Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Masterful
    A partir de que ano, mais especificamente?

    1 julho 2021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
      Screenshot-2023-01-07_17.23.19.png
  2.  # 22

    +
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
      Screenshot-2023-01-07_17.23.53.png
  3.  # 23

    Fernando Ferreira,
    Umas linhas antes dessas tabelas está:
    "2 - Sistemas fixos de climatização"
  4.  # 24

    Em termos práticos excepto em casos pontuais, não vejo grande vantagem em ter isolamento térmico em tubagem embebida de água fria.
  5.  # 25

    mas para AQS é igual.
    veja portaria 138-I
    pag. 128-34 e 128-35
    ponto 3
  6.  # 26

    Colocado por: fernandoFerreira
    1 julho 2021
      Screenshot-2023-01-07_17.23.19.png


    Sim, obrigado. Mas só projectos licenciados a partir da referida data é que ficam obrigados a cumprir com as exigências, certo? Projectos licenciados antes (mesmo que a construção termine no presente momento) devem cumprir com a legislação anterior, ou não é assim?

    Foi referida a água fria ter de também obrigatoriamente isolada, logo também estará na legislação.
  7.  # 27

    Colocado por: VarejoteEm termos práticos excepto em casos pontuais, não vejo grande vantagem em ter isolamento térmico em tubagem embebida de água fria.


    Mal também não fará, pelo menos a tubagem não fica em grande parte em contacto directo com argamassas, o que evitará fissuras nas soldas e/ou tubos, com as dilatações próprias das estruturas...
  8.  # 28

    Colocado por: Masterful

    Mal também não fará, pelo menos a tubagem não fica em grande parte em contacto directo com argamassas, o que evitará fissuras nas soldas e/ou tubos, com as dilatações próprias das estruturas...


    Só falo em termos térmicos.
    Concordam com este comentário: Masterful
  9.  # 29

    masterful

    penso que a tubagem é envolta numa espuma expansiva portanto não fica em contato diretamente com a argamassa. de cimento. pelo menos foi o que vi fazer numa reparação de um troço em que se substituiu o galvanizado por multicamada.
  10.  # 30

    Colocado por: marco1masterful

    penso que a tubagem é envolta numa espuma expansiva portanto não fica em contato diretamente com a argamassa. de cimento. pelo menos foi o que vi fazer numa reparação de um troço em que se substituiu o galvanizado por multicamada.


    Bom dia.

    Está a dizer-me que em construções novas, substituições, reparações é, por norma ou frequentemente, aplicada espuma expansiva (tipo PU) nos roços, envolvendo a tubagem? O que terá visto não terá sido apenas uma invenção do aplicador nesse caso concreto?

    Eu sempre vi as tubagens serem cravadas com argamassa de cimento (nunca de cal hidraúlica, argamassas bastardas, por exemplo).

    Mas as minhas questões acima foram sempre com a intenção de ficar esclarecido quanto aos isolamentos térmicos, tanto em redes de água quente quanto redes de água fria, e da sua OBRIGATORIADADE nas construções actuais.

    Com isto, saber se se pode exigir a um promotor a aplicação dos mesmos, quando decidem não a fazer, usando subterfúgios na base de opiniões "profissionais".

    Claro, que gostaria também de ficar esclarecido quanto às datas de entrada em vigor dos regulamentos. No caso do regulamento ou legislação mais actual (1 de Junho de 2021), tem de ser cumprida somente para projectos licenciados a partir desta data ou já se refere a construções que decorram e acabem depois desta.
  11.  # 31

    Colocado por: MasterfulSim, obrigado. Mas só projectos licenciados a partir da referida data é que ficam obrigados a cumprir com as exigências, certo? Projectos licenciados antes (mesmo que a construção termine no presente momento) devem cumprir com a legislação anterior, ou não é assim?
    já na anterior legislação existia essa obrigatoriedade ainda que com outras espessuras e requesitos.
  12.  # 32

    Colocado por: jorgealvesjá na anterior legislação existia essa obrigatoriedade ainda que com outras espessuras e requesitos.


    Sim, os tais 10 mm, certo? Mas o Jorge Alves confirma o que escrevi, que só conta a nova legislação (os 20 mm de isolamento) para projectos licenciados a partir de 1 de Junho de 2021? Projectos licenciados antes, mesmo que em construção das partes hidráulicas no momento e, obviamente, com o término mais para a frente no tempo já não é obrigado aos 20 mm, somente aos 10 mm (legislação anterior)?

    Obrigado mais uma vez.
  13.  # 33

    Colocado por: MasterfulCom isto, saber se se pode exigir a um promotor a aplicação dos mesmos,

    Você está a ver se entala alguém.
    Ainda há pouco tempo falei com 2 canalizadores, e eles sempre usaram tubagem multicamada com o isolamento que já vem de fábrica com 6mm, nunca ouviram falar em 10mm de isolamento.
  14.  # 34

    Colocado por: Pickaxe
    Você está a ver se entala alguém.
    Ainda há pouco tempo falei com 2 canalizadores, e eles sempre usaram tubagem multicamada com o isolamento que já vem de fábrica com 6mm, nunca ouviram falar em 10mm de isolamento.


    Basta ir a alguns tópicos de casas em construção, só têm isolamento na água quente e tenho dúvidas que sejam mais de 6mm.

    Eu coloquei Armaflex SH 11mm e já parecem uns chouriços.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  15.  # 35

    Colocado por: Pickaxe
    Você está a ver se entala alguém.
    Ainda há pouco tempo falei com 2 canalizadores, e eles sempre usaram tubagem multicamada com o isolamento que já vem de fábrica com 6mm, nunca ouviram falar em 10mm de isolamento.


    Aqui não se trata de entalar ninguém, há legislação, tem de se cumprir. Pagamos bem para termos as coisas como deve ser.
  16.  # 36

    Coloquei 20 mm nas águas quentes e PRH, nas águas frias para já só tenho nos termos falsos nos troços mais próximos das chegadas de água fria vinda do exterior.
  17.  # 37

    Colocado por: RUIOLIColoquei 20 mm nas .... PRH
    não me diga que envolveu os tubos do PRH com 20mm de isolamento pois creio que deveriam estar em contacto directo com a betonilha.
  18.  # 38

    Colocado por: jorgealvesnão me diga que envolveu os tubos do PRH com 20mm de isolamento pois creio que deveriam estar em contacto directo com a betonilha.


    Ligação entre BC e coletores, acho que vc sabe do assunto e percebeu
  19.  # 39

    Colocado por: jorgealvesnão me diga que envolveu os tubos do PRH com 20mm de isolamento


    Não creio que algum artista faria isso!!; 😅
  20.  # 40

    Colocado por: Beto1980

    Não creio que algum artista faria isso!!; 😅


    Só o trabalho de isolar uns 1000 m de tubo...
    Concordam com este comentário: Beto1980, Peper87
 
0.0231 seg. NEW