Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Andei às voltas aqui no fórum (e por essa internet fora) mas não encontrei uma resposta para isto. Já alguém conseguiu instalar um shelly 1 num trinco elétrico? É que isto parece simples mas não está fácil, não sei porquê.

    O que está a acontecer é:

    1. o eletricista que montou o trinco diz que a alimentação é 24v por isso mudou o shelly (mudou o pinozinho dentro) e fez as ligações. Mas ao fazer isso, o shelly não funciona e sobreaquece.

    2. um segundo eletricista que chamei lá a casa montou o shelly com 12v e ele não sobreaquece, mas também não me aparece nos novos equipamentos, ou seja, parece que não está ligado.

    Acredito que as ligações estejam a ser bem feitas, não consigo é perceber qual é o problema. Na minha pesquisa encontrei um guia que diz que devemos ter atenção porque o shelly não funciona com 12v AC, somente com DC. Será este o problema, ou estou a dizer uma barbaridade? É que o segundo problema das pesquisas e esquemas que se encontram na net é o facto de poderem nada ter a ver com a nossa realidade, porque cada país tem especificações elétricas diferentes...

    Se alguém souber ajudar muito agradeço, não queria chamar novamente um eletricista lá a casa sem ter nada de concreto...
  2.  # 2

    Sim o shelyy so funciona com 12/24/48 Dc

    em AC só 110/230V.
  3.  # 3

    Como era feita a alimentação anteriormente ao trico electrico?
    tem algum transformador 24VAc?
  4.  # 4

    Eu fiz assim, ou melhor estou em processo de o fazer.

    O trinco é de 24vAC e é alimentado diretamente por um transformador que está no quadro.
    A alimentação do transformador 220v é interrompida por um botão de pressão na parede junto ao quadro.
    O shelly quando o instalar, ficará junto a este botão e a trabalhar a 220V.

    Quando o shelly atuar, ele alimenta o transformador que activa o trinco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarinaM
  5.  # 5

    é uma forma simples de fazer as coisas.

    agora se tiverem a utizar um video porteiro para fazer o a abertura do trinco, podem utilizar um shelly 1 com contacto seco.
    alimentação shelly normalmente e colocam a tensão de 24v do video porteiro no contacto seco do shelly, para atuar o trico.

    no caso do videoporteiro, tenham entrada para um botão externo de abertura do trico, ligam o shelly a essa entrada.

    Colocado por: hangasEu fiz assim, ou melhor estou em processo de o fazer.

    O trinco é de 24vAC e é alimentado diretamente por um transformador que está no quadro.
    A alimentação do transformador 220v é interrompida por um botão de pressão na parede junto ao quadro.
    O shelly quando o instalar, ficará junto a este botão e a trabalhar a 220V.

    Quando o shelly atuar, ele alimenta o transformador que activa o trinco.
    Concordam com este comentário: hangas, rjmpires
  6.  # 6

    Faça como o Bigmouse diz e use apenas o contato seco para acionar o trinco.
  7.  # 7

    Colocado por: BigmouseComo era feita a alimentação anteriormente ao trico electrico?
    tem algum transformador 24VAc?


    Eu sei que tem um transformador, sim. Não sei é se é AC ou DC. O transformador está no quadro, mas o Shelly não iria para lá. Os fios estão numa caixa na cozinha. A ideia era um dia, se quiser, meter vídeo porteiro. Mas neste momento a campainha está à parte (tenho uma Ring). A única coisa que precisava era por o shelly a acionar o trinco...
  8.  # 8

    Se conseguir ter acesso à chapa de caraterísticas do transformador, deverá ter lá indicado qual o tipo de tensão.

    Mas os trincos que conheço são todos as 24Vac. o shelly só aceita tensões de 110/220VAC e 12/24/48VDC.

    Ou tem uma solução como o Hangas tem, ou terá de colocar um shelly 1 onde faz a alimentação a 230VAC e coloca no contacto seco os 24AC, que é a solução que tenho por exemplo para controlar as electroválvulas da rega do jardim.
    Concordam com este comentário: Caravelle, tigoncal
  9.  # 9

    Como já disseram, não pode utilizar o mesmo transformador do trinco para alimentar o Shelly. Com grande probabilidade, o transformador do trinco será 12 ou 24V AC (portanto transformador 230AC-12/24AC) e o Shelly admite alimentação de 12 ou 24V DC. Alimente o Shelly no mesmo sitio onde alimenta o tranformador (em 230AC) e utilize o Shelly para comutar o transformador do trinco. Dependendo do transformador (se electrónico ou ferromagnetico - descobre pelo peso), poderá ter que comutar o transformador durante mais ou menos tempo para o portão abrir. Se utilizar a app da Shelly para gerir o trinco, quando abre através da aplicação, o trinco fica constantemente a tentar abrir o portão. Tem que definir o intervalo de tempo que quer que o interruptor fique fechado (1s por exemplo), depois de abrir novamente (não sei como se faz na app da Shelly, no Homeassistant criei uma automação que liga o transformador por 1s e depois volta a desligá-lo)
    [desculpe a confusão mas abrir/fechar coisas físicas e abrir/fechar circuitos eletricos pode torna-se confuso na escrita]

    Talvez baralhando ainda mais, dependendo do video porteiro que tenha, pode utilizar o próprio contacto seco do video porteiro para comutar a alimentação VAC do trinco (atenção, ver a corrente máxima admitida pelo relé do videoporteiro e comparar com a corrente max do trinco).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarinaM
  10.  # 10

    Colocado por: tigoncalSe utilizar a app da Shelly para gerir o trinco, quando abre através da aplicação, o trinco fica constantemente a tentar abrir o portão. Tem que definir o intervalo de tempo que quer que o interruptor fique fechado (1s por exemplo),


    O mais simples será colocar o tipo de botão de pressão do shelly em "Momentary", e assim fica ligado apenas o tempo que o botão estiver premido.

    Mas nada impede de mesmo em "Momentary" por um timer de 1s para o off. Assim garante um tempo minimo de atuação do trinco.
  11.  # 11

    Colocado por: tigoncalComo já disseram, não pode utilizar o mesmo transformador do trinco para alimentar o Shelly. Com grande probabilidade, o transformador do trinco será 12 ou 24V AC (portanto transformador 230AC-12/24AC) e o Shelly admite alimentação de 12 ou 24V DC. Alimente o Shelly no mesmo sitio onde alimenta o tranformador (em 230AC) e utilize o Shelly para comutar o transformador do trinco. Dependendo do transformador (se electrónico ou ferromagnetico - descobre pelo peso), poderá ter que comutar o transformador durante mais ou menos tempo para o portão abrir. Se utilizar a app da Shelly para gerir o trinco, quando abre através da aplicação, o trinco fica constantemente a tentar abrir o portão. Tem que definir o intervalo de tempo que quer que o interruptor fique fechado (1s por exemplo), depois de abrir novamente (não sei como se faz na app da Shelly, no Homeassistant criei uma automação que liga o transformador por 1s e depois volta a desligá-lo)
    [desculpe a confusão mas abrir/fechar coisas físicas e abrir/fechar circuitos eletricos pode torna-se confuso na escrita]

    Talvez baralhando ainda mais, dependendo do video porteiro que tenha, pode utilizar o próprio contacto seco do video porteiro para comutar a alimentação VAC do trinco (atenção, ver a corrente máxima admitida pelo relé do videoporteiro e comparar com a corrente max do trinco).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CarinaM


    Bom, então nesse caso é mesmo um problema de alimentação. Ainda não consegui ver se o transformador é de facto AC ou não, mas faz-me sentido.

    E desta forma como posso fazer? Convinha mesmo que o shelly ficasse na caixa que tenho na cozinha, porque ia lá meter um botão de pressão para poder acionar mecanicamente se necessário, até porque pode-se dar o caso de ter que ser outra pessoa a abrir o portão...

    Teria que passar outro cabo especificamente do quadro para alimentar o shelly?

    Muito obrigada.
  12.  # 12

    Se for para instalar o shelly na caixa, terá de ter na mesma a tensão de 230V e 24V, que digamos não é muito recomendável.

    Colocado por: CarinaM



    Bom, então nesse caso é mesmo um problema de alimentação. Ainda não consegui ver se o transformador é de facto AC ou não, mas faz-me sentido.

    E desta forma como posso fazer? Convinha mesmo que o shelly ficasse na caixa que tenho na cozinha, porque ia lá meter um botão de pressão para poder acionar mecanicamente se necessário, até porque pode-se dar o caso de ter que ser outra pessoa a abrir o portão...

    Teria que passar outro cabo especificamente do quadro para alimentar o shelly?

    Muito obrigada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarinaM
  13.  # 13

    Colocado por: BigmouseSe for para instalar o shelly na caixa, terá de ter na mesma a tensão de 230V e 24V, que digamos não é muito recomendável.


    Pois, estou a ver...Pensei que isto fosse mais simples, já tenho um instalado no portão grande (ligado ao motor), pensei que este fosse também simples...
  14.  # 14

    Mas no portão exterior, tem a mesma tensão da caixa de comando do motor e no shelly.

    Colocado por: CarinaM

    Pois, estou a ver...Pensei que isto fosse mais simples, já tenho um instalado no portão grande (ligado ao motor), pensei que este fosse também simples...
  15.  # 15

    E tem possibilidade de passar outros 2 condutores cabo até a caixa do trinco?
  16.  # 16

    Colocado por: BigmouseE tem possibilidade de passar outros 2 condutores cabo até a caixa do trinco?


    Pois, isso é o que tenho que perguntar ao eletricista. Não faço ideia se nesta fase ainda dá...só queria mesmo saber o potencial problema para o esclarecer, uma vez que ele não tem grande conhecimento acerca dos Shellys.
    • hangas
    • 26 agosto 2022 editado

     # 17

    Colocado por: CarinaME desta forma como posso fazer? Convinha mesmo que o shelly ficasse na caixa que tenho na cozinha,



    Por este motivo é que optei pela solução que descrevi. Na tecla de parede tenho apenas 220V, o que me vai alimentar o shelly e retorna o "pulso" para o portão. Depois vai tudo a 220V até ao transformador e dai direto ao trinco.

    A única desvantagem é que tive que passar mais um neutro para a caixa de parede, para vir a alimentar o shelly.
    De resto tem a vantagem de não misturar tensões e de o transformador não estar sempre ligado a perder corrente (perdas pelo nucleo, correntes parasitas, etc)
    Concordam com este comentário: tigoncal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CarinaM
 
0.0223 seg. NEW