Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Pedro BarradasPode ter ou não... depende do estipulado em proposta de honorários.

    Claro, se não estiver estipulado nada, o arquiteto só faz se lhe apetecer.
  2.  # 22

    Colocado por: engobrasfeitas

    por acaso em todos os projetos que me passam pelas mãos está sempre incluido, obviamente tudo tem um preço e na contratação é que se têm de alinhavar o que está incluido e o que é à parte...

    mas cada vez ficou mais parvo com alguns colegas... há umas semanas atrás tive de ajudar um familiar, porque contratou um projeto e nem termos de responsabilidade lhe entregaram...


    o que contratou esse seu familiar? um projeto de uma intervenção para ir para a camara? é que isso tem de ter TR e quem fez os projetos é que devia faze-los. Cheira-me que apenas contratou um projeto ( desenhos).
  3.  # 23

    Colocado por: Pickaxe
    Não goze, um projeto de licenciamento inclui apenas o que é necessário para licenciar a obra.

    Agora se os projetistas decidem oferecer uns extras, isso já é um problema deles. Por exemplo, alguns arquitetos não prescindem do 3D mesmo no projeto de licenciamento, para que eles próprios tenham uma melhor visão do projeto.
    Das propostas que recebi para elaboração de projetos, todas continham 3D,
    Projeto de licenciamento.
  4.  # 24

    Colocado por: DR1982Das propostas que recebi para elaboração de projetos, todas continham 3D,
    Projeto de licenciamento.

    O 3D não faz parte do projeto de licenciamento, mas os arquitetos que contratou não abdicam do 3D, mas isso é um problema deles.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 25

    Mas tirando o 3d, o que tenho que receber quando o projeto tiver concluído. E o que preciso para pedir orçamentos e começar a obra?
  6.  # 26

    Colocado por: Pickaxe
    O 3D não faz parte do projeto de licenciamento, mas os arquitetos que contratou não abdicam do 3D, mas isso é um problema deles.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Eu disse das propostas que recebi e nao do que contratei. Tive contacto com 4 gabinetes e todos incluiam 3D, até a proposta mais baixa de 3k para projeto e especialidades.
  7.  # 27

    Colocado por: DR1982Eu disse das propostas que recebi e nao do que contratei. Tive contacto com 4 gabinetes e todos incluiam 3D, até a proposta mais baixa de 3k para projeto e especialidades.

    E o que é que isso tem a ver com projetos de licenciamento?
  8.  # 28

    Colocado por: DR1982até a proposta mais baixa de 3k para projeto e especialidades.

    fosga-se.. como é que é isso possivel. deve sair coisas de grande qualidade, com muito empenho profissional..
  9.  # 29

    Colocado por: Vítor92Mas tirando o 3d, o que tenho que receber quando o projeto tiver concluído. E o que preciso para pedir orçamentos e começar a obra?
    Vitor. Não teve uma proposta com as inclusões?
    Só isso é que lhe pode dizer o que tem "a receber"...

    Colocado por: Pedro Barradas
    fosga-se.. como é que é isso possivel. deve sair coisas de grande qualidade, com muito empenho profissional..
    Pedro eu tive uma oferta com 3D, mapa de quantidades e proj. de execução de 4000€...
  10.  # 30

    Colocado por: gil.alvesVitor. Não teve uma proposta com as inclusões?
    Só isso é que lhe pode dizer o que tem "a receber"...

    Pedro eu tive uma oferta com 3D, mapa de quantidades e proj. de execução de 4000€...

    Alguém me pode mostrar um mapa de quantidades para eu ver como é?
  11.  # 31

    Colocado por: Pedro Barradas
    fosga-se.. como é que é isso possivel. deve sair coisas de grande qualidade, com muito empenho profissional..
    Os 3d pelo menos são porreiros
  12.  # 32

    Colocado por: gil.alvesPedro eu tive uma oferta com 3D, mapa de quantidades e proj. de execução de 4000€...


    Os projectos todos, ou só a arquitectura?
  13.  # 33

    Colocado por: Pedro Barradas

    Os projectos todos, ou só a arquitectura?
    Todos Pedro...
    Liguei ao sujeito e disse-lhe que não obrigado... Ainda perguntou se achei caro...
      2022-08-26 14_25_31-PT202108.pdf - Foxit PDF Reader.jpg
  14.  # 34

    Colocado por: gil.alvesTodos Pedro...
    Liguei ao sujeito e disse-lhe que não obrigado... Ainda perguntou se achei caro...
      2022-08-26 14_25_31-PT202108.pdf - Foxit PDF Reader.jpg
    É o preço normal, a fugir já para o caro na minha zona
  15.  # 35

    Colocado por: gil.alvesTodos Pedro...
    Liguei ao sujeito e disse-lhe que não obrigado... Ainda perguntou se achei caro...

    Mas não vejo incluído PE e mapas de qualidade quantidade.
  16.  # 36

    Colocado por: Pedro Barradas
    Mas não vejo incluído PE e mapas de qualidade quantidade.
    Claro Pedro. "Projectos todos" licenciamento.
  17.  # 37

    Colocado por: Vítor92
    Alguém me pode mostrar um mapa de quantidades para eu ver como é?


      Vitor, segue exemplo de um mapa de quantidades tipo, das versões mais básicas... faço isto em remodelações correntes sem projetos associados...

      a complexidade do mapa irá aumentar em função do seu projeto e do valor que estiver a pagar aos seus projetistas para os fazerem...

      deixo aqui também um video que fiz há algum tempo, sobre este tema das estimativas orçamentais e mapas de quantidades, se calhar pode ajudar.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: lpetinga
        Sem Título6.png
    •  # 38

      Colocado por: engobrasfeitassegue exemplo de um mapa de quantidades tipo, das versões mais básicas... faço isto em remodelações correntes sem projetos associados.

      Não leve a mal... Mas que raio é "arquitectura"!?

      Depois aparece articulado referente a demolições e alvenarias?

      Arquitectura, não existe num mapa de trabalhos...
      Concordam com este comentário: gil.alves
      Estas pessoas agradeceram este comentário: vulpes
    •  # 39

      Colocado por: engobrasfeitasVitor, segue exemplo de um mapa de quantidades tipo

      Retire, enquanto está a tempo.
    •  # 40

      Colocado por: PickaxeRetire, enquanto está a tempo.


      ??
     
    0.0191 seg. NEW