Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: AugstHillA ver se consigo esmiuçar:
    Portanto, a ligação entre a via pública e o edifício, ou tem menos de 5%, ou tem rampa ou tem meios mecânicos.

    Se as câmaras podem ter outra interpretação? Podem, mas não é a mesma coisa.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pauloss,Pedro Barradas



    Acho que são 6% até tramos de 10m
  2.  # 2

    Acho que são 6% até tramos de 10m


    Até 5% não são consideradas rampas e podem ter o comprimento que se quiser.
  3.  # 3

    Isto às vezes faz-me lembrar uma coisa que li há uns tempos, que a casa da Fundação do Gil tinha espaço para acolher mais não sei quantas crianças se não fossem obrigados a não ter mais do que 2 em cada quarto. Tomara eu ter tanto espaço em casa dos meus pais. (Ou antes, se as famílias fossem obrigadas a cumprir legislação dessa, nunca eu tinha nascido!).
  4.  # 4

    .. desculpem, mas se a inclinação for inferior a 6% (<6%), não é considerada rampa.... é que de 5 ao 6%.. ainda vai qq coisa que pode fazer a diferença em projecto ;)
  5.  # 5

  6.  # 6

    e vamos todos vestir armani por fora e roupa interior chinesa.
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas.. desculpem, mas se a inclinação for inferior a 6% (<6%), não é considerada rampa....é que de 5 ao 6%.. ainda vai qq coisa que pode fazer a diferença em projecto ;)


    Olhe que não, o 4.7.5 1) diz que, se não for inferior a 5%, já tem de ser considerado rampa.
  8.  # 8

    pois é... tem razão.. cruzando o 4.7.5 e 4.7.6 deve ser sempre inferior a 5%, ou considera-se RAMPA, com as limitações de interploação constantes em 2.5...
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasÉ obrigatório a rampa.. se não conseguir aceder (cumprindo a lei das acessibilidades)ao edificio por outro lado e permitindo acesso ao percurso acessível interior.

    a rampa exterior pode ter 1.20 de largura( essa parece-me ter mais) os patamares tem de permitir a rotação 180º, pelo que tem de ter o mínimo de 1,5m de profundidade.

    O pior.. nestas rampas, é o exigido para os corrimões...


    Boas

    Para uma casa nova a construir idêntica a esta que coloco também será necessário ter rampa de acesso?
    Uma outra questão;
    Se no piso ao nível da rua existir no interior da habitação um elevador que de acesso a todos os pisos a nível superior, as ditas rampas podem ser excluídas?

    Um aparte; se numa habitação como está é obrigatório uma rampa de acesso a zona interna, também me parece pertinente obrigarem a que ao acesso de todos os pisos existissem rampas, que vos parece?
      aa.jpg
    • DMG
    • 19 janeiro 2010

     # 10

    Boas,

    Na minha futura moradia a ideia de ter uma cave é ponto assente e em principio o resto será só mais o R/C . Se tiver acesso á cave por portão automático e ao R/C com uma entrada sem escadas ou obstáculos está consoante esta nova lei das acessibilidades, certo?

    Cumps
  10.  # 11

    Anastomose, como é evidente se tiver um elevador e os espaços com as dimensões necessárias de acordo com as normas, não precisa de rampas.
    agora lembre-se é de que desde o passeio, entrando em casa e acedendo a uma Wc e á cozinha e ainda a um quarto caso seja um (T3 ou mais) não pode ter neste circuito algum desnivel no pavimento superior a 2 cm caso tenha é considerado que precisa de rampa. mas lá está como terá elevador tal não necessitará.

    DMG

    se desde o passeio até á entrada da casa quaiquer desniveis superiores a 2 cm terão que ser em rampa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anastomose, DMG
  11.  # 12

    Colocado por: marco1Anastomose, como é evidente se tiver um elevador e os espaços com as dimensões necessárias de acordo com as normas, não precisa de rampas.
    agora lembre-se é de que desde o passeio, entrando em casa e acedendo a uma Wc e á cozinha e ainda a um quarto caso seja um (T3 ou mais) não pode ter neste circuito algum desnivel no pavimento superior a 2 cm caso tenha é considerado que precisa de rampa. mas lá está como terá elevador tal não necessitará.

    DMG

    se desde o passeio até á entrada da casa quaiquer desniveis superiores a 2 cm terão que ser em rampa.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Anastomose,DMG



    Olá

    marco1, antes de mais obrigado pela ajuda.

    A construção que pretendo fazer será geminada a esta, no entanto como terei mais 5,5m para o lado, não terei que estacionar o carro como nesta moradia, mas sim pela lateral, ficando o elevador logo a começar na garagem.
    Coloco somente mais uma questão, relacionado com a imagem que deixo ficar.
    No 1 piso, será a sala de estar e jantar e a "separar" estas existirão 3 escadas, deste modo é necessário existir uma rampa adjacente as escadas que separam as salas?
    Grande abraço e obrigado
      Lote Vista Latera 2l.jpg
  12.  # 13

    Se o seu elevador der acesso à parte que dá acesso à cozinha, WC acessível e quarto, normalmente não será preciso, penso eu. Qualquer hipotética pessoa em cadeira de rodas poderá ficar a conversar com os outros do cimo das escadas :-)
  13.  # 14

    É como o lobito diz... Dentro da habitação, o percrso acessivel deve ligar (cozinha, quarto e I.S. acessivel, para tipologias iguais ou acima do T3; cozinha e I.S. acessivel, para tipologias abaixo do T3)
  14.  # 15

    Digo mais, se tiver o elevador entre a garagem e o 2º andar (e não faria muito sentido gastar dinheiro num elevador para subir apenas um piso) pode por isso tudo onde quiser.
  15.  # 16

    Colocado por: AugstHillDigo mais, se tiver o elevador entre a garagem e o 2º andar (e não faria muito sentido gastar dinheiro num elevador para subir apenas um piso) pode por isso tudo onde quiser.


    Colocado por: AugstHillDigo mais, se tiver o elevador entre a garagem e o 2º andar (e não faria muito sentido gastar dinheiro num elevador para subir apenas um piso) pode por isso tudo onde quiser.


    Claro, pode pôr a cozinha no andar debaixo e o quarto e casa de banho acessíveis em qualquer outro andar, se lhe apetecer.
  16.  # 17

    Boas

    Antes de mais obrigado pela Vossa ajuda

    Relativamente a construção aquilo que pretendo, passa por ter uma moradia com 4 pisos no total e não me será possivel retirar pisos.

    Entrando de carro na garagem pretendo ter desde aí o elevador.
    No RC - Ter lavandaria, dispensa, 1WC, Sauna e espaço tipo ginásio
    No 1 Andar - atrás cozinha, a meio sala de jantar e na frente separada por escadas a sala de estar
    No 2 Andar 3 suites, duas para trás e uma a principal na frente com quarto de vestir e casa de banho com poliban e jacuzzi

    Em conclusão, as escadas encontrar-se-ao da sala de estar para a sala de jantar e todas as outras que darão acesso aos diferentes pisos

    Quanto a ter elevador, penso fazer sentido na futura habitação, a pensar no futuro no qual a idade tende a aumentar assim como dificuldades na locomoção, para não falar na mais valia que é para a moradia.

    Abraço
  17.  # 18

    Então está perfeito do ponto de vista da legislação: o único sítio não acessível a uma cadeira de rodas é a sala de estar.
    •  
      Mk Pt
    • 20 janeiro 2010

     # 19

    Colocado por: AnastomoseBoas

    Antes de mais obrigado pela Vossa ajuda

    Relativamente a construção aquilo que pretendo, passa por ter uma moradia com 4 pisos no total e não me será possivel retirar pisos.

    Entrando de carro na garagem pretendo ter desde aí o elevador.
    No RC - Ter lavandaria, dispensa, 1WC, Sauna e espaço tipo ginásio
    No 1 Andar - atrás cozinha, a meio sala de jantar e na frente separada por escadas a sala de estar
    No 2 Andar 3 suites, duas para trás e uma a principal na frente com quarto de vestir e casa de banho com poliban e jacuzzi

    Em conclusão, as escadas encontrar-se-ao da sala de estar para a sala de jantar e todas as outras que darão acesso aos diferentes pisos

    Quanto a ter elevador, penso fazer sentido na futura habitação, a pensar no futuro no qual a idade tende a aumentar assim como dificuldades na locomoção, para não falar na mais valia que é para a moradia.

    Abraço


    Espero que tenha noção que essas ideias não vão sair nada baratas de concretizar...
    • eu
    • 20 janeiro 2010

     # 20

    Esta história da rampa dá-me vómitos, tal é a hipocrisia.

    É que... a grande maioria dos próprios serviços públicos do estado, não tem as mínimas condições de acessibilidade. Sim, serviços abertos ao público em geral não têm condições mínimas.

    Nem sequer falo da via pública, pois aí nem sequer existem condições para os não deficientes, quanto mais para os portadores de deficiências...

    E depois, vêm obrigar os privados a gastar dinheiro em rampas que na maior parte dos casos são desnecessárias.

    Na minha vivenda, vou fazer a rampa de forma provisória e em tosco. Depois de lá estar a habitar, deito tudo abaixo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jonh, Anastomose
 
0.0254 seg. NEW