barrotes, nada demais. Tente não estragar esse telhado lindo.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  7.  # 8

    Sem ver a estrutura... Só vejo que existem deformações...

    Assim não dá para aferir absolutamente nada.
  8.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasSem ver a estrutura... Só vejo que existem deformações...

    Assim não dá para aferir absolutamente nada.

    já tentei pelo sótão mas é impossível derivado à parede em pedra a meio e não dar para circular por cima do teto das divisões...
  9.  # 10

    Colocado por: zemvpferreiraVai ter de substituir uns barrotes, nada demais. Tente não estragar esse telhado lindo.

    Gostaria de o manter porque não me parece que esteja assim tao mal e também porque seria um valor absurdo trocar tudo!
  10.  # 11

    Então toca a chamar um mestre daqueles que bebem 3 bagaços antes do primeiro café da manhã e toca a destelhar essa zona!
    Concordam com este comentário: Menezes
  11.  # 12

    Ataque isso o quanto antes! Esse telhado vale a pena ser preservado (são gostos, é claro), e como em tudo, quanto mais tarde mais caro vai ficar!

    Boa sorte
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  12.  # 13

    Colocado por: zemvpferreiraEntão toca a chamar um mestre daqueles que bebem 3 bagaços antes do primeiro café da manhã e toca a destelhar essa zona!
    Concordam com este comentário:Menezes

    ora nem mais e estão mais rijos que muitos com metade da idade :D
  13.  # 14

    Colocado por: jorgemlflorencioAtaque isso o quanto antes! Esse telhado vale a pena ser preservado (são gostos, é claro), e como em tudo, quanto mais tarde mais caro vai ficar!

    Boa sorte
    Concordam com este comentário:zemvpferreira

    concordo, também gosto bastante deste telhado. Vale a pena e/ou é recomendável lavar o telhado ?
  14.  # 15

    pelas fotos duvido que o telhado tenha apenas 50 anos. a casa aparenta mais ser uma casa dos anos 40 ou 50

    as telhas com o passar dos anos ficam porosas e começam a deixar passar pingos de água.

    agora ninguem liga a isso porque as vigas são de betão e a laje do sotão é de cimento, e uns pingos de água não vão fazer nenhum estrago, mas num telhado desses pode ser motivo de apodrecer um ou outro barrote e causar esse empenho no telhado.
  15.  # 16

    Colocado por: Menezeshttps://www.dropbox.com/s/07o2oxbq089wtqx/IMG_20220819_112626.jpg?dl=0
    https://www.dropbox.com/s/3qli90zuk7u8eay/Screenshot_20220530_160120_com.android.gallery3d.jpg?dl=0

    Boa tarde a todos

    Nao consigo colocar direto as fotografías, fica o link de 2 fotos. Casa nascente/poente.
    O telhado a poente é o que está em pior estado a nível de estrutura de madeira empenada.
    As telhas aparentemente estão em bom estado, sujas qb, não vejo danos nas telhas, talvez uma ou outra mais levantada. A casa não tem placa, há um acesso por dentro da casa ao "sótão" mas é impossível circular porque a meio da casa existe uma parede em pedra e é muito baixo e não existe forma de andar em cima porque o tecto das divisões são em madeira/ripas.


    Isso tem mais de 50 anos sem sombra de dúvida...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  16.  # 17

    Colocado por: zemvpferreiraVai ter de substituir uns barrotes, nada demais. Tente não estragar esse telhado lindo.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

    Também me parece que sim, mas só vendo o estado da estrutura. Eu subiria ao telhado pelo exterior (muita atenção à segurança!!!) e destelhava um pouco para ter acesso visual ao interior.
    De qualquer das formas se não existir indícios de humidade nos tetos interiores será já um bom indicador do estado da madeira que sustenta o telhado.
  17.  # 18

    Sobre a casa, eu retiraria essas argamassas a cobrir o granito e colocaria um telhado novo (com o devido isolamento e subtelha) e ficava um palacete digno desse nome.
    • marq
    • 23 agosto 2022

     # 19

    É destelhar esse troço e substituir ripado e algum barrote. Mas só depois de ver a estrutura/ Madeiramento é que vai saber se é uma pequena reparação ou algo de maior dimensão.
    Siga os conselhos que já lhe deram e leve lá alguém analisar a situação.
  18.  # 20

    Colocado por: Menezes
    concordo, também gosto bastante deste telhado. Vale a pena e/ou é recomendável lavar o telhado ?


    Nem pensar nisso! Vai partir uma data de telhas e as que ficarem perdem a graça toda. Deixe o velho com ar de velho que é bonito :)
 
0.0220 seg. NEW