Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 381

Colocado por: HAL_9000Sim são uma das causas da infalão alta, mas quanto mais alta a inflação maior será o seu lucro (efeito bola de neve). Daí eu ter falo em regular o mercado energético.

neste momento o barril de brent está ao mesmo preço que antes da guerra. E o preço do gasóleo está quê uns 30-40 cent mais caro (contabilizando os apoios estatais)?

O preço médio do gasóleo está 0,15€ acima do preço de 20 de Fev. Na mesma data o Euro valia 1,139 USD, hoje vale 1,019.
  2.  # 382

A questão é que o negócio dos bancos é a margem bancária, entre os juros que recebem e os juros que pagam, essa margem não para de subir em detrimento dos milhares de depositantes. Onde alguns acham isto lucros saudáveis e louváveis, muitos outros onde me incluo, acham isto lucros excessivos e imorais, sendo que o governo ao permitir isto mostra bem de que lado está.

O resto é "conversa para boi, coxo e zarolho, dormir"!

Colocado por: luisvv

Onde já se chegou, para a mera enunciação de algumas evidências - que o negócio dos bancos deve ser emprestar dinheiro, que é saudável que os bancos tenham lucros - parece fazer de nós banqueiros.

O interesse geral é que as empresas operem em ambientes sãos e concorrenciais, prestando serviços úteis aos clientes, remunerando o trabalho e o capital nelas investido. O resto é conversa para boi dormir.
  3.  # 383

Colocado por: carlosj39A questão é que o negócio dos bancos é a margem bancária, entre os juros que recebem e os juros que pagam, essa margem não para de subir em detrimento dos milhares de depositantes.

Essa margem foi nula ou negativa durante anos - e isso é que não é saudável. O normal, desejável, é que a margem suba para níveis que garantam o funcionamento sustentável dos bancos, o que passa por terem lucros e remunerarem o capital. Ponto.

Onde alguns acham isto lucros saudáveis e louváveis, muitos outros onde me incluo, acham isto lucros excessivos e imorais, sendo que o governo ao permitir isto mostra bem de que lado está.

Se acha excessivo e imoral o lucro dos outros, está no mundo errado. A mania de fazer preço ao trabalho dos outros nunca deixa de me surpreender.
    O Governo não tem que permitir ou deixa de permitir - mal seria se os seus juízos morais orientassem o funcionamento da economia.
  4.  # 384

Portanto o luisvv concorda com as taxas de juros que os bancos actualmente estão a pagar aos depósitos a ordem e a prazo..
  5.  # 385

Os bancos não estão ca para gerar bem estar social, achar tal coisa e ingenuidade.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  6.  # 386

Colocado por: EortigueOs bancos não estão ca para gerar bem estar social, achar tal coisa e ingenuidade.

A não ser que sejam bancos públicos… mas pelos vistos a CGD só é banco público para o que convém..
    • RDM
    • 12 setembro 2022

# 387

Prestação da casa vai subir e de forma acentuada: aumento pode chegar aos 45%

https://multinews.sapo.pt/noticias/prestacao-da-casa-vai-subir-e-de-forma-acentuada-aumento-pode-chegar-aos-45/
  7.  # 388

45% são cerca de 2,25% de Euribor.
  8.  # 389

Para quem andava sempre a perguntar se os saldos eram agora, pode ser que tenha acertado. Lá para os estrangeiros parece que a correção já começou.

https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-09-11/world-s-hottest-housing-markets-are-down-all-over-as-interest-rates-hike?srnd=premium-europe

"Around the world, soaring borrowing costs are squeezing homebuyers and property owners alike.

From Sydney to Stockholm to Seattle, buyers are pulling back as central banks raise interest rates at the fastest pace in decades, sending house prices falling. Meanwhile, millions of people who borrowed cheaply to purchase homes during the pandemic boom face higher payments as loans reset.

The rapid cooldown in real estate — a leading source of household wealth — threatens to worsen a global economic downturn.

Already, frothy markets such as Australia and Canada are facing double-digit house-price declines, and economists believe the worldwide downswing is only getting started.

“We will observe a globally synchronized housing market downturn in 2023 and 2024,” said Hideaki Hirata of Hosei University, a former Bank of Japan economist who co-authored an International Monetary Fund paper on global house prices. He warns the full impact of this year’s aggressive rate hikes will take time to play out for households."
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreiraj125
  9.  # 390

Se o poder de compra acompanhar a correção não se fica sei la no mesmo sitio?

Ou toda a gente tem ai parados 100000 euros para ir ao mercado e pedir pouco credito? Quem exactamente vai aproveitar isto sabendo que os bancos vão fechar as torneiras?
    Concordam com este comentário: MS_11
  10.  # 391

E temos uma diferença de equilibrio de oferta relativamente a alguns paises citados acima.
  11.  # 392

Colocado por: WarrenGPara quem andava sempre a perguntar se os saldos eram agora, pode ser que tenha acertado. Lá para os estrangeiros parece que a correção já começou.
    Só espero é que também tenham o dinheiro para aproveitar. Recorrer agora a CH não vai ser tão fácil.
    Ainda assim, no nosso mercado duvido que haja correções muito significativas, pelo menos enquanto houver trabalho.
  12.  # 393

Colocado por: luisvvEssa margem foi nula ou negativa durante anos
    :) Foi foi. Coitados perdiam dinheiro todos os dias.

Colocado por: luisvvSe acha excessivo e imoral o lucro dos outros, está no mundo errado.
    Obvio que há lucros imorais. Olhe lá para Angola por exemplo, uma elite a comprar relógios de 500 milhões porque sim, e uma maioria que não tem dinheiro para comprar uma garrafa de água.

Essa conversa de que o mercado se regula a ele próprio é treta, é enfadonha, não faz sentido e soa a cartilha lida num qualquer livro de economia do secundário. O mercado é regulado por quem tem dinheiro, e portanto poder para o ditar. Basta ver que o Elon com um tweet mete empresas a ganhar e a perder dinheiro.

Discordo totalmente da sua visão.
  13.  # 394

Colocado por: luisvvO preço médio do gasóleo está 0,15€ acima do preço de 20 de Fev.
    Agora some aí 29 centimos de impostos que não estão a ser cobrados agora, e estavam nessa altura.

Sim, já sei que há sempre uma desculpa, ou é do custo da refinação, ou é do custo do transporte, ou é da taxa de conversão do euro, ou é do c* ou é das calças. No fim do dia o resultado é o mesmo. O dinheiro movimenta-se do consumidor para as grandes petrolíferas, o que até faz sentido porque os primeiros têm excesso de liquidez, e os segundos coitados andaram a perder dinheiro durante anos a fio. Como aliás agora continuam a perder, como se tem visto pelos últimos resultados.
  14.  # 395

Colocado por: N Miguel OliveiraEu não concordo com taxar mais, não sei como taxar o que quer que seja faz descer algum preço.
    Concordaria era regular o modo de faturação por exemplo.
    Se regular, ter uma autoridade da concorrência não resulta, tem de se taxar.
    Nem fui eu que tive a ideia peregrina, foi a UE.

Colocado por: N Miguel OliveiraNão me parece nada normal, que se eu consumir zero (ir de férias por exemplo), gastar zero água, zero luz, zero gás, etc... as faturas sejam praticamente a mesma coisa. Não parece haver nenhum tipo de incentivo a que poupe água, energias, etc...
    Aqui concordo, o que se paga de valores fixos é algo ridiculo.

Colocado por: N Miguel OliveiraAqui finalmente entra o Estado, a fiscalizar e controlar, que todos os participantes (concorrentes) respeitam as mesma regras.
    :). O ACT conseguir fiscalizar alguma coisa? Tenho um colega que é inspetor no ACT e ele só diz, que pelo menos onde ele trabalha, pouco saem do escritório, têm pouca gente e é para tratar de borucracia.

Se flexibilizasse de mais o mercado de trabalho, em Portugal, o que ia acontecer é que só ia ter contratados como os motoristas da uber eats. se trabalha recebe, se não trabalha passa fome, não pode ficar doente, não pode ficar grávida, não pode ir de férias, etc. etc.

Depois para suprir necessidades temporárias, já temos os contratos de prestação de serviços, ou contratos temporários, as empresas podem recorrer a eles.

Quando à rigidez de contratação, ela n é igualpara todos, existe uma clara distinção entre os contratos das pessoas com > 40 anos e os restantes. Abaixo dessa idade são frequentes as situações de contratos precários, sem qualquer perspectivas de futuro, mal pagos, cujo trabalho não é reconhecido.

Em teroria concordo com a flexibilização do mercado de trabalho, mas na prática não a vejo funcionar aqui. O estado até possibilita que o cidadão se torne empresário, mas depois espreme-o com impostos antes de ele se conseguir erguer em condições.

Quanto ao mercado de trabalho nos EUA, eu não o veria como grande exemplo. Sem dúvida que são muito mais produtivos que nós, mas aquelas condições não se coadunam com a economia do bem estar, que apesar de tudo tornam a Europa num dos melhores lugares do mundo para se viver. Em momento algum eu trocaria qq país Europeu desenvolvido pelos EUA, mesmo Portugal.
  15.  # 396

Colocado por: HAL_9000Em momento algum eu trocaria qq país Europeu desenvolvido pelos EUA, mesmo Portugal.

Uma opinião válida, mas milhões de europeus emigraram para os EUA. No sentido inverso são alguns curiosos.
  16.  # 397

Colocado por: CarvaiUma opinião válida, mas milhões de europeus emigraram para os EUA.
    Sim, não digo que não. Todos nós temos padrões de qualidade de vida distintos. E damos valor a coisas distintas. Uns querem ter muito dinheiro no banco, outros basta ter dinheiro para manter despesa corrente e pagar pequenos luxos.
    Os EUA é um bom país para ganhar dinheiro, mas eu acho que dinheiro nenhum pagaria algumas coisas que temos na Europa. Nos EUA se tiver emprego, está tudo ok. O problema surge quando não tem.

Atenção que isto é a opinião de alguém que conhece os EUA pelo que lê e pelo que vai vendo em filmes, aceito perfeitamente que seja uma visão incompleta da realidade.

Contudo nunca senti qq tipo de impeto de viver e trabalhar num país como os EUA.
  17.  # 398

18.  # 399

Colocado por: mafgodSobre as virtudes dos EUA,melhor não necessitar de cuidados médicos.

Parece uma comparação justa.
  19.  # 400

0.1281 seg. NEW