Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos,

    Procuro alguém que me saiba esclarecer sobre mais valias.
    Ja procurei contabilista e estou à espera de alguns contactos mas como é Agosto está dificil de obter ajuda de alguém.

    Passo a explicar:

    Comprei um terreno em 2017 por 45.000 euros, fiz obra (tudo legal com ordem da camara) mas não a conclui ficou obra em cima com paredes e tudo mas sem acabamentos.
    Como a obra deu mais dor de cabeça que eu possa por aqui explicar acabei por vender a mesma por 100.000 e fiquei de prejuízo.
    A pergunta é vou ter de pagar mais valias?
    Eu gastei no total só em obra 110.000 euros mais os 45.000 da compra. Tenho faturas todas que resultaram no preço de venda (e que dava até para ter vendido por muito mais). Posso declarar toda a obra que fiz e que resultou na melhoria de valor do terreno?

    Obrigado a todos!
  2.  # 2

    Segundo o artigo 51 (https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/Pages/irs51.aspx), penso que poderá usar as faturas para abater nas mais-valias, mas poderá ter de debater-se com as finanças em como as obras foram de facto valorizações.
    Nas faturas penso que também é importante conterem a morada do imóvel onde foram efetuados os trabalhos, etc., no entanto, o melhor acho que é falar com as finanças o quanto antes (idealmente devia ter falado antes da venda).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nandesantunes
  3.  # 3

    Muito obrigado pela sua ajuda.

    Entretanto consegui falar com alguém especializado na área e com referencia no que toca a mais valias, com quem acabei a chamada à coisa de minutos.

    De facto posso utilizar todos os gastos desde que o terreno vendido seja para construção e identificado como tal na caderneta predial (que de facto era), assim como as faturas indicarem o local de descarga ou morada para serem consideradas. Todas têm a morada e numero fiscal correto.

    Portanto caso as finanças queiram averiguar terei em minha posse todos os gastos que tive com o terreno, com o meu nome, morada da obra e todos os documentos que resultaram na venda do mesmo.
    Penso que posso portanto dormir descansado.

    Mais uma vez muito obrigado e fica aqui a resposta caso alguém tenha a mesma duvida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui.fern
 
0.0053 seg. NEW