Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Qual a vossa opinião em relação ao ar condicionado como opção para aquecimento? Parece-me ser a melhor opção em termos de rentabilidade/preço, no entanto, a qualidade do ar não me agrada muito, não me dou muito bem com o AC. Será que uma alternativa melhor seria a lareira com recuperador de calor para todas as divisões? É muito mais caro?
    Cumps.
  2.  # 2

segundo alguns orçamentos que obtive e com recuperador de calor da sparttherm/ ruegg, serviço completo fica por volta dos 4.000 euros, mais coisa menos coisa!
  3.  # 3

hum..ok
  4.  # 4

Colocado por: AnaFrancoQual a vossa opinião em relação ao ar condicionado como opção para aquecimento? Parece-me ser a melhor opção em termos de rentabilidade/preço, no entanto, a qualidade do ar não me agrada muito, não me dou muito bem com o AC. Será que uma alternativa melhor seria a lareira com recuperador de calor para todas as divisões? É muito mais caro?
    Cumps.

________________________________________________________________________________________________________________________
    Estou a iniciar o projecto para uma casa que irei construir!!
    Depois de muita pesquisa e análise vou optar pelo ar condicionado!

Conforto, economia, controlo da humidade do ar são algumas das vantagens que encontrei!!!
    Claro que é uma opinião pessoal e que existirão outros "sistema" igualmente confortáveis!
    A Lenha como opção ficou decididamente de fora pois, na minha opinião, é pouco prática...e também consomem energia!!!
    Serão da LG por causa da eficiência/estética/silênciosos.....
    Inverter, Claro!!
    Cumps.
  5.  # 5

os da mitshubish também são muito bons... tem alguns com cop já quase de 5....
  6.  # 6

Colocado por: AnaFrancohum..ok

entao pareceu-lhe muito caro? olhe que o recuperador que estou a falar não é propriamente dos mais baratos... é recuperador de 2 vidros... lateral e frontal..
  7.  # 7

Não, pareceu-me bem....Penso que vou colocar lareira nas salas (com ou sem recuperador ainda não sei) e AC nas restantes divisões
    Obrgada
  8.  # 8

Colocado por: AnaFrancoNão, pareceu-me bem....Penso que vou colocar lareira nas salas (com ou sem recuperador ainda não sei) e AC nas restantes divisões
    Obrgada

pois a minha ideia inicial é colocar recuperador de calor com distribuição de ar quente para as restantes divisões e no futuro logo se vê se é necessário colocar AC
  9.  # 9

Ana eu tambem tenciono colocar aquecimento/arrefecimento atraves de AC mas aconselho-a a aproveitar o calor da lareira(atraves do recuperador) e fazer a ligaçao para as divisoes que bem intencionar. Dessa forma sempre que tiveres a lareira a funcionar nao estas a desperdiçar o calorzinho...aproveita-o para os quartos!:-) Cumprimentos, Sofia
  10.  # 10

Ar Condiocionado era o que escolheria agora se fosse constriur a minha casa.
  11.  # 11

Sim, conversei com alguns casais amigos (que acabaram agora de construir) e vamos optar pela lareira com recuperador + AC
  12.  # 12

e vai colocar já os aparelhos de AC ou vai apenas fazer as pré-instalação?
  13.  # 13

À partida vamos começar por colocar apenas a pré-instalação, ainda não decidimos ao certo...
  14.  # 14

pois... acho que realmente é o melhor... 1.º vê como a casa se comporta e depois logo decide se precisa de aquecimento extra ou arrefecimento. e como poderá instalar o recuperador de calor com distribuição de ar quente sempre ajuda no aquecimento.

Segundo alguns relatos de pessoas (que possuem o sistema em casa) é bastante eficiente no aquecimento, agora é como tudo, o que é bom para uns, poderá não ser bom para outros!
  15.  # 15

Colocado por: AnaFrancoQual a vossa opinião em relação ao ar condicionado como opção para aquecimento? Parece-me ser a melhor opção em termos de rentabilidade/preço, no entanto, a qualidade do ar não me agrada muito, não me dou muito bem com o AC. Será que uma alternativa melhor seria a lareira com recuperador de calor para todas as divisões? É muito mais caro?
    Cumps.

Boas
    Para aquecimento equacione sempre o Anonimo18072022A Electrico. Comodo barato na instalação e no consumo, sem manutenção e com um conforto fantastico.
    Cumpts
  16.  # 16

Cumps.

Não se dá bem com AC e pondera instalar?! Acho que há outras soluções como por ex o piso radiante para o seu caso. O AC é de facto uma das melhores escolhas mas se não se dá bem, não entendo...

Quanto á lareira, só se for com recuperador, tb tenho mas desde que tenho AC nunca mais a usei. Quanto ao calor do recuperador aquecer a casa toda, não digo que não, mas penso que só se a casa estiver muito bem isolada e não for muito grande...

Abraço, Pedro
  17.  # 17

boas,
    no meu caso estou a ponderar colocar AC + recuperador com sistema de aquecimento central. o ar condicionado para obter frio/calor mais rapidamente, e recuperador (aproveitando o calor que produz para aquecer o resto de casa) para um aquecimento mais global (isto claro, porque gosto de ver a lenha a arder ;) ). no entanto ainda estou a investigar todas as soluções de climatização antes de escolher por definitivo. acho que o mais facil será ir contactando os fornecedores dos varios sistemas e verificar o que mais lhe convem (qualidade/uso que se pretende dar/custo inicial e contínuo).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Noctya
    • Ixia
    • 15 fevereiro 2010

# 18

Olá a todos!

Na moradia nova que adquirimos também temos pré-instalação de aquecimento central... Temos lareira mas sem recuperador (é basicamente uma lareira sem mais nada mesmo). Passamos quase todo o dia fora de casa, só fins-de-semana e feriados é que assentamos mais... Já nos aconselharam a desistir da ideia do aquecimento central (a gasóleo, recuperadores, etc) e apostar no ar condicionado, dado que não ficará tão caro (uma vez que não passamos tanto tempo em casa quanto isso) e tem a vantagem de também dar para resfriar as divisões... Não temos é pré-instalação de AC...
    - Será, de facto, a melhor opção? Ou o que aconselham?
    - Em termos práticos instalar o AC "destruirá" muito a casa/ficará com muita "fialhada" à mostra?

Desde já, agradeço os vossos contributos!

Cumprimentos!!!
  18.  # 19

Ainda insistem com o piso radiante electrico???

Leiam neste site outros posts sobre o tema, mas resumindo: é barato, é confortavel, mas gasta como camandro! Na pratica tem tem ou tem dinnheiro para mandar À rua , e ai deveria ter metido piso radiante hidraulico ou antão tem, mas não usa pois sai muito caro. Isto só é bom negocio para quem fabrica casas para vender!!
  19.  # 20

Colocado por: Ixia
    ... Não temos é pré-instalação de AC...
    - Será, de facto, a melhor opção? Ou o que aconselham?
    - Em termos práticos instalar o AC "destruirá" muito a casa/ficará com muita "fialhada" à mostra?

Desde já, agradeço os vossos contributos!

Cumprimentos!!!

Boas,

Antes de mais, uma lareira aberta (sem recuperador) penso ser uma péssima ideia. Eu, se fosse em minha casa, fechava o buraco com uma almofada velha, pelo menos até poder pôr um recuperador.

Quanto á instalação do AC "destruir" ou não a casa, vai depender muito das divisões e se tem por ex roupeiros ou paredes falsas para as tubagens. No meu caso, graças a dois roupeiros alinhados entre r/c e 1º andar e aproveitando alguns tubos de esgoto (tinha fotos da casa), consegui sem qualquer pré instalação, colocar 4 máquinas no interior sem qualquer tubo ou calha á vista.

Aconselho que solicite a visita de meia duzia de técnicos/casas da especialidade mas atenção, esteja preparada que alguns vão tentar apenas vender as máquinas sem se preocuparem com o aspecto dos tubos/calhas. No entanto, no meio de tantos, certamente algum técnico mais experiente lhe irá propor um solução (tendo em conta a planta da casa) satisfatória...

Abraço, Pedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ixia

0.0160 seg. NEW