Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: HAL_9000O justo é você pagar metade das despesas (ou um pouco mais se ele considerar que o filho é só seu)

Para as contas baterem certo, o namorado devia cobrar renda. Contas são contas.
  2.  # 42

Colocado por: rjmsilvaPara as contas baterem certo, o namorado devia cobrar renda. Contas são contas.
    Atenção que eu não concordo com nada disto, em minha casa não andamos a contar quem investe em quê. Um dia se a coisa correr mal e nos separamos é metade para cada um. O que compramos em solteiros foi tudo registrado em nome de ambos.

Mas dado que o namorado da senhora é tão intransigente, acho mais justo ela pagar metade do que pagar as contas todas (que se deve aproximar do valor da prestação).

Já aqui disseram que ela deva pagar renda, mas sendo namorados...Faz-me confusão cobrar uma renda à minha companheira se ela não tiver a vontade de a querer dar.

No meu primeiro comentário entendi que o companheiro da senhora já tinha a casa totalmente paga, e que até vinha de um anterior relacionamento com filhos...aí seria mais complicado. Estando a pagar a casa, e conseguir não pagar despesas, é um grande negócio ara ele.

Isto das relações é um mundo, e eu já nada digo mais nada para não errar..
    Concordam com este comentário: SofiaPV
    • size
    • 4 setembro 2022 editado

# 43

Colocado por: SofiaPVMeu namorado não quer dividir a casa onde vivemos

Sofia;
    Eu sou do tempo em que na envolvente de uma relação (a sério), genericamente, não se admitia o preconceito da contabilização dos valores monetários. Revertia tudo a crédito do único fundo comum familiar, fosse qual fosse a proveniência, pouco ou muito, de cada um dos parceiros.

Agora, admitindo a moderna modalidade, pretendendo escrutinar os tostões de cada um, eu diria que a sua concreta pretensão faria recair maior vantagem/beneficio para o seu lado, devendo ponderar o seguinte;

. Habitação para 3 pessoas - a cargo dele
    . Alimentação e consumos para 3 pessoas - a seu cargo

Sem rigor dos valores envolvidos, é de admitir que as contas como estão a decorrer, estarão +- equilibradas, uma vez que o valor da alimentação do seu namorado será equivalente ao valor de uma suposta renda a pagar pela sua habitação na casa. A não ser, que ele seja um grande comilão :)
  3.  # 44

Eu sou a favor de fazer uma espécie de divisão justa desde início, até porque se assim for, quando as relações acabam ha mais probabilidades de ficarem com uma boa relação e quem ganha com isso são os filhos.
    Na maior parte dos divórcios que conheço as partilhas é que os colocaram de costas voltadas…
    Sou a favor de uma divisão desde início justa mas não ao cêntimo, uma divisão onde os dois se sintam confortáveis.
    • dc
    • 4 setembro 2022

# 45

Sinceramente se a relação infelizmente correr mal a parte que não tem a casa em seu nome pode ficar desprotegida. A lógica de só ficar em nome dele tendo a mesma sido adquirida no início de morarem juntos e ele não querer alterar parece-me má fé. Seria diferente se ele já tivesse comprado 20 anos antes de se juntarem.
    Concordam com este comentário: SofiaPV
  4.  # 46

Tanta gente vom soluções para a vida dos outros (no caso de ser mesmo verdade) mas se calhar em casa fazem pior.

Agora dando o meu bitaite:
    Quero encontrar uma mulher assim que quer dividir as contas porque as que conheço não querem nem trabalhar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagolourenco20
  5.  # 47

Se algo correr mal acho que tenho de ir para a rua com meu filho não posso ficar esses 5 anos, só se estivesse em união de facto ou casada certo? Acho que não tenho direitos nenhuns? Ou tenho?
  6.  # 48

outra opção é ele alugar essa casa a outra pessoa, e vcs vão viver para uma alugada e dividem as despesas todas 50/50.
  7.  # 49

Colocado por: dcSinceramente se a relação infelizmente correr mal a parte que não tem a casa em seu nome pode ficar desprotegida. A lógica de só ficar em nome dele tendo a mesma sido adquirida no início de morarem juntos e ele não querer alterar parece-me má fé. Seria diferente se ele já tivesse comprado 20 anos antes de se juntarem.
    Concordam com este comentário:SofiaPV

Sim, se a casa já fosse dele há tantos anos não faria sentido eu agora chegar e dizer também queria a casa em meu nome era um abuso da minha parte.
  8.  # 50

Colocado por: DR1982Eu sou a favor de fazer uma espécie de divisão justa desde início,
    Ás vezes não dá. Se um tiver poupanças e outro não? Se um ganhar o dobro do outro?
    Agora deve haver o mínimo de compromisso com os valores gastos, sobretudo antes do casamento. Nem que seja um reconhecimento perante notário que todo o dinheiro, ou x dinheiro; investido aquela data na morada de família pertencia ao elemento X.

Depois no dia a dia, se os salários forem muito dispares não faz sentido dividir equitativamente, se não um dos elementos tem de gastar o dinheiro todo que possui para poder ter o mesmo estilo de vida que o companheiro, que só o faz porque até consegue colocar bastante de lado.
  9.  # 51

Colocado por: nielskyporque as que conheço não querem nem trabalhar.
    Não escolha nenhuma dessas. Está nas suas mãos nielsky, escolher como sua parceira de vida alguém que seja muito mais que uma pessoa por quem sente atração.
    Tem de ser uma pessoa que seja sua companheira de luta, a sua melhor amiga, que tenha as mesmas ambições, e a mesma vontade de lutar por elas.
  10.  # 52

Colocado por: nielskyQuero encontrar uma mulher assim que quer dividir as contas porque as que conheço não querem nem trabalhar.
    procurou ou aceitou a primeira que lhe apareceu á frente?

de certo que foi á que tinha melhor aspecto com a pintura maquilhagem nova sem se preocupar aferir se as bases eram consistentes e bem elaboradas como seja as questões de impermeabilizações, drenagens, instalações tecnicas, etc, etc...
  11.  # 53

Colocado por: nielsky
    Quero encontrar uma mulher assim que quer dividir as contas porque as que conheço não querem nem trabalhar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tiagolourenco20
    Uma mulher que tenha filhos para cuidar, e o resto das tarefas de casa já trabalha coisa que chegue.
  12.  # 54

Colocado por: DR1982Uma mulher que tenha filhos para cuidar, e o resto das tarefas de casa já trabalha coisa que chegue.

Só que hoje em dia os filhos têm que ser cuidados pelos dois, assim como as tarefas de casa.
  13.  # 55

Colocado por: rjmsilva
    Só que hoje em dia os filhos têm que ser cuidados pelos dois, assim como as tarefas de casa.
    Cada casal é que decide como é melhor
  14.  # 56

Colocado por: size

Sofia;
    Eu sou do tempo em que na envolvente de uma relação (a sério), genericamente, não se admitia o preconceito da contabilização dos valores monetários. Revertia tudo a crédito do único fundo comum familiar, fosse qual fosse a proveniência, pouco ou muito, de cada um dos parceiros.

Agora, admitindo a moderna modalidade, pretendendo escrutinar os tostões de cada um, eu diria que a sua concreta pretensão faria recair maior vantagem/beneficio para o seu lado, devendo ponderar o seguinte;

. Habitação para 3 pessoas - a cargo dele
    . Alimentação e consumos para 3 pessoas - a seu cargo

Sem rigor dos valores envolvidos, é de admitir que as contas como estão a decorrer, estarão +- equilibradas, uma vez que o valor da alimentação do seu namorado será equivalente ao valor de uma suposta renda a pagar pela sua habitação na casa. A não ser, que ele seja um grande comilão :)

Isto não faz sentido nenhum. As contas estão equilibradas mas a casa é um Ativo.

Então eu tenho capacidade de comprar casa sozinho, a minha namorada não.
    A minha namorada paga as contas e eu pago a casa. Isso é que era grande negócio.

Já pensei em comprar casa sozinho mas nunca lhe ia cobrar uma renda, e provavelmente, agora não comprava a casa sozinho.
  15.  # 57

Colocado por: jg231

Isto não faz sentido nenhum. As contas estão equilibradas mas a casa é um Ativo.

Então eu tenho capacidade de comprar casa sozinho, a minha namorada não.
    A minha namorada paga as contas e eu pago a casa. Isso é que era grande negócio.

Já pensei em comprar casa sozinho mas nunca lhe ia cobrar uma renda, e provavelmente, agora não comprava a casa sozinho.

É o que se está a passar comigo. Eu pago as despesas todas refeições, roupa, supermercado, comunicações etc e ele paga a casa, mas a casa é só dele e é o que ele quer. e assim com as despesas todas não consigo ter um ativo nem para mim nem com ele.
    • AMVP
    • 4 setembro 2022

# 58

Colocado por: SofiaPV

É o que se está a passar comigo. Eu pago as despesas todas refeições, roupa, supermercado, comunicações etc e ele paga a casa, mas a casa é só dele e é o que ele quer. e assim com as despesas todas não consigo ter um ativo nem para mim nem com ele.

Mas pq nao o deixa e vai a sua vida?
  16.  # 59

Porque estávamos bem na relação até eu propor esta semana a casa para os dois e não estava à espera de um não...agora com o não fiquei congelada e preocupada com o meu futuro e do meu filho menor
  17.  # 60

Colocado por: AMVP
    Mas pq nao o deixa e vai a sua vida?

deixar só por causa de uma casa? de um bem material?...tenho dúvidas

Mas isso agora é outro tipo de forum, acho eu

Para acrescentar o ano passado fizemos IRS separados nem sugeri nada. Tudo bem. Este ano, como continuamos juntos e bem quis fazer com ele e não deixou...nem em união de facto posso estar

0.0282 seg. NEW