Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Já agora uma pergunta para os mestres das máquinas, uma bomba de calor aerotermica para funcionar devidamente qual é amplitude térmica do ar (mínima e máxima)
    • SrR
    • 22 agosto 2022

     # 2

    -25 a 45
    Concordam com este comentário: jorgealves
  2.  # 3

    Colocado por: SrR-25 a 45
    Concordam com este comentário:jorgealves
    isso se for daikin ou MB,

    Muitas outras têm limites inferiores perto de 0°C e -5°c
    • SrR
    • 22 agosto 2022

     # 4

    Colocado por: jorgealvesisso se for daikin ou MB,

    Muitas outras têm limites inferiores perto de 0°C e -5°c
    panasonic tb
  3.  # 5

    Colocado por: SrRpanasonic tb
    isso e daikin
    • SrR
    • 23 agosto 2022

     # 6

    Era bom era
    • donn
    • 23 agosto 2022

     # 7

    Estou a pensar nisso - bomba de calor 'geotermica'. (Que no inglês seria "ground source" em vez de "geothermal", que tem fonte de calor subterrâneo natural - e acho que tratava dessa quando disse "furo artesiano geotermica".)

    É muito cedo - ainda não sou dono - mas tem bastante area desusada por instalação horizontal, e por mim não é absolutamente necessário que seja `amortizável'. Claro que não é comum BC geotermica, e pode ser difícil achar quem puder fazer a obra.

    Uma vantagem sobre o BC aerotérmica, por mim, é que não faz ruído, e claro será mais eficiente ainda que a diferença seja pequena.
    • SrR
    • 23 agosto 2022

     # 8

    Colocado por: donnvantagem sobre o BC aerotérmica, por mim, é que não faz ruído, e
    pode fazer menos ruido, faz tb ruido porque tem na mesma compressor na máquina, nao tem é ventilador.
  4.  # 9

    Colocado por: SrRpode fazer menos ruido, faz tb ruido porque tem na mesma compressor na máquina
    até faz mais ruido pois as aerotermicas monobloco no interior não têm qualquer elemento e nas split têm somente o circulador

    Colocado por: donnClaro que não é comum BC geotermica
    está equivocado é uma solução normal como outra qualquer e já vão aparecendo algumas mas têm que ser bem avaliado pois os custos facilmente chegam ao dobro sem se traduzir numa real poupança financeira em relação a uma boa aerotermica e evidentemente que vai depender muito das condições geologicas do local.
  5.  # 10

    Eu o que pretendo é fazer algo deste género ( olhem para o exemplo do furo ),
    tal como disse no post inicial não queria andar nesta fase com bomba de calor geotérmica.
    A minha ideia Seria fazer um furo mais largo por forma a rentabilizar o furo de agua e meter um circuito fechado de agua a passar num deposito de inércia pequeno do piso radiante , bem como num permutador na VMC.
    A agua ao vir a 16º a 17º do subsolo permitir-me-ia refrescar a casa de forma passiva.
    respondendo a algumas sugestões, não tenho hipótese de fazer uma instalação horizontal da geotermia, pelo menos de forma que fosse eficiente.
    Obrigado
      furo_agua_geotermina.JPG
    • SrR
    • 23 agosto 2022

     # 11

    Isso é um circuito fechado, tem que usar sondas tipo da rehau e espaçadores, falta saber se o furo que fez tem espaço para colocar essa tubagem toda mais a bomba
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treks
  6.  # 12

    Colocado por: SrRIsso é um circuito fechado, tem que usar sondas tipo da rehau e espaçadores, falta saber se o furo que fez tem espaço para colocar essa tubagem toda mais a bomba
    Estas pessoas agradeceram este comentário:treks


    Eu ainda não fiz o furo. Eu queria era saber as características do furo para este esquema, para eu pedir á empresa que vai fazer o furo quais ps requisitos mínimos a nível de diâmetroz ou quaisquer outras que sejam relevantes eu solicitar.
    Obrigado pela ajuda
    • SrR
    • 24 agosto 2022

     # 13

    Na imagem k postou tem la o nome de uma empresa, pode começar por ai
  7.  # 14

    Colocado por: SrRNa imagem k postou tem la o nome de uma empresa, pode começar por ai


    Sim, mas é muito longe. Eu sou de Bragança, precisava de uma empresa com know how em trás os montes. Até agora não encontrei.
  8.  # 15

    E arranja quem faça furo à largura que precisa?
    Imagino que as empresas de furo nao tenham muitas larguras de brocas
  9.  # 16

    Colocado por: treksEu sou de Bragança
    cuidado que o nivél freatico pode não ser o suficinte para usar geotermia aberta
  10.  # 17

    Colocado por: treksEu o que pretendo é fazer algo deste género ( olhem para o exemplo do furo ),
    tal como disse no post inicial não queria andar nesta fase com bomba de calor geotérmica.
    A minha ideia Seria fazer um furo mais largo por forma a rentabilizar o furo de agua e meter um circuito fechado de agua a passar num deposito de inércia pequeno do piso radiante , bem como num permutador na VMC.
    A agua ao vir a 16º a 17º do subsolo permitir-me-ia refrescar a casa de forma passiva.
    respondendo a algumas sugestões, não tenho hipótese de fazer uma instalação horizontal da geotermia, pelo menos de forma que fosse eficiente.
    Obrigado
      furo_agua_geotermina.JPG

    E quanto consome de eletricidade uma bomba dessas?
    Não me parece que esse sistema funcione como um termossifão, ou funciona?
  11.  # 18

    Colocado por: rjmpiresNão me parece que esse sistema funcione como um termossifão, ou funciona?
    funciona sempre com electrecidade para fazer circulara agua entre o furo e a bomba de calor, esta tambem consome electrecidade para funcionar e ainda tem mais um circulador para fazer o aquecimento.
  12.  # 19

    Colocado por: jorgealvesfunciona sempre com electrecidade para fazer circulara agua entre o furo e a bomba de calor, esta tambem consome electrecidade para funcionar e ainda tem mais um circulador para fazer o aquecimento.

    Então é mais um sistema em que se gasta 100 para poupar 10 ?
  13.  # 20

    Já agora o aspeto principal a ter em conta o preço de aquisição, quando é a diferença de preço entre uma BC geotérmica e uma BC aerotermica com as mesmas potências (sem instalação, tubos, etc.)
 
0.0240 seg. NEW