Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    olá a todos, comprei um apartamento que apenas tem uma lareira, como orçamento para remodelação é bastante apertado, depois de muito estudo tinha optado pelo Ac, mas com o aumento da eletricidade já não sei se será a melhor opção.Gas está fora de questão, pensamos em aquecimento central a pellets, o apartamento é na Guarda(quentinha) e vira a norte, este e oeste. Não tem pré-intalação de nada. Qual é a vossa opinião, preços, compensa o investimento.
    Obrigada,
  2.  # 2

    Recuperador a pellets
  3.  # 3

    Pellets ao preço actual é dos mais caros por enquanto os ac são a solução mais em conta
    Concordam com este comentário: pkasa
    • AMVP
    • 3 setembro 2022

     # 4

    E na guarda nao tem terrenos com lenha, nao me refiro a cidade mas alguma aldeia proxima?
  4.  # 5

    AC para aquecimento é muito limitado... Tenho uma casa de família na Guarda, falo por experiência. Chegamos a sentir a diferença de temperatura numa divisão, entre estar de pé e sentado no sofá.

    Radiadores com bomba de calor não é hopótese? Ou um recuperador a lenha para aquecimento central? Aquecer o ar frio que está no chão (como fazem os radiadores), em vez de aquecer o ar quente que está junto ao tecto (como faz um AC tradicional), faz muita diferença...

    Já para arrefecer o AC é um espectáculo, logicamente (pega no ar quente junto ao tecto e "xuta-o" cá para baixo depois de arrefecido).

    Força nisso, que na Guarda o aquecimento não é luxo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sonya1980
  5.  # 6

    o problema da lenha é que tenho asma e aquele fumo é desencadeante, por isso falei nas pellets que não deitam aquele fumo.
  6.  # 7

    Colocado por: jorgemlflorencioAquecer o ar frio que está no chão (como fazem os radiadores), em vez de aquecer o ar quente que está junto ao tecto (como faz um AC tradicional), faz muita diferença...
    evidentemente que existem muitas opções de ac, o que descreve é exclusivo das unidades de pavimento que estam longe de ser as mais usadas.
    • AMVP
    • 3 setembro 2022

     # 8

    Colocado por: jorgemlflorencioRadiadores com bomba de calor não é hopótese? Ou

    Mas isso na pratica nao é um ac na verao actual? Os ac tb sao bombas de calor e ha ac de chao, claro que funcionam melhor para aquecimento. Mas eu diria que na guarda tb ha necessidade de arrefecimento, embora perceba que como as noites costumam ser frescas se consiga arrefecer a casa.
    • AMVP
    • 3 setembro 2022

     # 9

    Colocado por: sonya1980o problema da lenha é que tenho asma e aquele fumo é desencadeante, por isso falei nas pellets que não deitam aquele fumo.

    Mesmo com recuperador de calor? A lenha cheira sempre mas fumo com um bom recuperador e bem instalado podera nao existir, a nao ser alguns dias em que por questoes climatericas é dificil fazer Fogo.
  7.  # 10

    eu estive a ver as bombas de calor e é preciso um espaço grande para o equipamento (a não ser que tenha visto mal). o apartamento só tem 100m2.
  8.  # 11

    Colocado por: AMVP
    Mas isso na pratica nao é um ac na verao actual? Os ac tb sao bombas de calor e ha ac de chao, claro que funcionam melhor para aquecimento. Mas eu diria que na guarda tb ha necessidade de arrefecimento, embora perceba que como as noites costumam ser frescas se consiga arrefecer a casa.

    Há ac de chao? nao sabia, como funciona isso?
  9.  # 12

    Colocado por: AMVPMas isso na pratica nao é um ac na verao actual?
    não, são muito diferentes pois quer os ac quer os vc de pavimento funcionam em exclusivo pelo principio da convecção enquanto que os radiadores funcionam pelo principio da convecção e da radiação, com exceção do modelo Nexura da Daikin que tambem tem um pequeno painel radiante.

    Colocado por: AMVPac de chao, claro que funcionam melhor para aquecimento
    errado mais uma vez, os ac de pavimento funcionam bem para arrefecimento e muito mal para aquecimento com exceção para os modelos de duplo fluxo: inferior e superior mas somente existem 2 ou 3 modelos com esta solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMVP
  10.  # 13

    Colocado por: sonya1980eu estive a ver as bombas de calor e é preciso um espaço grande para o equipamento (a não ser que tenha visto mal).
    não existe uma solução milagrosa mas existem bombas de calor que têm no exterior uma unidade um pouco maior que um ac grande, mas para colocar isso teria que ter uma instalação funcional de radiadores ou ventiloconvectores, o que poderá ser muito dificil e dispendioso,

    simples, pratico e econômico é o AC apesar de não a solução mais confortável.
  11.  # 14


    errado mais uma vez, os ac de pavimento funcionam bem para arrefecimento e muito mal para aquecimento com exceção para os modelos de duplo fluxo: inferior e superior mas somente existem 2 ou 3 modelos com esta solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AMVP


    Um AC de chão não funciona melhor para aquecimento que um AC de tecto???
  12.  # 15

    Colocado por: jorgemlflorencioUm AC de chão não funciona melhor para aquecimento que um AC de tecto???
    evidentemente que não.
  13.  # 16

    Colocado por: jorgealvesevidentemente que não.


    Evidentemente porquê?
 
0.0201 seg. NEW