Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

o melhor é separarem-se já enquanto a coisa for barata.. isto no futuro vai ser uma novela dos diabos nos tribunais. os advogados agradecem.
  2.  # 2

Sofia desculpa mas há uma coisa que acho que ainda não ficou esclarecida, e se ficou peço desculpa por perguntar novamente. Mas ele comprou a casa vocês já estavam juntos é isso? Recorreu a crédito habitação que só ficou no nome dele? Deram uma entrada para a casa? Se sim, quem entrou com o capital próprio?

Não desfazendo toda a situação que acho no mínimo sugeneris não terem falado nisso desde o início, estas coisas são esclarecidas na altura não à posteriori.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Silvia F
  3.  # 3

Colocado por: SofiaPVOlá. Eu e meu companheiro estamos a viver juntos e temos filhos de relacionamentos anteriores. Nós vivemos só com meu filho menor. Entretanto a casa é dele e achei por bem passar a casa também para meu nome uma vez que estou a contribuir financeiramente com todas as despesas do dia a dia mas ele não quer fazer a escritura em nome dos dois com a justificação que é para os filhos dele herdarem e que o meu filho já tem a herança do pai dele. Não acho justa esta situação, devia ser tudo a meias, e faz-me sentir insegura pois não tenho mais nenhuma casa (nem esta). Eu preciso de me sentir segura porque nunca se sabe o dia de amanhã e tenho medo de ficar na rua mais o meu filho. Ele diz que a nossa relação é para sempre e para eu esquecer este assunto e não falar mais nele. Mas não vai ser assim. Como mudar a cabeça dele?

Nada como o forum da casa para resolver estas coisas.

Se não chegam a entendimento numa coisa tão simples o caminho de cada um é mais do que evidente. :)
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  4.  # 4

Se partilha mesa e despesas mensais da casa mesmo sendo ele que tenha comprado a casa inicialmente, vai ter também direito á parte correspondente, visto que ele têm empréstimo a pagar e como vivem juntos, logo ele não tinha esse patrimônio consolidado quando iniciaram a relação, certo que só passado algum tempo, suponho que seja de 2 anos, a relação equipara-se a União de facto, logo tem esse tipo enquadramento jurídico, duas testemunhas são suficientes para atestarem, não necessita de fazer IRS em conjunto, aliás até pessoas casadas podem fazer o IRS em separado.
    Se a casa já fosse dele, ou seja, se ele já a tive toda paga quando iniciaram a relação, isso sim teria um enquadramento diferente, mesmo assim poderia ter alguns direitos, mas esse não é o seu caso.
    Vamos por as coisas assim, imaginem que um casal compra uma casa com recurso a crédito bancário e vão habitá-la, o provável é um dos membros do casal tenham mais recursos financeiro, ou um ordenado mais elevado, e consequentemente pode contribuir mais para as despesas, e se durante algum período um dos membros do casal fique desempregado e temporariamente não possa contribuir, no dia que queiram vender a casa por algum motivo, um dos dois tem mais patrimônio do que o outro?
    Consulte um advogado para que fique bem aconselhada, de certeza que fica mais descansada, podendo gastar melhor as energias em manter a relação sem necessitar de falar mais no assunto.
    NM
  5.  # 5

Você vive numa casa em regime de aluguer que vai pagando de alguma forma. Quando o contrato acabar ele renuncia à renovação y você vai para outra casa.
  6.  # 6

Colocado por: sousalVocê vive numa casa em regime de aluguer que vai pagando de alguma forma. Quando o contrato acabar ele renuncia à renovação y você vai para outra casa.

Só se essa for a vontade dela. mesmo que a relação termine nenhum pode por o outro fora de casa, só se for por livre vontade. Nesta situações mesmo o dito proprietário terá que indemnizar de acordo com os anos em que viveram juntos e partilharam despesa da casa, não é só a prestação que conta.
    O que teria direito seria a contabilização dos anos em que viveram juntos e que ouve pagamento de prestações de amortização ao banco, e esse período vai corresponder a uma percentagem do valor total da casa que seria a dividir por 2.
    Exemplo, foi viver com o namorado, ele já tinha pago 10 anos de amortização, supondo que isso correspondia a 50% do valor da compra da casa e faltava outros 50%, portanto mais 10 anos se fosse um empréstimo a 20 anos, quando a casa estivesse paga, portanto passando mais 10 anos poderia reclamar que tinha direito a metade dos 50% da habitação por simplesmente viveu junto e partilhou algumas despesas, ou seja isso podia corresponder a 25% do valor total da avaliação atual da habitação, claro que caso não exista acordo, terá que pedir os direitos por via judicial, mas muito importante nunca poderá abandonar a habitação para não haver argumentos da outra parte que andou a juntar para outra habitação ou nem sempre viveu casa no período que reclama.
    Concordam com este comentário: JotaP
    • paulos
    • 13 setembro 2022 editado

# 7

Acho que essa relação já era, para estar aqui a escrever o que escreveu se não resolverem isso. Vai ser uma questão de tempo até discutirem sobre isso ou você andar a pensar nisso.
    A meu ver, já que as contas são separadas, deviam ter 1 conta cada um e depois uma conta comum.
    Cada um todos os meses coloca nessa conta comum 300€ ou o que for e todas as despesas da casa saem de lá. Se só ele suporta o crédito como é obvio a casa será dele, se quer ter direito à casa teria de pagar metade da prestação.

Às vezes as pessoas complicam o que é simples e assim se destroem relações que até poderiam funcionar bem.

Eu falo por mim, se estivesse a pagar um casa e arranja-se uma companheira, como é óbvio ela teria de contribuir um pouco com o empréstimo (tal como se fosse uma renda) o resto seria a dividir.

Boa sorte e falem, muitas das vezes as relações acabam porque as pessoas não falam dos problemas e quando o resolvem fazer já está tudo azedo!
  7.  # 8

Já tudo foi dito. Ele quer a casa para os filhos ou para a vossa economia comum? Se a quer para os filhos está na altura de você pensar na sua vida e pedir-lhe metade das despesas correntes, ou partir para outra. E mais não digo. De qualquer das formas não vai ser aqui neste forum que vai conseguir resolver o seu problema.
  8.  # 9

Não se deve comentar apenas o que se acha, nem ingressa aferir a qualidade da relação, isso todos achamos de maneira diferente, são opiniões.
    O que interessa saber é os direitos legais e legítimos para a situação em concreto, este exemplo pode esclarecer muitas outras pessoas que tenham uma situação semelhante.
    Aceito ė que este talvez não seja o forum indicado para estas questões!
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  9.  # 10

Colocado por: Nuno MouraNao se está a comentar o que se acha, nem ingressa aferir a qualidade da relação, isso todos achamos de maneira diferente, são opiniões.
    O que interessa saber é os direitos legais e legítimos para a situação em concreto, este exemplo pode esclarecer muitas outras pessoas que tenham uma situação semelhante.

Direitos legais? Fale-se com um jurista. Pelo que li o senhor está a pagar a casa e a dita está em nome dele. Em caso de problemas (na tal qualidade da relação que não se está a aferir aqui) isto vai ser uma carga de trabalhos.
  10.  # 11

Direitos legais? Fale-se com um jurista. Pelo que li o senhor está a pagar a casa e a dita está em nome dele. Em caso de problemas (na tal qualidade da relação que não se está a aferir aqui) isto vai ser uma carga de trabalhos.

Certo, pode ser ele a pagar a prestação, mas não o tem o patrimônio consolidado da casa quando foram morar juntos, pelo que li a autora participa nas despesas gerais da casa, ou seja, ele também beneficia, a vivencia em conjunto é assim, dá direitos e deveres a ambos, qualquer jurista concorda com isto nesta questão.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    • FFAD
    • 13 setembro 2022

# 12

no meu caso, comprei uma casa sozinho, a minha companheira da altura para comparticipar de alguma forma quando se mudou, pagava as contas da água/luz/meo, etc. não é por isso que lhe dei metade da casa.

mesmo com estas contas, significou numa poupança grande, pois antes pagava a prestação/renda da casa onde estava...
    Concordam com este comentário: Lissa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Apfm
  11.  # 13

Colocado por: SofiaPVEu e meu companheiro estamos a viver juntos e temos filhos de relacionamentos anteriores. Nós vivemos só com meu filho menor. Entretanto a casa é dele e achei por bem passar a casa também para meu nome uma vez que estou a contribuir financeiramente com todas as despesas do dia a dia mas ele não quer fazer a escritura em nome dos dois com a justificação que é para os filhos dele herdarem e que o meu filho já tem a herança do pai dele

E faz ele muito bem que eu também faria o mesmo.
  12.  # 14

Se a casa é dele você tem direito, à morte do seu companheiro, à casa até você morrer.
    Os filhos dele nunca serão deserdados a não ser pelo casamento em regime de comunhão de bens. Assim você tem sempre teto o seus filhos não são herdeiros dele.
  13.  # 15

Colocado por: sousalSe a casa é dele você tem direito, à morte do seu companheiro, à casa até você morrer.
    Os filhos dele nunca serão deserdados a não ser pelo casamento em regime de comunhão de bens. Assim você tem sempre teto o seus filhos não são herdeiros dele.

Deserdados pelo regime de comunhão de bens? Tenha cuidado com o que diz que pode levar ao engano.
  14.  # 16

Colocado por: SofiaPVAs despesas luz comunicações supermercado almoço fora etc tudo eu pago. Acaba por ser parecido o que gastamos os dois, mas eu acho gasto mais um pouco do que o que ele pouquito só. Ele deu entrada para casa sozinho vivemos juntos à ano e meio quando ele comprou a casa. Eu não contribuo para o empréstimo ao banco. Ele está seguro além desta casa está a tratar de comprar outra para a ex mulher e filhos viverem.

Sim, se vivessemos casa alugada tmb me sentiria insegura, nada como termos uma casa nossa.

Deixe ver se entendi bem...
    Ele vai comprar uma casa para a ex-mulher viver com os filhos e você não tem direito a casa e ainda paga as despesas para ele ter mais folga de pagar a casa à outra LoL
    Abra mas é os olhos e siga com a sua vida, isso não é homem que se recomende a ninguém. Na primeira briga ele mete-a a si na rua e mete outra lá em casa a pagar as despesas, para ele continuar a pagar a casa à ex!
    Eu fugia desse relacionamento o mais rápido possível.
    • AMVP
    • 13 setembro 2022

# 17

Colocado por: PauloSuex!
    Eu fugia desse relacionamento o mais rápido possível.

A user nao quer
  15.  # 18

Colocado por: AMVPA user nao quer
    a user está fisgada na casa do namorado.. cheira-lhe a guito
    Concordam com este comentário: SergioGoncs
  16.  # 19

Colocado por: AMVPA user nao quer

Pois... se não quer... então só tem de se sujeitar ao filme dele lol, mas uma coisa é certa, isto vai acabar muito mal.
  17.  # 20

Se quer segurança faça como fazem muitos milhares neste país: ele que lhe arrende a casa com contrato de duração ilimitada e você paga a renda com a metade das despesas que ele devia estar a pagar, ou seja, não vai pagar mais do que já paga. Se se chatear com ele, ele que se f.... durante anos com advogados e tribunais para a despejar, ou então que lhe pague uma indemnização para você sair.

0.0316 seg. NEW