Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos.

Necessito trocar este interruptor simples, com luz de informação na tecla (foto 1), por um mais recente.
    Fui ao Leroy Merlin e comprei este (foto 3) que me foi aconselhado embora seja um comutador foi-,me dito que poderia servir de interruptor, também. Mas quando perguntei se tinham um esquema de ligação como interruptor disseram que não...

Aqui começou o problema pois, eu próprio não sei como o ligar como interruptor...

Tenho na caixa 3 fios (foto 2): o preto, fase, que está na atual ficha ligado como L; o outro preto, que vai ao aquecedor; o azul: que me parece ser um neutro, pouco usual existir, mas que me parece ter a ver com a luz informativa que acende no botão do interruptor. Assim, fiquei bastante confuso e com receio de queimar algo... :-)

Será que alguém me pode dar umas luzes acerca de como ligar isto (foto 3 e 4)? Provavelmente é fácil mas, como diz o outro, "eu é mais bolos"... :-) ...

Foto 1: https://ibb.co/56Zbcd5
    Frente do interruptor atual

Foto 2: https://ibb.co/ZYhqXMT
    Verso atual interruptor e respetivas ligações

Foto 3: https://ibb.co/7GhNn7r
    Frente do novo comutador

Foto 4: https://ibb.co/JFG6GqW
    Verso do novo comutador

Muito obrigado a todos!
    -
    Miguel
  2.  # 2

Deixa o fio azul de parte e isola, pois o novo aparelho não o utiliza.

Liga o L no L do novo e o outro fio no 1.
    Se quiser que acenda na outra posição do comutador, muda para o 2.

Para isolar o fio azul pode meter um ligador Wago por exemplo
    Concordam com este comentário: Caravelle
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmca1969
  3.  # 3

Mas é para um aquecedor? Verifique se o novo comutador suporta 16A
    Pois pode estar feito para iluminação apenas e não suportar isso.
  4.  # 4

Colocado por: hangasMas é para um aquecedor? Verifique se o novo comutador suporta 16A
    Pois pode estar feito para iluminação apenas e não suportar isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmca1969

É para um aquecedor que está por cima da porta do WC, um pouco antigo, daqueles de resistência... Até estava a pensar colocar uma coisa mais recente...

Realmente, parece-me que só suporta 10A... :-(

Em relação à luz de aviso do botão...este comutador já não necessita do neutro?

Obrigado
    Miguel
  5.  # 5

Colocado por: hangasMas é para um aquecedor? Verifique se o novo comutador suporta 16A

O que diz no datasheet é isto: "Rated current 10 AX"... presumo que seja 10A...
  6.  # 6

Ele parece ter uma luz néon entre o 1 e o 2, pelo esquema.
    Há indicadores com um néon que não precisam de neutro.
    Também não tem onde o ligar.
  7.  # 7

O 10AX é 10A com cargas indutivas. Deverá suportar 13A em cargas resistivas.
  8.  # 8

Colocado por: hangasO 10AX é 10A com cargas indutivas. Deverá suportar 13A em cargas resistivas.
    E acha que haverá problema? que pode acontecer?
  9.  # 9

Em princípio não deve haver. Tem foto da chapa de características do aquecedor?
  10.  # 10

Colocado por: CaravelleEm princípio não deve haver. Tem foto da chapa de características do aquecedor?

Hmmm... estive a olhar para ele e é realmente muito antigo... :-))) só consegui ver: "220v - 740W".

No interruptor antigo consigo ver que também era 10-250...por isso vou avançar. Logo se vê...

Muito obrigado ao amigo hangas e ao Caravelle.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Caravelle
  11.  # 11

740W não é nada. Sem problemas. São para aí uns 3A.
    Mesmo que falte aí um “1” e sejam 1740W também não há problema.

Mais que 2400 é que já passava o limite.
    Concordam com este comentário: Caravelle
  12.  # 12

Ponto de situação: tudo ligado e tudo a funcionar!

Pormenor: quando o aquecedor está desligado, o led de aviso está ligado...ou seja, 99% do tempo este led está aceso. Não fazia mais sentido ser ao contrário? O led aceso avisando que o aquecedor se encontra ligado... que vos parece? É possível, invertendo aqui algum(ns)destes fios?

Mais uma vez, obrigado.

Miguel

0.0169 seg. NEW