Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou a construir uma moradia com piso radiante, embora não estivesse previsto inicialmente, estou a ver se é possível colocar piso radiante por baixo da base de duche, que será embutida no pavimento. O problema principal parece-me ser a pouca altura de betonilha com que irá ficar.

    No geral, o pavimento do WC tem 90mm "reservados" para piso radiante + cerâmica:
    - 72mm piso radiante (32mm placa + 40mm betonilha acima dos tubos) + ~7mm para aplicar Ditra25 + 10mm cerâmica

    Na zona da base de duche, tendo a base 28mm e ficando embutida, tenho que reduzir a altura da betonilha, e fica:
    - 55mm piso radiante (32mm placa + 23mm betonilha acima dos tubos) + ~7mm para aplicar Ditra25 + 28mm base

    No geral será colocado a betonilha auto-nivelante Fassa SA 500, penso que os 40mm sejam mais que suficientes, mas na base de duche não posso aplicar esta betonilha pois supostamente a espessura mínima da mesma são 30mm.

    Gostaria de saber se alguém conhece uma solução (ou eventualmente outra betonilha) que possa ser aplicada no enchimento da zona da base de duche, ou se acham de todo impossível ter apenas os 23mm de betonilha. É uma zona que terá menos densidade de tubos do que o restante pavimento (passo mais reduzido), mas ainda assim queria evitar problemas ao não ter a espessura necessária.

    Obrigado
  2.  # 2

    porque é que ao invés da base não aplica uma simples grelha própria de escoamento tipo Kerdiline Vario?

    sendo uma betonilha liquida de base cimentícia não se esqueça das obrigatórias juntas de fracionamento
  3.  # 3

    Durante muito tempo estivemos na dúvida entre base ou pavimento de cerâmica, acabamos por optar pela base porque:
    - a base de resina parece-nos mais confortável ao toque do que cerâmica
    - a base evita também as juntas entre cerâmicas no pavimento do duche, que com o tempo provavelmente iam escurecer
    - o empreiteiro tem pouca experiência a instalar duches de pavimento (sistemas geberit/schluter), e não pretendo correr riscos numa zona tão sensível a problemas de infiltrações
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  4.  # 4

    Pois mas assim tem um problema sem solução

    Os: os sistemas de membrana são mais simples de aplicar que outras soluções de impermeabilização de base cimenticia ainda que me parece que não previram qualquer impermeabilização da zona do duche
  5.  # 5

    Colocado por: joaocpsantosDurante muito tempo estivemos na dúvida entre base ou pavimento de cerâmica, acabamos por optar pela base porque:
    - a base de resina parece-nos mais confortável ao toque do que cerâmica
    - a base evita também as juntas entre cerâmicas no pavimento do duche, que com o tempo provavelmente iam escurecer
    - o empreiteiro tem pouca experiência a instalar duches de pavimento (sistemas geberit/schluter), e não pretendo correr riscos numa zona tão sensível a problemas de infiltrações
    Concordam com este comentário:zemvpferreira


    Se colocar o piso radiante na zona de duche, o primeiro ponto que refere de "confortável ao toque" não se coloca, pois no inverno, a sua base de duche em cerâmica irá estar igualmente aquecida.
    O facto de estar aquecida também interfere com o seu segundo ponto, uma vez que a água irá ser dissipada/seca muito mais rapidamente pois o piso está quente, portanto o escurecimento da junto poderá não ser um problema. Além disso, nessa zona do chão do duche poderá aplicar um betume à base de resina epoxi que praticamente eliminaria em 99,9999% esse problema.
  6.  # 6

    Desculpem-me a frontalidade, mas piso radiante por baixo da base de duche para quê?!
    Ou tomam duche de água fria e, nesse caso, não é a base estar fria que vai incomodar ou tomam de água quente e aí em 2 segundos já a base está quente. Acresce que, se vai ter a casa tão climatizada, a base de duche nunca estará a uma temperatura muito inferior à do resto da casa.
    Não tendo isso sido pensado de início, leva-me a razão a sugerir que fique quietinho e esqueça esse pormenor pouco relevante mas que lhe pode arranjar problemas.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos, mica
 
0.0124 seg. NEW