Colocado por: HAL_9000Sim são uma das causas da infalão alta, mas quanto mais alta a inflação maior será o seu lucro (efeito bola de neve). Daí eu ter falo em regular o mercado energético.
neste momento o barril de brent está ao mesmo preço que antes da guerra. E o preço do gasóleo está quê uns 30-40 cent mais caro (contabilizando os apoios estatais)?
Colocado por: luisvv
Onde já se chegou, para a mera enunciação de algumas evidências - que o negócio dos bancos deve ser emprestar dinheiro, que é saudável que os bancos tenham lucros - parece fazer de nós banqueiros.
O interesse geral é que as empresas operem em ambientes sãos e concorrenciais, prestando serviços úteis aos clientes, remunerando o trabalho e o capital nelas investido. O resto é conversa para boi dormir.
Colocado por: carlosj39A questão é que o negócio dos bancos é a margem bancária, entre os juros que recebem e os juros que pagam, essa margem não para de subir em detrimento dos milhares de depositantes.
Onde alguns acham isto lucros saudáveis e louváveis, muitos outros onde me incluo, acham isto lucros excessivos e imorais, sendo que o governo ao permitir isto mostra bem de que lado está.
Colocado por: EortigueOs bancos não estão ca para gerar bem estar social, achar tal coisa e ingenuidade.
Colocado por: WarrenGPara quem andava sempre a perguntar se os saldos eram agora, pode ser que tenha acertado. Lá para os estrangeiros parece que a correção já começou.Só espero é que também tenham o dinheiro para aproveitar. Recorrer agora a CH não vai ser tão fácil.
Colocado por: luisvvEssa margem foi nula ou negativa durante anos:) Foi foi. Coitados perdiam dinheiro todos os dias.
Colocado por: luisvvSe acha excessivo e imoral o lucro dos outros, está no mundo errado.Obvio que há lucros imorais. Olhe lá para Angola por exemplo, uma elite a comprar relógios de 500 milhões porque sim, e uma maioria que não tem dinheiro para comprar uma garrafa de água.
Colocado por: luisvvO preço médio do gasóleo está 0,15€ acima do preço de 20 de Fev.Agora some aí 29 centimos de impostos que não estão a ser cobrados agora, e estavam nessa altura.
Colocado por: N Miguel OliveiraEu não concordo com taxar mais, não sei como taxar o que quer que seja faz descer algum preço.Se regular, ter uma autoridade da concorrência não resulta, tem de se taxar.
Concordaria era regular o modo de faturação por exemplo.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão me parece nada normal, que se eu consumir zero (ir de férias por exemplo), gastar zero água, zero luz, zero gás, etc... as faturas sejam praticamente a mesma coisa. Não parece haver nenhum tipo de incentivo a que poupe água, energias, etc...Aqui concordo, o que se paga de valores fixos é algo ridiculo.
Colocado por: N Miguel OliveiraAqui finalmente entra o Estado, a fiscalizar e controlar, que todos os participantes (concorrentes) respeitam as mesma regras.:). O ACT conseguir fiscalizar alguma coisa? Tenho um colega que é inspetor no ACT e ele só diz, que pelo menos onde ele trabalha, pouco saem do escritório, têm pouca gente e é para tratar de borucracia.
Colocado por: HAL_9000Em momento algum eu trocaria qq país Europeu desenvolvido pelos EUA, mesmo Portugal.
Colocado por: CarvaiUma opinião válida, mas milhões de europeus emigraram para os EUA.Sim, não digo que não. Todos nós temos padrões de qualidade de vida distintos. E damos valor a coisas distintas. Uns querem ter muito dinheiro no banco, outros basta ter dinheiro para manter despesa corrente e pagar pequenos luxos.
Colocado por: mafgodSobre as virtudes dos EUA,melhor não necessitar de cuidados médicos.