Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 861

A verdade é que com o argumento da contaminação sistêmica todos os bancos com gestão danosa ou incompetente, com destaque para o BES, teem sido resgatados.

Portanto com o tal medo da contaminação sistêmica os banqueiros sabem que, ao contrário dos gestores das outras empresas, podem abandalhar e asneirar...

Tal como os políticos desta iiia república
    sabem que se podem portar mal, sejam eles de esquerda ou direita, porque sabem que os militares se for preciso já não os podem meter na ordem, dada a integração na UE ( esta aliás foi , declarada pelo próprio, a razão do Dr. Soares ter avançado com a adesão )

Colocado por: AMG1Acho que continuamos a laborar no passado pré 2012. Até aí os bancos podiam endividar-se a vontade para emprestarem sos clientes e faziam-no nalgund casos sem limite. Noutros nao ficavam com os creditos no balanço porque os vendiam mal os contrataram. Isso fazia com que o racio de transformação dos activos em passivos (capitais proprios+depositos vs credito) fosse nalguns casos estratosferico. Ora hoje nada disto e possivel, pode nao parecer, mas muito mudou na regulamentação bancária na sequencia da ultima crise. Os vicios de gestão e infelizmente a fraca exigência dos clientes é que nao.
  2.  # 862

E a resolução do BES e as injecções no novo banco pelo fundo resolução já davam para fazer uma data de hospitais e aeroportos..
  3.  # 863

Colocado por: CL1990

Não é preciso pesquisar muito para ver vários artigos de opinião do início de 2022 a falar nisso.

Não leio jornais.
    • MOC
    • 22 setembro 2022

# 864

Colocado por: Carvai
    É assim, no BCP e CGD o que pagam não cobre as despesas bancárias.
    No Eurobic continuam entre 0,5 e 0,8 mas não pago despesas.
    Os Certificados de Aforro andam entre os 1,2 e 1,5. Já tive uns Certificados de divida publica que deram emtre 3 a 5 porque estavam indexados ao PIB, mas já não existem.
    Os PPR as seguradoras já mos devolveram sem eu pedir.
    As rendas de casa têm dado entre 3 e 5 limpos mas com muitas cautelas.

Os certificados de aforro, subscritos no mês que vem, já devem dar 2% por trimestre.
    • AMG1
    • 22 setembro 2022

# 865

Ja estamos mesmo muito fora do topico, que sao as tx de juro. Por isso vou limitar a minha réplica:
    1. O problema do resgate bancário de 2012 ainda dia sera muito bem explicado, para mim ele só foi necessário porque os condicionalismos que impuseram aos bancos levou a que fossem necessarios. Haveremos de perceber, um dia, se esses condicionalismos se justificavam. O que se passou de seguida parece indicar que foi uma completa tontisse que prejudicou muito a maioria dos bancos, os seus acionistas e os clientes. Se virmos bem, uma vez pagos os empréstimos o que ficou foi uma enorme transferencia de valor dumas mãos para outras. Tera sido tudo inocente e fruto do acaso? Por mim já tenho idade para saber que nada disto acontece pr acaso.

2. Caso BES/NB claro que nada do que disse acima se refere a este enorme crime financeiro que foi perpetado ao longo de anos, mesmo nas barbas das autoridades responsaveis que nao viram porque nao quiseram ver. Sempre é mais comodo fechar os olhos, e esperar que rebente nas mãos de outro. Os sinais estavam aí todos e as chamadas de atenção, até publicas, também.

3. Quanto aos "militares a porem politicos na ordem", muito sinceramente nao é a minha praia. Mas ja agora sempre digo alguma coisa a partir da minha experiencia de militar do SMO cumprido há mais de 40 anos: se entre estes dois grupos alguém precisa ser posto na ordem, nao me parece que sejam os politicos. Esses podemos ser nós a por na ordem, pelo menos uma vez a cada 4 anos e por mim está ótimo. Ninguém melhor do que eleitores para saber quem deve ou nao ser posto na ordem.
    Os militares tem a sua função definida na constituição e nao é colocarem politicos na ordem.

L

Como ja devem ter percebi
    Concordam com este comentário: Carvai
    • AMVP
    • 23 setembro 2022

# 866

Colocado por: N Miguel OliveiraO Estado e a burocracia deviam deixar de ser uma pedra no sapato para as empresas

No geral tenho concordado com as suas observacoes aqui no fórum, mas desta vez nao :)
    É necessario entender para que foi criada a burocracia, para que nao andemos sempre numa frase feita que nos conduz sempre a coisas ainda piores.
    A burocracia na administracao publica foi criada para defender os cidadaos de uma posicao dominante, o apelidado estado. Para que os cidadaos perante circunstancias iguais obtenham sempre o mesmo resultado. Esta é a boa burocracia é na minha opiniao nao a deveriamos combater.
    Coisa diferente é a burocracia na pratica. Ha burocracia criada exatamente para que a administracao nao tenha que tomar qualquer posicao, para que as pessoas desist am, are antes de tentarem, a burocracia para baralhar tudo e a burocracia resultante de terem ligado o complicometro.
    Ha o tempo demasiado longo para se tratar da burocracia.
    Por ultimo, nao menos importante, se as pessoas tem iliteracia financeira ainda mais tem nas materias relacionadas com a administracao publica
  4.  # 867

Colocado por: AMVPA burocracia na administracao publica foi criada para defender os cidadaos de uma posicao dominante, o apelidado estado. Para que os cidadaos perante circunstancias iguais obtenham sempre o mesmo resultado.

Acho que está a confundir burocracia com legislação. Parece-me de todo positivo que exista, e que como bem está, se refira a situações genéricas, permitindo que depois que se possa encontrar o mesmo resultado na mesma situação. Uma coisa bem diferente, é perder-se o foco do que realmente importa, estando mais preocupados em reunir papeis que a contribuir para um melhor resultado.

Na minha opinião, o Estado já tem uma coisa bem estruturada, a legislação, o que lhe falta é garantir que esta é posta em prática. Eu dava de barato que no urbanismo por exemplo, nem houvessem licenciamentos prévios à obra, e que todos os funcionários municipais fossem fiscais com poder para mandar abaixo o que estivesse mal. (situação algo caricatura, só para passar o meu ponto)...

Como está, uma empresa que queira estabelecer-se em Portugal só vê problemas, atrasos, miudezas e pedrinhas que arrastam os processos.

10 anos para um tribunal chegar a uma decisão?
    Um estrangeiro residente que peça a nacionalidade aos serviços espera em média mais de 2 anos para que lhe chegue o cc. Acha normal?
    Meses e meses em lista de espera para ser operado?
    O Carlos Moedas ainda há dias disse que havia 3000 licenciamentos para responder no urbanismo em Lisboa.
    Que trabalho dá a uma câmara analisar um proj. de licenciamento duma casa?
    Como justifica pagar 1000, 2000, 4000€ em taxas dum licenciamento?
    Burocracia é um projectista perder 70% do tempo dum projecto a preencher papeis (e fazer de informático), em vez de focar-se mais na parte de fazer Arquitectura/Engenharia. Paradoxalmente não há ficais, vejo tanta obra ilegal, não declarada... não há fiscais. Leva-me a pensar: "então para quê este trabalho todo?" Se o vizinho não se chateou com nada. Se ninguém o denunciar, a câmara não faz nada. É essa a justiça?
    Quando vou ao médico de família sinto o mesmo. Parece que a maior parte do tempo, o profissional está é ali a batalhar com o computador em vez de olhar por mim ou focar-se no paciente.

Depois, a questão com o Estado, em momentos de aperto, o único sinal de apoio que dá é ao proletariado. Afinal as empresas não votam, certo? Será que só sou eu que vejo a constante tomada de posição num "nós" contra "eles"?
    Baixar IRC? Nunca na vida...

Acha isso normal?
  5.  # 868

Colocado por: N Miguel OliveiraBaixar IRC? Nunca na vida...

Nem de propósito, se a informação for verdadeira:
    (página Mais Liberdade)
      IRC.jpg
    • AMVP
    • 23 setembro 2022

# 869

Colocado por: N Miguel OliveiraAcho que está a confundir burocracia com legislação.

Nao estou nao. Pode pesquisar sobre o tema, se pretender é claro, mas garanto-lhe que nao estou a confundir-me.
  6.  # 870

Colocado por: AMVPNao estou nao. Pode pesquisar sobre o tema, se pretender é claro, mas garanto-lhe que nao estou a confundir-me.
    OK. Acho que já me basta a burocracia que vejo no Urbanismo, onde por vezes tem tantas regras para instruir um processo, como legislação relacionada com a obra em si (distâncias, áreas, índices, etc). Não me parece que seja muito diferente do resto, quando para pedir uma coisa precisa dum papel A, para ter o B, para ter o C, quase sempre com informação repetida, como que se fosse muito difícil as Finanças/Conservatória/Seg. Social/SNS/etc, etc partilharem informação... Vê-se quem se candidata a algum apoio estatal. Ou em coisas simples, como "meter luz ou água em casa". Muito tempo perdido. Vejo as coisas funcionarem de modo mais simples e rápido fora, sem que isso traga algum tipo de injustiça. Em PT é cansativo, desvia o foco do que realmente interessa, parte do tempo que se poderia usar para produzir é usado apenas para justificar o abusado tamanho do Estado em certas coisas.
  7.  # 871

https://valueofstocks.com/2022/09/16/the-biggest-housing-bubble-in-europe-is-about-to-burst/
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  8.  # 872

Hum
    Artigo muito interessante.
    Obrigado
    Concordam com este comentário: lardocelar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lardocelar
  9.  # 873

O artigo não é mau, mas como é adivinhatório há que ponderar..

Como é que eles podem escrever assertiva mente que pt será o primeiro país europeu a rebentar a bolha imobiliária , quando a procura continua em alta não obstante algum arrefecimento pelo encarecimento do Crefito habitação?

Pois se já está até anunciado pelo Costa um apoio aos créditos habitação...

Aliás o novo imposto que já se tenta andar a impingir á opinião pública, o saque que é o imposto de selo às transferências bancárias, tem que financiar isto e muito mais (incluindo os sucessivos pacotes de ajudas de 15 milhões á comunicação so(u)cial, que é para convencer aqueles que ainda duvidam que vivemos numa democracia de fachada e não numa.. ditadura).
  10.  # 874

Colocado por: carlosj39O artigo não é mau, mas como é adivinhatório há que ponderar..

Como é que eles podem escrever assertiva mente que pt será o primeiro país europeu a rebentar a bolha imobiliária , quando a procura continua em alta não obstante algum arrefecimento pelo encarecimento do Crefito habitação?

Pois se já está até anunciado pelo Costa um apoio aos créditos habitação...

Aliás o novo imposto que já se tenta andar a impingir á opinião pública, o saque que é o imposto de selo às transferências bancárias, tem que financiar isto e muito mais (incluindo os sucessivos pacotes de ajudas de 15 milhões á comunicação so(u)cial, que é para convencer aqueles que ainda duvidam que vivemos numa democracia de fachada e não numa.. ditadura).

O artigo é isso mesmo... um artigo. :)

Não pode negar contudo que a análise feita e os dados apresentados são factuais.

Claro que podemos discutir as nossas intepretações sobre os dados e, consequentemente, sobre se existe bolha, se ela vai rebentar e quando.

Ainda assim os dados lá reunidos, em bom português, o que deviam dizer ao "comum mortal" é que algo não está bem no mercado imobiliário português.

Eu continuo a ver casais que não ganham 2K€ líquidos por mês a almejar o "novo normal" que são apartamentos a >=200K€...
  11.  # 875

Colocado por: lardocelarEu continuo a ver casais que não ganham 2K€ líquidos por mês a almejar o "novo normal" que são apartamentos a >=200K€...
    Só por curiosidade, no seu entender têm alternativas?
    - Eu por exemplo optei por vir morar para um local em que demoro 1:30h de transportes até ao trabalho, para comprar algo dentro do que eu queria pagar. Mas sei que isso é impensável para a grande parte das pessoas (ha dias um forista dizia que 27 min de transporte não era qualidade de vida, o que diria de 90 :)).

Por isso pergunto, para manter o mínimo de qualidade de vida, a nossa conjuntura salarial vs preço da habitação deixa alternativas a esses casais que fala?
  12.  # 876

Colocado por: HAL_9000Só por curiosidade, no seu entender têm alternativas?
    - Eu por exemplo optei por vir morar para um local em que demoro 1:30h de transportes até ao trabalho, para comprar algo dentro do que eu queria pagar. Mas sei que isso é impensável para a grande parte das pessoas (ha dias um forista dizia que 27 min de transporte não era qualidade de vida, o que diria de 90 :)).

Por isso pergunto, para manter o mínimo de qualidade de vida, a nossa conjuntura salarial vs preço da habitação deixa alternativas a esses casais que fala?

Eu diria que a primeira grande alternativa era as pessoas terem juízo :).

O facto de o dinheiro ter estado barato até ao dia de hoje levou muita gente a embarcar em investimentos cada vez mais altos.

Mas note que os bancos não apontam armas a ninguém e, por isso, a culpa de tudo isto é do comum comprador.

Se eu hoje compraria ao "novo normal" ? Nunca na vida.

Alternativas: procurar muito, chatear muitas imobiliárias e proprietários e, um dia, aparece um imóvel a um preço interessante.

Dá muito trabalho mas é possível. Mesmo nos dias de hoje.

Como é evidente quanto maior for o leque geográfico onde aceitamos procurar, melhor.
  13.  # 877

Colocado por: lardocelar

Eu diria que a primeira grande alternativa era as pessoas terem juízo :).

O facto de o dinheiro ter estado barato até ao dia de hoje levou muita gente a embarcar em investimentos cada vez mais altos.

Mas note que os bancos não apontam armas a ninguém e, por isso, a culpa de tudo isto é do comum comprador.

Se eu hoje compraria ao "novo normal" ? Nunca na vida.

Alternativas: procurar muito, chatear muitas imobiliárias e proprietários e, um dia, aparece um imóvel a um preço interessante.

Dá muito trabalho mas é possível. Mesmo nos dias de hoje.

Como é evidente quanto maior for o leque geográfico onde aceitamos procurar, melhor.

E enquanto isso paga 800 euros de renda em vez de 500 euros de prestação?
  14.  # 878

Colocado por: pcspinheiro

Ainda que não seja dirigido a mim, posso falar de mim. Tenho 44 anos, casa paga e dois carros pagos, e os miúdos num colégio privado. Não há segredos: não houve heranças, ninguém me dá nada não roubo a ninguém. No entanto, ao contrário de muitos que conheço e vejo, vivo abaixo das minhas possibilidades. Sim, tenho desde que me doutorei um salário acima da média para Portugal (investigador) e vivi no estrangeiro onde ganhava um pouco melhor (se bem que com impostos mais pesados), mas o que sempre fiz foi ser poupado. Não quer com isto dizer que vivo ou vivi mal, NUNCA! Mas, por exemplo, compramos um carro em 2001 que, apesar dos quase 400.000 km, ainda anda sem dar chatices de maior e mantive-o. Trato eu dele, porque gosto de mecânica e porque poupo rios de dinheiro. Temos outros outro agora, mas sempre que possível meto kms (e areia da praia) no velho.
    Quando voltamos a Portugal com poupanças "jeitosas" não fomos comprar um T4 no centro de Coimbra e, mesmo dando-as de entrada, ainda ficar com um crédito para 20-30 anos; fomos para a periferia, compramos na mesma um apartamento grande, moderno e numa zona tranquila e pagamos logo quase tudo. Sim, demoramos 15-20 min a chegar ao colégio dos miúdos, mas também o demoram outros pais que vivem em zonas posh da cidade... Quando compramos carros novos foram carros que pudemos pagar também, e que consideraram o conforto, segurança, mas também economia. A minha Skoda Superb faz facilmente menos de 4L/100 em nacionais. Se podia ter um BMW série 5 ou Audi A6? Podia, comprava a crédito e ia pagando carro e juros, mas não me interessa carro melhor nem créditos e juros.

Mas também, não fumo, não vou para cafés, não passo a vida a tomar pequeno almoço em pastelarias (como alguns que conheço, que devem ter 1/3 do meu salário ou menos mas não se inibem de lá passar as manhãs, e depois é "ai e tal que não chega para nada"...) não uso roupas caras, etc. Todos os meses vamos a um restaurante, conhecido ou para experimentar, todos os meses visitamos a família no Norte. Vivemos bem, mas em modéstia. Gerimos. E apostamos na educação dos miúdos. Prefiro pagar 700€ de colégio que de empréstimo de casa na cidade ou de carrão.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães,*cc,Ruipsm
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Vítor Magalhães

Portanto, casas, carros, filhos em colegios privados, mas vives abaixo das possibilidades.

Amigo, o teu truque é simples: é ganhares acima da media, não é seres especialmente poupado.

Quanto menos uma pessoa ganha, mais tem de sacrificar para conseguir poupar. Pelo estilo de vida que levas, não parece que faças grandes sacrificios para conseguires viver abaixo das tuas possiblidades.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  15.  # 879

Colocado por: Jose_BM

E enquanto isso paga 800 euros de renda em vez de 500 euros de prestação?

Enquanto isso você planeia a sua vida.
    Enquanto isso você procura formar-se e investir em si.
    Enquanto isso você educa-se financeiramente.

A não ser que me diga que já nascemos aos 30 anos, casados e com 2 filhos e retiro tudo o que disse.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  16.  # 880

Colocado por: ferreiraj125

Portanto, casas, carros, filhos em colegios privados, mas vives abaixo das possibilidades.

Amigo, o teu truque é simples: é ganhares acima da media, não é seres especialmente poupado.

Quanto menos uma pessoa ganha, mais tem de sacrificar para conseguir poupar. Pelo estilo de vida que levas, não parece que faças grandes sacrificios para conseguires viver abaixo das tuas possiblidades.

É "simples" ganhar bem não é ?

Nem sei porque nos queixamos do preço dos bens :)

0.2676 seg. NEW