Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Sou proprietário de um terreno em Sintra, freguesia de Rio de Mouro, e que tem a volta de 750m2, está localizado ao lado de uma moradia de minha propriedade, desde que comprei julguei ser rústico e zona agricola, inclusive paguei preço de zona agricola à epoca e comprei sem intenção de construir. Na caderneta predial das finanças é zona rústica, mas andei lendo que não é isso que determina ou não a possibilidade de construção de habitação no terreno, e sim o PDM.

    Dito isso, fiz uma busca pelo PDM e download da planta com o meu terreno demarcado na mesma, eis que ao que parece mais de 60% do terreno é considerado Zona Urbana (habitacional 2) e o restante é considerado Zona Agricola. Segue imagem da planta do PDM

    PDM Terreno Demarcado

    Terreno demarcado em vermelho e indicado pela seta amarela, ao lado direito segue a legenda.

    A pergunta que fica é a seguinte, alguém saberia me dizer se é de fato possivel conseguir aprovação para construção em tal terreno? Algum arquiteto que trata disso na zona de Sintra aqui no forum?

    Desde já agradeço
  2.  # 2

    penso que por aqui no forum talvez o(a) user ADRO atelier seja o mais indicado para o seu caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADROatelier
  3.  # 3

    Colocado por: bgallottemas andei lendo que não é isso que determina ou não a possibilidade de construção de habitação no terreno, e sim o PDM.
    correto

    Colocado por: bgallotteA pergunta que fica é a seguinte, alguém saberia me dizer se é de fato possivel conseguir aprovação para construção em tal terreno?
    pela informação fornecida, sim é. saber mais que isso só analisando os regulamentos de sintra.
  4.  # 4

    Se bem entendo o seu terreno está inserido em duas classificações distintas da Planta de Ordenamento do PDM. Em principio dentro da zona EH2, poderá construir dentro dos parâmetros dessa mesma zona, de acordo com a area que esteja aí integrada.
    Ser o terreno considerado "rustico", não é impedimento...
    Há que ver igualmente a planta de Condicionantes para aí.

    Se bem me lembro a impermeabilizaçõ do solo é de 0,3..so deve permitir piso térreo. fora uma serie de cruzamentos com condicionantes a respeitar.
    Se o seu terreno em EH2, tiver 300m2, teoricamente consegue construir 90m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bgallotte
  5.  # 5

    Colocado por: bgallotteBoa tarde,

    Sou proprietário de um terreno em Sintra, freguesia de Rio de Mouro, e que tem a volta de 750m2, está localizado ao lado de uma moradia de minha propriedade, desde que comprei julguei ser rústico e zona agricola, inclusive paguei preço de zona agricola à epoca e comprei sem intenção de construir. Na caderneta predial das finanças é zona rústica, mas andei lendo que não é isso que determina ou não a possibilidade de construção de habitação no terreno, e sim o PDM.

    Dito isso, fiz uma busca pelo PDM e download da planta com o meu terreno demarcado na mesma, eis que ao que parece mais de 60% do terreno é considerado Zona Urbana (habitacional 2) e o restante é considerado Zona Agricola. Segue imagem da planta do PDM

    PDM Terreno Demarcado

    Terreno demarcado em vermelho e indicado pela seta amarela, ao lado direito segue a legenda.

    A pergunta que fica é a seguinte, alguém saberia me dizer se é de fato possivel conseguir aprovação para construção em tal terreno? Algum arquiteto que trata disso na zona de Sintra aqui no forum?

    Desde já agradeço


    Acho que devia ir primeiro ao departamento de urbanismo de Sintra com a planta de localização que consegue obter do SIG, e depois caso fique com dúvidas é consultar os serviços de arquitecto como sugerido.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bgallotte
  6.  # 6

    Obrigado a todos pelas respostas que certamente ajudam bastante.

    Colocado por: Pedro Barradas
    Se bem me lembro a impermeabilizaçõ do solo é de 0,3..so deve permitir piso térreo. fora uma serie de cruzamentos com condicionantes a respeitar.
    Se o seu terreno em EH2, tiver 300m2, teoricamente consegue construir 90m2


    Boa! Há forma de se conseguir informação sobre a impermeabilização do solo na zona antes de me dirigir ao departamento de urbanismo de Sintra? O que de imediato posso dizer é que a minha casa, ao lado do terreno é de 2 pisos, mas é da decada de 70, portanto não sei se as mesmas regras se aplicavam.

    Um vizinho proximo que tem uma ruina, disse que conseguiu aprovação para reconstrui-la e adicionar um segundo piso, o que leva a creer que talvez a impermeabilização seja diferente.




    Colocado por: rguerreiro79

    Acho que devia ir primeiro ao departamento de urbanismo de Sintra com a planta de localização que consegue obter do SIG, e depois caso fique com dúvidas é consultar os serviços de arquitecto como sugerido.


    Grato, parece mesmo ser o proximo passo depois dessa confirmação que me deram aqui no forum.!
  7.  # 7

    Colocado por: bgallottemas é da decada de 70, portanto não sei se as mesmas regras se aplicavam.

    Obviamente que não...

    Colocado por: bgallotteUm vizinho proximo que tem uma ruina, disse que conseguiu aprovação para reconstrui-la e adicionar um segundo piso, o que leva a creer que talvez a impermeabilização seja diferente.

    Se adiciona um piso e reconstrói a ruina. não altera a impermeabilização, percebe.

    O SIG, não serve de muito, isso ve-se na NET. e já aqui temos o enquadramento ( mais coisa menos coisa)

    Se quer saber mais detalhes, ou marca um reunião na Camara, ou pede um direito à informação, ou consulta um Arqutiecto particular por forma a saber o que pode ou não fazer.
    Sendo que mesmo assim, face a experiencia recente que tive em Sitra, por acaso ái para essas bandas, com um terreno rustico. Eles, internamente nunca mais se entendiam com as questões de alinhamentos/ perfil de arruamento, faz não faz passeio, etc.. e cedencia ou não cedencia para dominio publico... Surreal.
    Mas a expereincia com a plataforma e a comunicação com o tecnico gestor do processo foi positiva.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bgallotte
  8.  # 8

    Obrigada, Marco.

    Colocado por: marco1penso que por aqui no forum talvez o(a) user ADRO atelier seja o mais indicado para o seu caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ADROatelier
  9.  # 9

    Efectivamente, numa primeira análise parece ser viável construção dentro da zona urbana (habitacional 2).

    Colocado por: bgallotte

    Dito isso, fiz uma busca pelo PDM e download da planta com o meu terreno demarcado na mesma, eis que ao que parece mais de 60% do terreno é considerado Zona Urbana (habitacional 2) e o restante é considerado Zona Agricola. Segue imagem da planta do PDM

    A pergunta que fica é a seguinte, alguém saberia me dizer se é de fato possivel conseguir aprovação para construção em tal terreno? Algum arquiteto que trata disso na zona de Sintra aqui no forum?

    Desde já agradeço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bgallotte
  10.  # 10

    Acho que Sintra têm um e-mail em que tendo por base o artigo do terreno eles respondem com as características construtivas ou não do terreno.
    Recordo que é um serviço gratuito e bastante célere.

    Agora não me recordo de qual é, mas deverá estar no site deles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bgallotte
  11.  # 11

    Colocado por: ADROatelierEfectivamente, numa primeira análise parece ser viável construção dentro da zona urbana (habitacional 2).


    Obrigado, enviarei um email. Até breve!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADROatelier
  12.  # 12

    Colocado por: ADROatelier


    Email enviado para [email protected]
    Obrigado
  13.  # 13

    Boa tarde,

    Nos espaços agrícolas, em princípio, apenas poderá construir acessos, com materiais permeáveis, ficando restrito a construção de edificações, dado que o terreno é inferior a 2 hectares para estar enquadrado no artº 106 do RPDM de Sintra.
    Nos espaços habitacionais 2 deverá garantir uma permeabilidade de 0,30 no terreno, além de cumprir com o valor modal.

    Cumprimentos,
    SMG, arq | [email protected]


    Colocado por: bgallotteBoa tarde,

    Sou proprietário de um terreno em Sintra, freguesia de Rio de Mouro, e que tem a volta de 750m2, está localizado ao lado de uma moradia de minha propriedade, desde que comprei julguei ser rústico e zona agricola, inclusive paguei preço de zona agricola à epoca e comprei sem intenção de construir. Na caderneta predial das finanças é zona rústica, mas andei lendo que não é isso que determina ou não a possibilidade de construção de habitação no terreno, e sim o PDM.

    Dito isso, fiz uma busca pelo PDM e download da planta com o meu terreno demarcado na mesma, eis que ao que parece mais de 60% do terreno é considerado Zona Urbana (habitacional 2) e o restante é considerado Zona Agricola. Segue imagem da planta do PDM

    PDM Terreno Demarcado

    Terreno demarcado em vermelho e indicado pela seta amarela, ao lado direito segue a legenda.

    A pergunta que fica é a seguinte, alguém saberia me dizer se é de fato possivel conseguir aprovação para construção em tal terreno? Algum arquiteto que trata disso na zona de Sintra aqui no forum?

    Desde já agradeço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bgallotte
 
0.0125 seg. NEW