Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Contactei com uma empresa intermediária de crédito habitação para a compra de uma moradia. Para além de diversos documentos que foram pedidos para contactarem com os bancos exigiram extratos bancários dos últimos 3 meses. Recusei fornecer essa informação porque acho que é um abuso da privacidade, por parte dos bancos, terem acesso a tanta informação do consumidor. A empresa intermediária de crédito disse que não pode avançar com o processo sem esta informação, que segundo eles é obrigatória. Alguém sabe dizer-me se essa informação é verdadeira?
  2.  # 2

    Quem empresta manda, você é que necessita, não eles.
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  3.  # 3

    Tinha conta no BCP fiz empréstimo na CGD não me foram pedido os extratos do BCP.
    Agora se foi regra ou exceção, não faço ideia...
  4.  # 4

    os bancos para fazerem uma avaliação de risco precisam dessa informação. é um procedimento normal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susysantos
  5.  # 5

    Colocado por: VarejoteQuem empresta manda, você é que necessita, não eles.
  6.  # 6

    Não concordo com o que diz. Eles precisam do consumidor, sem isso não existiam.
    A minha questão tem haver com o facto de já ter contactado com outras instituições financeiras que não me pediram esses documentos.
  7.  # 7

    Colocado por: susysantosNão concordo com o que diz. Eles precisam do consumidor, sem isso não existiam.
    A minha questão tem haver com o facto de já ter contactado com outras instituições financeiras que não me pediram esses documentos.


    Quando fiz propostas com pré aprovação, só não pediram extratos bancários nos bancos onde tinha conta.
  8.  # 8

    Colocado por: susysantosNão concordo com o que diz. Eles precisam do consumidor, sem isso não existiam.
    A minha questão tem haver com o facto de já ter contactado com outras instituições financeiras que não me pediram esses documentos.

    Você precisa mais deles do que eles de si.
    Esse argumento é igual aquele que qd reclamam dos funcionarios publicos, que sao os nossos impostos que lhes pagam o ordenado deles.
    Simplesmente nao é argumento.
    Quando se tem um irs sustentavel com bons recibos, pode nao ser necessario extratos.
    Se foi através de um intermediario é quase certo pedirem obrigatoriamente os extractos.
    Nao aceita peça noutro banco.
  9.  # 9

    Na minha última compra de habitação, um banco ( N….b) , pediu exactamente o mesmo ( extracto bancário do outro banco ( C£D) onde tinha a conta ) perguntei o motivo é a resposta foi que era para verificarem se eu tinha forma de liquidar os 10% ( regras do BP blá blá blá )

    Informei-os que iria transferir o valor para a conta deles a ser aberta para o processo, se me aprovassem o CH.
    1 semana depois tinha a resposta de que o processo estava aprovado.

    As vezes, esticam-se nos pedidos, mas baixam rapidamente a cabeça se pensarmos bem nas respostas.
  10.  # 10

    Colocado por: QuilleuteNa minha última compra de habitação, um banco ( N….b) , pediu exactamente o mesmo ( extracto bancário do outro banco ( C£D) onde tinha a conta ) perguntei o motivo é a resposta foi que era para verificarem se eu tinha forma de liquidar os 10% ( regras do BP blá blá blá )

    Informei-os que iria transferir o valor para a conta deles a ser aberta para o processo, se me aprovassem o CH.
    1 semana depois tinha a resposta de que o processo estava aprovado.

    As vezes, esticam-se nos pedidos, mas baixam rapidamente a cabeça se pensarmos bem nas respostas.

    Pedem os extractos para verificarem o patrimonio e a conducao da conta. P.e. se têm vicio de jogo, se utilizam plafonds de descoberto, se fizeram creditos nos ultimos 2 meses, etc. Eles nao pedem porque pedem. Se calhar os bancários nao sabem argumentar.
  11.  # 11

    Os bancos já têm muita informação pela Central de Responsabilidades de Crédito....
  12.  # 12

    Aí só têm informação sobre os créditos, não tem informação que ganha 2000€ e poupa 500€ mês, ou desaparece praticamente tudo.
  13.  # 13

    Já tem informação sobre o rendimento com o IRS/recibos vencimento. No dia em que me pedirem acesso aos extratos bancários vou a outro banco ou fico quieto...
    Concordam com este comentário: susysantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susysantos
    • sltd
    • 27 agosto 2022

     # 14

    Colocado por: VarejoteAí só têm informação sobre os créditos, não tem informação que ganha 2000€ e poupa 500€ mês, ou desaparece praticamente tudo.

    Tal como nos fundos, garantias passadas não são futuras. Nada impede que eu até tenha sido poupado e agira me dê por esbanjar tudo.
    • sltd
    • 27 agosto 2022

     # 15

    Colocado por: sltd
    Tal como nos fundos, garantias passadas não são futuras. Nada impede que eu até tenha sido poupado e agira me dê por esbanjar tudo.
    Só deveria ser necessário o IRS e recibos de vencimento.
  14.  # 16

    Colocado por: susysantosNão concordo com o que diz. Eles precisam do consumidor, sem isso não existiam.
    A minha questão tem haver com o facto de já ter contactado com outras instituições financeiras que não me pediram esses documentos.

    O que nós achamos não interessa.
    Estamos na mó de baixo...
  15.  # 17

    Há anos atrás era habitual as Financeiras não ligadas a um Banco pedirem isso porque muitas vezes as pessoas diziam que tinham rendimentos não declarados no IRS e os extratos serviam para comprovar. Lembro-me no crédito automóvel haver uma linha na folha da proposta exatamente para isso - Outros rendimentos.
    Hoje em dia não sei se as Cofidis e similares ainda fazem o mesmo.
    No crédito habitação julgo que a maioria das pessoas faz no seu banco o que dispensa esses extratos.
  16.  # 18

    Colocado por: Carvaitinham rendimentos não declarados no IRS e os extratos serviam para comprovar.

    Esses rendimentos não contam para o banco.

    Normalmente pedem extractos, como já disseram, para análise de risco ou até para confirmarem que o proponente tem o capital próprio que diz ter, especialmente quando a diferença entre o valor de transacção e valor a financiar é grande e coisas do género.
 
0.0187 seg. NEW