Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora boas

    Recentemente transferi o meu CH para outro banco. Naturalmente fiz o seguro de vida e multirriscos com o novo banco, uma vez que queria aceder às condições especiais de crédito (entenda-se: redução do spread).

    Por indicação do agente de seguros, pedi ao antigo banco carta de desinteresse para apresentar na companhia de seguros e cancelar tudo. Entreguei dito documento e solicitei o cancelamento dos mesmos. O de vida cancelou logo.
    A seguradora do multirriscos recusa-se a cancelar o seguro, afirmando que tenho contrato anual válido até Janeiro de 2023.

    Para mim não faz sentido nenhum continuar a pagar isto. O CH foi extinto no Millenium (antigo Banco), pelo que o seguro já nem sequer válido está. E não estou para andar a pagar 2 seguros até 2023.

    O que acontece se simplesmente deixar de pagar isto?
    • size
    • 29 agosto 2022

     # 2

    É isso, tem um contrato de seguro valido por um ano, podendo cancelá-lo a partir dessa data.
    É de admitir que esse seguro, ainda em vigor, possa servir de proteção ao novo crédito à habitação. Porque não ?
  2.  # 3

    Colocado por: TyrandeO CH foi extinto no Millenium (antigo Banco), pelo que o seguro já nem sequer válido está.

    Porque razão o seguro não estaria válido?
    O benificiário desse seguro nem sequer é o banco.

    Aliás, até devia era explorar fazer ambos os seguros fora, onde provavelmente poupará muito dinheiro.
  3.  # 4

    Colocado por: sizeÉ de admitir que esse seguro, ainda em vigor, possa servir de proteção ao novo crédito à habitação. Porque não ?

    Claro. O seguro actual provavelmente já terá as coberturas que os bancos exigem.

    Mas se a contratação dos seguros é condição para o spread proposto para o novo CH... não é uma questão operacional, mas sim comercial.
  4.  # 5

    Colocado por: TyrandeA seguradora do multirriscos recusa-se a cancelar o seguro, afirmando que tenho contrato anual válido até Janeiro de 2023.

    O seguro é de validade anual com renovação anual. Se já está pago, ou deixa ir até ao fim ou cancela e pede um estorno do tempo que ainda falta até terminar o actual contrato. Normalmente, o estorno é 50% do valor respeitante ao tempo que ainda tem em falta.
    Ou poderia era começar o novo MRH só em Fevereiro de 2023, mas não sei se ainda vai a tempo de tentar renegociar isso.
  5.  # 6

    Eu já paguei o novo seguro, no valor de um ano, de uma só vez (ficava mais barato).

    O seguro "antigo", era anual, com pagamentos mensais.
    O beneficiário é o mesmo (eu), mas o seguro estava associado a um CH que foi liquidado. Aliás, este mês já encerro conta no ActivoBank (Millenium).

    Se houvesse algum problema na casa, quase de certeza que se iam esquivar porque o CH ao qual está associado foi extinto.

    Eu não pretendo o estorno. Pretendo é não continuar com pagamentos em duplicado até Jan2023.
  6.  # 7

    Peça o estorno.
    Por email e carta registada
  7.  # 8

    Não li bem , mas pode sempre cancelar o débito em conta uma vez que paga mensalmente
  8.  # 9

    Colocado por: carlota74Não li bem , mas pode sempre cancelar o débito em conta uma vez que paga mensalmente


    Isso eu já tinha feito, por ter acreditado no meu gestor que não haveria dificuldade nenhuma em cancelar o seguro com a dita carta de desinteresse do banco.

    Mas quais as consequências disso?
  9.  # 10

    O bem já está segurado por outra entidade. O que tem é uma duplicação dos seguros que também não pode/deve acontecer. Só poderá ter um segundo seguro se as coberturas forem diferentes. No seu fatura/recibo não vem lá que é obrigada a pagar até x data caso contrário o seguro é anulado ?
    • AMVP
    • 29 agosto 2022

     # 11

    deverão ser as mesma que no seguro automóvel, deixa de ter o objeto segurado, mas como isso não já não faz sentido no seu caso! Já colocou a questão à ASF? Embora como faz parte do negócio a resposta pode não ser a melhor.
  10.  # 12

    Colocado por: AMVPdeixa de ter o objeto segurado

    Neste caso não deixa de ter o objecto segurado. Apenas o banco antigo deixa de ter interesse no mesmo.
    Aliás, o contrato serve justamente para casos como estes, parece-me. Senão era um simples "pay as you go".

    Não tenho ideia como possa ser o extorno, mas 6 meses de seguro multi riscos... estamos a falar de cerca de 100€, será?
  11.  # 13

    Aconteceu-me em março com um seguro automóvel. Encontrei melhor proposta e avancei. Nunca mais me lembrei que tinha débito direto com a outra seguradora. Nem sequer enviei carta a rescindir a apólice mas tinha telefonado a questionar se não fariam desconto ao preço enviado pois achei pouco competitivo. Resultado , após pagar um anual com nova seguradora , tenho a conta debitada pelo seguro antigo. Fiz uma consulta a um perito de seguros que trata deste tipo de assuntos e a resposta foi pedir a devolução direta pelo banco. Nem sequer sabia ser possivel...isto porque o pedido de estorno não foi tido em conta pela seguradora.
    Posto isto o que me disse foi que o que poderia acontecer em caso de deixar de pagar era que fica registado no cliente que teve uma situação de não pagamento de um seguro. Em algumas seguradoras poderá ter agravamento. A sua situação é justificável. Não se trata de deixar de pagar só porque sim.
  12.  # 14

    Colocado por: AMVPdeverão ser as mesma que no seguro automóvel, deixa de ter o objeto segurado, mas como isso não já não faz sentido no seu caso! Já colocou a questão à ASF? Embora como faz parte do negócio a resposta pode não ser a melhor.


    O que é a ASF?
    •  
      Tyrande
    • 29 agosto 2022 editado

     # 15

    Colocado por: pguilherme
    Neste caso não deixa de ter o objecto segurado. Apenas o banco antigo deixa de ter interesse no mesmo.
    Aliás, o contrato serve justamente para casos como estes, parece-me. Senão era um simples "pay as you go".

    Não tenho ideia como possa ser o extorno, mas 6 meses de seguro multi riscos... estamos a falar de cerca de 100€, será?


    O contrato é dessa forma porque não existem contratos mensais... O seguro é válido por um ano, mas os pagamentos são mensais.
    Como é seguro multirriscos com recheio incluído, ainda estamos a falar de 25€ por mês.

    Se soubesse que não podia cancelar a qualquer altura (como me foi dito), tinha apenas transferido este seguro para o novo CH e depois em Janeiro mudava para os seguros do banco... Só passava a ter bonificação do spread a partir de Janeiro, mas era melhor do que pagar seguros em duplicado por 5 meses.
    • AMVP
    • 29 agosto 2022

     # 16

    Colocado por: Tyrande

    O que é a ASF?


    autoridade de supervisão de seguros e fundos de pensões, ou seja, a reguladora do setor. O equivalente ao BdP mas para os seguros.
  13.  # 17

    125€ então.
    Como já sugeriram, pode explorar a possibilidade de extorno ou tentar negociar com o novo banco e renegociar com a nova seguradora o início da apólice.

    A questão é, não tendo resolvido isto de antemão e estando na presente situação, será que lhe compensa o tempo perdido?
  14.  # 18

    Colocado por: pguilherme125€ então.
    Como já sugeriram, pode explorar a possibilidade de extorno ou tentar negociar com o novo banco e renegociar com a nova seguradora o início da apólice.

    A questão é, não tendo resolvido isto de antemão e estando na presente situação, será que lhe compensa o tempo perdido?

    Pois, a questão é mesmo essa.
    Eu tentaria contactar a antiga segurado e propor-lhes o extorno (50% do que ainda falta, portanto teria que lhes pagar 62,50€ para cancelar o seguro) e fazer-lhes ver que se recusarem, para de pagar o que falta, e aí deixam de ver qualquer euro. Acho que por estas quantias, a seguradora nem irá querer fazer ondas.
  15.  # 19

    Colocado por: pguilherme125€ então.
    Como já sugeriram, pode explorar a possibilidade de extorno ou tentar negociar com o novo banco e renegociar com a nova seguradora o início da apólice.

    A questão é, não tendo resolvido isto de antemão e estando na presente situação, será que lhe compensa o tempo perdido?


    Eu não tinha como resolver isto de antemão.

    Perguntei ao gestor de seguros se podia cancelar a qualquer altura, por motivo de transferência de CH. Foi-me dito que sim.
    Ora, com base nessa premissa, aceitei fazer seguro com o banco atual, pois beneficiava de redução do spread.

    Só podia mandar cancelar a antiga apólice quando a nova entrasse em vigor. Ou seja, não tinha como ter descoberto antes.

    Posso propor o pagamento de 50% das futuras prestações, só em jeito de tentar me livrar do problema. Mas pagar 5 meses "a seco", por algo que quase de certeza não iria mais estar válido (por o CH associado ter sido liquidado naquela instituição) parece-me abusivo.
  16.  # 20

    Percebo o ponto de vista de apelar ao "goodwill" da empresa e até pode funcionar!
    No entanto:
    - Se existe contrato e há legitimidade para exigir o pagamento na totalidade, a seguradora não pensa na economia de "poupar 62.50€".
    - As seguradoras são entidades muito grandes, com advogados em "permanência". Não lhes custa iniciar processos. No final quem paga a custas é quem está em incumprimento. O que são hoje 125€, podem transformar-se em 700 ou 800€ e pior, perdendo muitas horas com isso. O pior de dois mundos.
    - Não sei se este incumprimento poderá ter consequências graves, pelo que é de ponderar muito bem se vale a pena o risco.
 
0.0191 seg. NEW