Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: carlota74Melhor começar a procurar um espaço para si e seu filho. Se já é assim , o pior ainda estará por vir. Não me leve a mal mas no meu entender essa relação não tem pernas para andar.

Também tenho medo disso Carlota muito medo ao mesmo tempo que esteja a ser usada e estar a perder o meu tempo e dinheiro num investimento que estou a fazer que não está a ser para nada
  2.  # 2

Colocado por: carlota74Melhor começar a procurar um espaço para si e seu filho. Se já é assim , o pior ainda estará por vir. Não me leve a mal mas no meu entender essa relação não tem pernas para andar.

Acha que pode vir pior? isso assusta-me
  3.  # 3

Colocado por: SofiaPV

Também tenho medo disso Carlota muito medo ao mesmo tempo que esteja a ser usada e estar a perder o meu tempo e dinheiro num investimento para proveito dele só
  4.  # 4

Colocado por: SofiaPVNão foram obras grandes só gastei 4000 euros. É isso estou a pensar em fazer, tentar pé de meia para eu ter alguma segurança caso algo corra mal. Obrigada

bem, veja esses 4000€ como um adiantamento do tempo que irá viver "de borla" nessa casa. Faça o pé de meia e siga em frente. um dia de cada vez.
  5.  # 5

6.  # 6

Aliás, eu não consigo fazer pé de meia com a "renda" que pago
  7.  # 7

Colocado por: carlota74Se está equiparado está correto. Você tem um teto pelo qual paga como sendo uma renda. Não vai ter direito á casa.(...)

Vai ter direito sim...

Mas como faço esse pagamento? Transfiro para a conta bancária dele metade da casa? Assim ficaria salvaguardada? Ele vai dizer que é o mesmo eu pagar as contas todas e pronto assim fica certo. Ele paga a casa e eu as despesas, está equiparado mais ou menos.

Sim, na prática é igual, mas actualmente ele pensa que numa separação a casa vai ser só dele (e quer convencê-la disso)... Quando na verdade a Sofia tem direito a uma compensação por este tempo em que o 'sustenta', não se esqueça.

O meu conselho é ir a um advogado e apresentar essas contas (e o contexto da situação). Pergunte-lhe que valor pode exigir por cada mês que passar, num cenário de separação, com essa divisão de despesas. Depois, com essa informação (vinda de uma fonte fiável, que vale mais que o que andamos para aqui a dizer), chega a casa e diz: "tinhas razão, a casa é só tua e eu pago as despesas. Mas se algo te acontecer, ou se nos separarmos, eu vou exigir (a ti ou aos teus herdeiros) X por cada mês em que nos estive a sustentar."

Se ele concordar, é porque está a ser justo. Se não, tenha atenção porque cada um de vós pode estar nessa relação com perspectivas diferentes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaPV
  8.  # 8

Colocado por: jorgemlflorencioO meu conselho é ir a um advogado
    só posso recomendar dar este passo caso pretenda separar-se pois a mera suposição já deixaria qualquer um com a "pulga atrás da orelha",
  9.  # 9

(advogado? no título do tópico é indicado "namorado", portanto não existe um vínculo legal entre os dois, nem sequer fazem IRS juntos.)

é uma situação complicada.
    a solução ideal seria a Sofia comprar também uma casa exclusivamente em seu nome, e fazer a divisão de despesas neste novo contexto. ficavam em situação de igualdade.

mas, se não existe condições para cada um ter a sua própria casa, então claramente o seu namorado é o "gold digger" e está a aproveitar-se. as despesas mensais que o seu namorado suporta (que é o credito habitação) pagam-lhe a casa, é um valor que ele vai sempre ter e ainda pode ganhar mais valias. as despesas mensais que a Sofia suporta são de bens perecíveis necessarios ao dia-a-dia, e quando se separem sai daí sem nada.
    em teoria, o que devia fazer parece fácil: separar-se. no entanto, estas coisas de relações tem muitas emoções e áreas cinzentas à mistura e por isso é que digo que é uma situação complicada. é um problema seu.
    Concordam com este comentário: SofiaPV
  10.  # 10

Colocado por: jorgemlflorencioSim, na prática é igual, mas actualmente ele pensa que numa separação a casa vai ser só dele (e quer convencê-la disso)... Quando na verdade a Sofia tem direito a uma compensação por este tempo em que o 'sustenta', não se esqueça.

O meu conselho é ir a um advogado e apresentar essas contas (e o contexto da situação). Pergunte-lhe que valor pode exigir por cada mês que passar, num cenário de separação, com essa divisão de despesas. Depois, com essa informação (vinda de uma fonte fiável, que vale mais que o que andamos para aqui a dizer), chega a casa e diz: "tinhas razão, a casa é só tua e eu pago as despesas. Mas se algo te acontecer, ou se nos separarmos, eu vou exigir (a ti ou aos teus herdeiros) X por cada mês em que nos estive a sustentar."

as despesas da casa são partilhadas, não é a Sofia que as suporta na totalidade, assim não existe argumentos para dizer que a Sofia sustenta o companheiro.

Colocado por: SofiaPVAliás, eu não consigo fazer pé de meia com a "renda" que pago

mas disse lá atras que tinha proposto pagar o crédito a meias, e que ele é que não aceitou. Então como ia pagar esse crédito a meias?
  11.  # 11

Eu suporto mais do que ele paga do empréstimo da casa. Para pagar crédito a meias tinhamos os dois de redefinir despesas do dia a dia se não era tipo 70% custo para mim e 30% para ele. Mas a solução passa de facto por arranjar casa para minha segurança.
  12.  # 12

Já imaginou se o seu namorado propõe alugar uma casa os 2 já que quer partilhar as despesas. Ele no final aluga essa a outra pessoa, ele fica com o activo a pagar-se a ela própria e você continua exatamente igual.
    Acho primeiro que tudo deve perceber se ambos estão com as mesmas ideias se tem os mesmo objectivos e depois tentarem chegar a uma boa solução para ambos.
  13.  # 13

Relações modernas. Problemas que se devem resolver a dois vêm parar a um fórum público... depois questiona-se o porquê de durarem tão pouco. Família não tem? Pai, mãe, tios, pessoas próximas que tenham experiência de vida. É a esses que deve questionar.

Essa relação tá mais pra lá do que pra cá at this point.
    Concordam com este comentário: Bztracens, JotaP
  14.  # 14

meu objetivo é recolher opinioes sobre justiça e direitos à habitação numa vida a 2
  15.  # 15

Colocado por: desofiapedroRelações modernas. Problemas que se devem resolver a dois vêm parar a um fórum público... depois questiona-se o porquê de durarem tão pouco. Família não tem? Pai, mãe, tios, pessoas próximas que tenham experiência de vida. É a esses que deve questionar.

Essa relação tá mais pra lá do que pra cá at this point.

As vezes esses são os piores...
  16.  # 16

Colocado por: SofiaPVmeu objetivo é recolher opinioes sobre justiça e direitos à habitação numa vida a 2

Se conseguir provar uma vivencia/economia a dois por um periodo de pelo menos 2 anos poderá conseguir alguma coisa.
    Mas como tudo na vida, nada está garantido.
    Se tem dúvidas na relação, define o que pretende e começa do zero sem esperar o que quer que seja de alguém.
    Concordam com este comentário: SofiaPV
  17.  # 17

Colocado por: nielsky
    As vezes esses são os piores...

Verdade, mas de qualquer forma a situação que é... resolve-se a dois. Aposto que o companheiro ficaria furioso se visse isto publicado sobre a relação, eu pelo menos ficaria se o meu namorado o fizesse, preferia mil vezes que houvesse uma conversa franca entre nós, mas pronto, eu e o meu companheiro estamos numa fase de amor e respeito mutuo, pelo que para nós é fácil conversar sobre assuntos mais delicados, quando isso se perde dá nisto.
    Concordam com este comentário: JotaP
  18.  # 18

Colocado por: desofiapedropreferia mil vezes que houvesse uma conversa franca entre nós,

Então, a forista primeiro teve a conversa franca com o namorado. Só depois veio aqui, pedir opinião, dado que o resultado dessa conversa não foi o ela esperava.

Aproveito para salientar que, concorde-se ou não, é ela que está a pedir uma alteração nos termos com que avançaram para irem morar juntos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaPV
  19.  # 19

Colocado por: ricardo.rodrigues
    Então, a forista primeiro teve a conversa franca com o namorado. Só depois veio aqui, pedir opinião, dado que o resultado dessa conversa não foi o ela esperava.

Aproveito para salientar que, concorde-se ou não, é ela que está a pedir uma alteração nos termos com que avançaram para irem morar juntos.

Continua a parecer-me desajustado, mas pronto é a minha opinião e vale o que vale. Não é aqui que vai encontrar uma solução para um problema pessoal e intimo, ninguem aqui conhece nem a OP nem o namorado.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  20.  # 20

Colocado por: ricardo.rodrigues

Estas pessoas agradeceram este comentário:SofiaPV

Sim, primeiro conversei com ele claro. Depois vim pedir opiniões

0.0273 seg. NEW