Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 421

Colocado por: N Miguel OliveiraEu vejo mais vantagens nisso que desvantagens. Quem se esforça é rapidamente valorizado... e quem não o faz é penalizado... daí produzirem mais e melhor.
    O problema é se você por razões diversas tiver uma profissão pouco especializada ou com muita oferta. Nessa situação como é? É muito diferente você esforçar-se partindo de uma classe média, de uma classe abastada, ou de um bairro social.

Um emprego não é algo necessariamente mau, desde que a pessoa seja produtiva. Os países nórdicos têm empregos, com horários para entrar e horários para sair para aproveitar a vida, e ainda assim são bastante produtivos.
    Deve existir um equilíbrio entre as diversas valências da vida, caso contrário ou se detetora a saúde física ou a mental. A filosofia de trabalho dos EUA de entrar as 8 e sair à meia noite, não obrigado.
  2.  # 422

Colocado por: N Miguel OliveiraVeja lá quantos europeus estão nos USA e quantos americanos estão na Europa. É anedótico.
    Porque não está nos EUA então? tb me pode perguntar porque continuo aqui, mas já me adiantei e respondi, por isso...

Pondo tudo na balança, mantenho a opinião.

Colocado por: N Miguel OliveiraPede sempre um país que valorize os trabalhadores qualificados, acha que se ganha mal, que está tudo caro demais, que os estrangeiros só prejudicam, que produzimos pouco, que não temos ferramentas, que o Estado este e aquele... mas depois não aceita comparar-se com nenhum país onde isso acontece de modo diferente.
    Por comprar com países que estão no mesmo contexto que Portugal é que eu consigo ter a perceção que podiamos estar melhor do que o que estamos.
  3.  # 423

Colocado por: luisvv
    Bla bla bla.
    Realmente é blá, blá. Imagino que os lucros reportados vieram com a chuva da tempestade Daniel.
  4.  # 424

Colocado por: HAL_9000
    O N Miguel Oliveira vê oportunidades em todo o lado, o problema é que parte das oportunidades que vê, depois não têm depois tradução prática numa melhoria da qualidade de vida no país.

Correção, eu vejo-as e vejo o que significam na prática no país onde essas medidas são tomadas. Não é em filmes nem coisas que li na net, e muito menos em preconceitos sobre este ou aquele país.

Acho extraordinário que em certos países se valorize quem se esforça, independentemente se é doutor ou não, se é nacional ou estrangeiro. E noutros se valorize o rame rame como diz, se queixem muito, mas não mudem de actitude na hora da verdade.

Vejo que em Portugal posso ser estagiário por 5 ou 6 anos, e noutros, possa saltar de emprego cada ano, com incremento brutal de salário. Nuns perpectua a inércia, noutros valoriza quem arrisca, e antes de se crucificar quem falha, respeita-se primeiro a coragem de quem apostou mal.

Nuns, o cidadão comum acha melhor ser-se assalariado, e noutros é incentivado a abrir negócio e a participar concorrencialmente no mercado...

Mas como diz, não podemos todos gostar de amarelo.
  5.  # 425

Colocado por: luisvvNão sei se é do meu lado, mas parece-me estar a ouvir música de violino.
    Estou a ouvir estou. Você tem jeito. Andou no conservatório?
    • AMG1
    • 12 setembro 2022

# 426

Tem piada ter citado apenas uma parte. Aquela que respeita as profissoes menos qualificadas e/ou procuradas no mercado de trabalho.
    Não é por acaso que os EUA conseguem ser um país mais desigual do que Portugal, apesar de toda a riqueza que produzem e exatamente porque quem esta nos patamares mais baixos da escala social nao tem forma de se defender das agruras dessa impiedosa desregulação.
    De qualquer modo e muito injusto comparar Portugal os EUA, seja no que for, mas se essa comparação for com qualquer pais europeu com outro PIB "per capita" vera que todos os indicadores dedesenvolvimento sao melhores na europa do que nos USA.

Quanto a diferença entre trabalho e emprego, se for so semântica nao tem qualquer relevância se for mais do isso então julgo que esta enterrar toda a evolução ocorrida no mundo do trabalho desde o final do seculo XIX.

Essa ideia de que trabalho com direitos e igual a mendriagem é um bom argumento, pena qie normalmente esteja logo antes de culpar os estrangeiros...

Veja qual o nivel de desenvolvimento huma das sociedades nordicas, onde no seu entender só deverá existir emprego (em vez de trabalho) e compare com os USA e vera a diferenca que faz, na vida de todos, ter um mercado de trabalho altamente regulado em vez da selva.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  6.  # 427

Colocado por: N Miguel OliveiraCorreção, eu vejo-as e vejo o que significam na prática no país onde essas medidas são tomadas. Não é em filmes nem coisas que li na net, e muito menos em preconceitos sobre este ou aquele país.
    Se viu, volto a perguntar, porque voltou a Portugal?

Alguém com a sua filosofia de vida, acredito genuinamente que se safaria muito melhor nos EUA que cá por exemplo.

Na génese não discordo do que diz, mas o N Miguel Oliveira pretende uma total desregulação do mercado, e eu acho que o caminho não pode ser por aí.
    Quanto a valorizar que se esforça, vá por essa estrada fora e veja quantos trabalhadores se esforçam nos campos, mas a sério, para manterem o mesmo ordenado anos a fio. As teorias do mercado desregulado não se aplicam sempre by the book, porque existe todo um contexto social e cultural que o limita.

Quanto ao julgar os EUA por livros e filmes, eu admiti-o de inicio. Mas mesmo tendo estado lá, teria de ter vivido e trabalhado em todos os estados para falar com real conhecimento de causa. Nós julgamos sempre com base em conhecimentos adquiridos nas mais diversas fontes, desde as mais reais, ás mais teóricas. Admito já que posso estar a julgar mal, não tenho qualquer preconceito, simplesmente não me atrai.

Mas eu paro a argumentação por aqui. Gosto de trocar ideias consigo, mas vamos sempre discordar mais que concordar, porque temos visões distintas do mundo, fruto das experiências, das vivências, das convicções.
    Depois eu digo 10, e o Miguel extrapola para 100 (tipo dizer que sou contra a emigração, pode reler tudo o que eu escrevi, não vai ver essa afirmação).

Mas numa coisa concordamos, é preciso mudar a nossa maneira de gerir a economia.
  7.  # 428

Colocado por: HAL_9000Deve existir um equilíbrio entre as diversas valências da vida, caso contrário ou se detetora a saúde física ou a mental. A filosofia de trabalho dos EUA de entrar as 8 e sair à meia noite, não obrigado.

Não, a filosofia não é de a de trabalhar mais, mas a de trabalhar melhor no mesmo tempo.
    Isso do sair depois da hora é muito mais comum em Portugal que noutro país que conheça.
  8.  # 429

Colocado por: HAL_9000Mas numa coisa concordamos, é preciso mudar a nossa maneira de gerir a economia.

Sim, nisso estamos de acordo.
    E parece-me de todo pertinente replicar/evitar opções que vimos terem sido tomadas por outras sociedades (mais avançadas).
    Há vantagens e desvantagens em qualquer decisão. Infelizmente vejo que em Portugal se tomam decisões por "exclusão de partes", não que o ache mau às vezes, mas em Portugal parece ser sempre assim... passamos demasiado tempo a analisar os problemas. Reagimos muito mais do que Agimos.
  9.  # 430

Colocado por: AMG1Veja qual o nivel de desenvolvimento huma das sociedades nordicas, onde no seu entender só deverá existir emprego (em vez de trabalho) e compare com os USA e vera a diferenca que faz, na vida de todos, ter um mercado de trabalho altamente regulado em vez da selva.

Pois, dos nórdicos não sei... mas vi bastantes semelhanças entre suíços e americanos por exemplo, quando comparados com Portugal ou Espanha no modo como encaram o mercado e o modo de trabalhar.
    • AMG1
    • 12 setembro 2022

# 431

Caro
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  10.  # 432

Colocado por: HAL_9000Veja qual o nivel de desenvolvimento huma das sociedades nordicas, onde no seu entender só deverá existir emprego (em vez de trabalho) e compare com os USA e vera a diferenca que faz, na vida de todos, ter um mercado de trabalho altamente regulado em vez da selva.

Pelo resultado das eleições este domingo os suecos parecem muito felizes com o actual regime,,,
  11.  # 433

Colocado por: HAL_9000Se viu, volto a perguntar, porque voltou a Portugal?

Aí está o cerne da questão. Tenho muita dificuldade em definir em que país vivo. Acho que a fronteira é apenas uma linha, e o mercado é global. Portugal é apenas o sítio onde nasci, cresci e pago impostos. Nada me impede de saltar a linha e ver além. Acho que isso é a coisa mais bonita da Europa Central por exemplo, e é o espirito que moldou a união europeia e livre circulação, ou a relação entre estados num país federal como USA, etc. O intercâmbio tem muitas virtudes, sobretudo se nos focarmos nas coisas boas.
    • AMG1
    • 12 setembro 2022

# 434

Há uma coisa que certamente nao viu foi os americanos a terem o mesmo ni el de proteção social que os suíços.
    O mercado e importante e quanto mais abertos e transparentes melhor cumprem a sua função instrumental: criar riqueza.
    O que me parece que pretende dizer, como muito dos liberais portugueses, e que nao sao os mercados que devem ser instrumentais para a sociedade, mas o inverso, ou seja a sociedade deve estar organizada em função dos mercados. Meu caro isso nem nos USA.
    Aconselho vivamente que veja a realidade nórdica. Sociedades com mercados altamente regulados, bons niveis de proteção social e apesar destes "pecados" continuam a ter taxas de crescimento comparaveis, ou mesmo melhores do que os USA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  12.  # 435

Colocado por: CarvaiPelo resultado das eleições este domingo os suecos parecem muito felizes com o actual regime,,
    Pois as tantas, também me espantei
  13.  # 436

Colocado por: HAL_9000Alguém com a sua filosofia de vida, acredito genuinamente que se safaria muito melhor nos EUA que cá por exemplo.

Por coincidência, é precisamente donde lhe escrevo este texto, ao lado duma piscina e uns coqueiros :)
    Por vezes é muito melhor ver o filme ao vivo, e tentar chegar a algumas conclusões. Terão muitos defeitos e problemas certamente, e como bem disse, são territórios muito bastos e não é igual em todo o lado. Do mesmo modo que não podemos achar que a vida é igual em Lisboa ou em Bragança, ou assumir que um país é melhor que outro. Apenas me refiro ao sentimento e valorização no trabalho ou na vida com uma ou outra atitude, sem ver tanto os problemas mas mais as oportunidades.
  14.  # 437

Colocado por: N Miguel OliveiraO intercâmbio tem muitas virtudes, sobretudo se nos focarmos nas coisas boas.
    De acordo

Colocado por: N Miguel OliveiraAcho que a fronteira é apenas uma linha, e o mercado é global.

Colocado por: N Miguel OliveiraNada me impede de saltar a linha e ver além.
    Também de acordo.

Mas era porreiro porreiro, era o nível de vida aqui ser semelhante que na Alemanha, na suécia ou na Grécia. Assim eramos uma verdadeira comunidade Europeia. Até ver continuamos a andar a velocidades distintas Apesar de eu poder sair amanha e exercer a minha profissão em qq parte da Europa, a verdade é que prefiro exercê-la cá mas idealmente em condições mais condizentes com a dedicação que coloco no que faço. É só isto.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  15.  # 438

Colocado por: HAL_9000não pode ficar grávida, não pode ir de férias

Atendendo aos 34.75% do salário que são descontados para SS, estas duas contrapartidas são algo parcas.
    Em cada 12 salários, paga à SS o equivalente a 4.2 salários.
    Os benefícios que refere representam 2 salários por ano (e taxados!) e 4 salários de parentalidade.

Baixas médicas, reforma e desemprego serão muito mais pesados. Mas também levam um imenso corte quando é para receber.

Colocado por: HAL_9000Se a morte de facto resultou do transporte, os médicos admitiriam? Também acho que não.

Esta acusação é muito grave e duvido seriamente que assim seja. Em que se baseia?
  16.  # 439

Colocado por: N Miguel OliveiraPor coincidência, é precisamente donde lhe escrevo este texto, ao lado duma piscina e uns coqueiros :)
    Por vezes é muito melhor ver o filme ao vivo, e tentar chegar a algumas conclusões.
    Apesar da visão ser agradável, acredite que não a invejo minimamente.
    Preferia estar numa piscina junto a uns chaparros no Alentejo.

Por livros e filmes, documentários e conversas com amigos que aí trabalham, nunca vou ter a visão global do que são os EUA, mas o que conheço chega para criar uma opinião, que apesar de naturalmente enviesada me é bastante para preferir a europa.
    Contudo irei com a minha esposa aos EUA fazer a viagem da moda (route 66) porque aí de facto temos curiosidade. Quanto ao resto deixo para os amantes do mercado desregulado que não me atrai minimamente.

Boas férias se for o caso. Se for trabalho, ainda melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  17.  # 440

Colocado por: AMG1Aconselho vivamente que veja a realidade nórdica. Sociedades com mercados altamente regulados, bons niveis de proteção social e apesar destes "pecados" continuam a ter taxas de crescimento comparaveis, ou mesmo melhores do que os USA.

Acredito que sim. Não tenho razão para criticar o que não conheço. Obrigado pela dica.

0.1266 seg. NEW